Você está aqui: Página Inicial > Contents > Editais > CAPES pública Edital para fomento de intercâmbios entre IES brasileiras e francesas

publicado: 28/06/2019 11h57, última modificação: 28/06/2019 11h57

O Edital Capes nº12/2019 visa fomentar o intercâmbio entre Instituições de Ensino Superior e institutos ou centros de pesquisa e desenvolvimento públicos brasileiros e franceses.

As modalidades de apoio são:

• Missões de trabalho;

• Missões de estudo;

• Recurso de custeio.

Data Limite

25 de julho de 2019, às 17h (horário de Brasília).

Elegibilidade

A proposta terá caráter institucional e serão elegíveis Instituições de Ensino Superior (IES) ou Institutos e Centros de Pesquisas brasileiros, sejam públicos ou privados sem fins lucrativos.

Cada programa de pós-graduação da instituição proponente poderá apresentar apenas uma proposta no Edital.

O proponente do projeto no Brasil deverá ser brasileiro nato ou naturalizado, ou estrangeiro com visto permanente no Brasil e ter vínculo empregatício permanente com a instituição principal, ser docente de programa de pós-graduação com nota igual ou superior a quatro na Avaliação Quadrienal 2017 e ser detentor do título de doutor há pelo menos cinco anos na data do fechamento das inscrições.

O proponente do projeto no Brasil deverá comprovar reconhecida competência na área de conhecimento e disponibilidade para as atividades acadêmicas e administrativas relacionadas ao projeto, além de capacidade técnico-científica adequada para o desenvolvimento do projeto.

Para mais informações, os interessados devem consultar o item 1.3. do Edital (página 2).

Nota: A Capes passará a exigir de todos os candidatos e beneficiários dos programas de fomento da Diretoria de Relações Internacionais o registro no Orcid. Essa exigência será feita não só nas candidaturas a novos editais, como também de todos os beneficiários ativos.

Benefícios

As propostas aprovadas serão apoiadas com recursos no valor anual de R$6.978.000,00.

Cada projeto aprovado poderá ser apoiado a cada ano com o valor máximo de R$279.120,00, o que corresponde a:

• Até R$25.200,00, para o financiamento partilhado de até duas missões de trabalho;

• Até R$10.000,00, para os recursos de manutenção de projeto;

• Até R$243.920,00, para bolsas.

Nota: Para mais informações, os interessados devem consultar o item 1.4. do Edital (página 2).

Forma de Solicitação

As Inscrições serão gratuitas e admitidas exclusivamente pela internet, mediante o preenchimento do formulário de inscrição.

Ao formulário de inscrição deverão ser anexados eletronicamente os documentos obrigatórios descritos no Edital.

A proposta deverá ser apresentada simultaneamente no Brasil e na França.

No Brasil, as inscrições serão feitas junto à Capes pelo proponente do projeto no Brasil, de acordo com as exigências do Edital e dentro dos prazos estabelecidos no Cronograma.

Na França, as inscrições serão feitas junto ao Cofecub, pelo proponente do projeto no exterior.

Nota: Para mais informações, os interessados devem consultar o item 1.8. do Edital (página 6).

Projetos: cofecub.projetos@capes.gov.br.

Bolsistas: cofecub.bolsistas@capes.gov.br.

Home Page: https://www.capes.gov.br/pt/cooperacao-internacional/franca/cofecub

Fonte: As informações descritas acima foram obtidas na homepage da Financiadora.

Emerson Barbosa

Estagiário da PRPG