Você está aqui: Página Inicial > Coleções > Últimas Notícias
conteúdo

Últimas Notícias

por danielrocha publicado 28/10/2015 09h05, última modificação 26/11/2015 12h19
Últimas notícias publicadas neste site

Exposição A Besta

“A Besta”. Esse é o nome da exposição de artes plásticas que a Galeria da Pinacoteca da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) instalou no Hall da Reitoria da UFPB. São obras de 12 artistas, a maioria da Paraíba, como Flávio Tavares, Miguel dos Santos, Maria Helena Mousinho, Fred Svendsen, Kleber José, Alberto, Walter Wagner, entre outros. A exposição fica em cartaz ate o dia 26 de novembro de 2019.

por PINACOTECA publicado 08/11/2019 10h31 Notícia

Exposição Formas do Vazio

Formas do Vazio, exposição em cartaz na Pinacoteca da UFPB, tem como intenção apresentar parte dos resultados obtidos nas oficinas de Gravura I do período 2019.1 de Artes Visuais. As obras que participam da exposição são dos estudantes e serão apresentadas com diferentes tipos de técnicas, dentre elas, monotopia, isoporgravura, xilogravura e colagravura. Nesta exposição os visitantes descobrirão as formas criadas a partir do vazio. Dos artistas Amanda Costa, Brenda Dias, Breno Renan, Gercino Diniz, Gleyciane Amorim, Jeniffer Morais, Juan Oliveira, Lua P. Mousinho, Lucas Aleixo, Maria Fernanda, Mariana Lira, Maycon Abuquerque, Pedro de Moraes, Rebecca Chakrian, Roberta Leite, Roberto Bezerra e Scarlett Braza, com curadoria de Feio Franq, Jeff Will, Josefa Cláudia e Júpiter Coelho. A exposição ocorrerá entre os dias 05 e 30 de Setembro de 2019 com abertura no dia 05 de Setembro de 2019 às 19h na galeria da Pinacoteca, no primeiro andar da Biblioteca Central da UFPB.

por PINACOTECA publicado 05/09/2019 10h40 Notícia

Visita a Sala Hermano José

Visita dos Alunos no dia 04/09/19 da Escola Estadual Desembargador Braz Baracuhy a sala Hermano José, onde conheceram mais sobre o Artista e sua produção, fizeram atividades sobre suas obras.

por PINACOTECA publicado 05/09/2019 10h17 Notícia

Vestígios da Natureza - Cris Medeiros

A Pinacoteca da UFPB apresenta a exposição “Vestígios da natureza”, nasceu a partir de experiências vividas pela artista Cris Medeiros com povos indígenas do Mato Grosso do Sul. As obras integram recortes expressivos do que seria uma natureza em constante movimento e a Pinacoteca da UFPB tem o prazer em proporcionar a primeira exposição individual da artista. Serão apresentados trabalhos em diversos suportes, seguindo o plano bidimensional da pintura e da gravura. A mostra tem curadoria assinada por Cris Peres, Maycon Albuquerque e Morgana Ceballos. A abertura acontecera dia 24 de julho as 19:00 no primeiro andar da Biblioteca Central na Pinacoteca da UFPB e fica em cartaz até o dia 30 de agosto de 2019.

por PINACOTECA publicado 30/07/2019 10h40 Notícia

Exposição Mancha

Mancha surgiu dos trabalhos realizados nas oficinas de pintura do curso de Artes Visuais, conduzidas pela Professora Maria Helena Magalhães, a partir da reflexão das possibilidades plásticas dos pigmentos líquidos através de manchas e não linhas como é comum à técnica de desenho. Os trabalhos selecionados para a exposição são de alunos do curso de Artes Visuais, dos mais diversos períodos que passaram pelas oficinas de pintura I e II, com o objetivo de dar visibilidade à investigação dos processos poéticos. A exposição propõe também uma experiência de vivência curatorial, visto que a curadoria é pensada pelos alunos, compondo então uma exposição de Alunos por Alunos, com a supervisão dos coordenadores da Pinacoteca da UFPB. As pinturas são assinadas pelos artistas: Ariana Atanazio, Cristina Medeiros, Mainara Ghilardi, Mariana Lira, Philippe Dias, Rebecca Chakrian, Renato Sancharro, Vanessa Tavares, e transitam pelo universo figurativo e abstrato, a partir das investigações poéticas dos artistas e da orientação temática conduzida pela oficina, onde se desenvolve temas como cena noturna e o comportamento da luz, corpo e corporeidade, exercícios de abstração sobre os suportes de papel e tela, a partir das escolhas plásticas dos alunos-artistas.

por PINACOTECA publicado 26/06/2019 10h59 Notícia