Você está aqui: Página Inicial > Contents > Editais > PRPG lança Edital Nº06/2019 - Prêmio PRPG de Teses e Grande Prêmio Lenilde Duarte de Sá de Teses

O período para inscrição das Teses vai do dia 03 a 17 de setembro de 2019.
publicado: 06/08/2019 04h00, última modificação: 27/11/2019 12h28

A Pró-reitoria de Pós-graduação da Universidade Federal da Paraíba, no uso de suas atribuições, torna público o Edital Nº06/2019 - Prêmio PRPG de Teses e Grande Prêmio Lenilde Duarte de Sá de Teses, prêmio este concedido às melhores teses de doutorado defendidas e aprovadas no ano de 2018 e que está em sua segunda edição. O período para inscrição das Teses vai do dia 03 a 17 de setembro de 2019.

O objetivo do Prêmio PRPG de Teses e Grande Prêmio Lenilde Duarte de Sá de Teses, é reconhecer as teses mais relevantes e que obtiveram maior destaque perante a comunidade acadêmica e científica, defendidas nos Programas de Pós-graduação, visando estimular a excelência na pesquisa científica e tecnológica.

O Prêmio PRPG de Teses e Grande Prêmio Lenilde Duarte de Sá de Teses concederá certificados valorativos aos(às) autores(as) das teses de doutorado selecionadas em cada um dos cursos de pós-graduação da UFPB, considerando cada uma das seguintes grandes áreas do conhecimento:

Para concorrerem ao Prêmio PRPG de Teses e Grande Prêmio Lenilde Duarte de Sá de Teses, as teses deverão obrigatoriamente cumprir cinco critérios mínimos para seleção, a saber: estarem disponíveis na Biblioteca da UFPB; terem sido defendidas no ano anterior à vigência do prêmio; terem sido defendidas na UFPB, mesmo em casos de cotutela ou outras formas de dupla diplomação; terem sido defendidas em Programa de Pós-Graduação que tenha tido, no mínimo, 3 (três) teses de doutorado defendidas no ano anterior à vigência do prêmio.

Segundo a Profa. Dra. Maria Luiza, Pró-reitora de Pós-graduação da UFPB,  o Prêmio PRPG de Teses e Grande Prêmio Lenilde Duarte de Sá de Teses, vêm reconhecer institucionalmente a qualidade da produção científica dentro dos programas de doutorado na UFPB, passando desde os colegiados dos programas até a Pró-reitoria, e visando apoiá-los na difusão de seus trabalhos mais relevantes. Maria Luiza ainda acrescenta que, esta política de valorização das pesquisas não só se desenvolve no âmbito da IES, mas também em âmbito nacional com o Prêmio Capes de Teses.

Para a Profa. Dra. Márcia Fonseca, Coordenadora da Coordenação Geral de Acompanhamento e Avaliação dos Programas e Cursos de Pós-Graduação Stricto e Lato Sensu (CAAPG), estes prêmios são de extrema importância para a criação de ambientes acadêmicos valorizadores e legitimadores de suas produções científicas, além de publicizar para a sociedade pesquisas e conhecimentos de altíssima relevância, sendo que na UFPB são publicadas um total de 2.000 teses de doutorado anualmente.

Para a inscrição no Prêmio, os programas deverão enviar os seguintes documentos à PRPG, por meio de formulário eletrônico para o endereço caapg@prpg.ufpb.br, com o título PRÊMIO PRPG DE TESES 2019:

a) Exemplar completo da tese selecionada em PDF (em formato digital);

b) Declaração assinada pelo(a) autor(a), concordando com a inscrição de sua tese no prêmio;

c) Resumo de no máximo 500 palavras, elaborado pelo(a) autor(a), destacando os aspectos mais relevantes do trabalho realizado;

d) Declaração do Programa de que a tese está depositada na Plataforma Sucupira;

e) Currículo resumido – formato Lattes.

DIA

Publicação e divulgação do Edital

De 6 a 20 de agosto de 2019

Inscrição das Teses no PPG

De 3 a 17 de setembro de 2019

Prazo máximo para envio das teses a PRPG.

30 de setembro de 2019

Publicação do resultado dos Prêmios

PRPG de Teses

26 de novembro de 2019