Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Pinacoteca é um Museu que contém um Acervo de Pinturas na UFPB
conteúdo

Notícias

Pinacoteca é um Museu que contém um Acervo de Pinturas na UFPB

A origem desta palavra, que significa - sala que contém uma coleção de quadros -, é o latim "pinacotheca", derivado do grego antigo "pinacothêkê" : pinax - akos quadro et thêké caixa.
publicado: 19/11/2015 15h09, última modificação: 24/11/2015 04h32

As pinacotecas costumam conter quadros de pintores nacionais e internacionais, mas geralmente o acervo permanente é focado na arte nacional ou característica artística da região. Costuma também abrigar exposições temporárias, e às vezes a obra de artistas de renome internacional.

No Brasil destaca-se a Pinacoteca do Estado de São Paulo, que abriga um rico acervo de obras acadêmicas e do Modernismo brasileiro, além do escultor francês Auguste Rodin. A Pinacoteca costuma também sediar exposições de artistas internacionais e por esses motivos se distingue como uma das principais instituições artísticas do Brasil.

A pinacoteca não apenas expõe artistas nacionais e internacionais, como também atraem turistas para apreciação dos quadros

Em 1947, o pensador e escritor francês André Malraux criou o conceito de "museu imaginário". Ele dizia que, com a fotografia e a possibilidade de reprodução fotográfica das obras de arte, nosso contato com elas tornou muito mais fácil e pessoal.Dessa maneira qualquer pessoa pode criar sua pinacoteca imaginária, com pinturas que aprecia.