Você está aqui: Página Inicial > Contents > Páginas > Precipitação das proteínas por solventes orgânicos

Precipitação das proteínas por solventes orgânicos

por Juliana publicado 01/08/2017 15h49, última modificação 29/08/2017 13h26

Fundamentação teórica

A solubilidade das proteínas em solventes orgânicos é menor do que em água. Isso acontece porque a água apresenta constante dielétrica bastante elevada. Essa grandeza mede a capacidade de interação do solvente com o soluto, o que difere para cada solvente.

Por exemplo, numa solução contendo somente água e moléculas proteicas temos as seguintes interações: interação água-proteína e interação proteína-proteína. Nesse caso, o primeiro tipo de interação prevalecerá sobre o segundo porque a água possui grande capacidade de separação das partículas do soluto (constante dielétrica elevada). Para os solventes orgânicos, a constante dielétrica é bem inferior à da água e, assim, a interação proteína-proteína se sobressai e, consequentemente, a proteína precipita.

Procedimentos

1-  Tome dois tubos de ensaio e coloque, em cada um, 2 ml da solução de proteínas;

2-  Adicionar 4 ml de etanol gelado a cada tubo;

3-  Agite;

4-  Em um dos tubos, coloque uma pequena quantidade de NaCl sólido, sob agitação;

5-  Observe e responda: qual o efeito do álcool sobre a proteína na presença e na ausência do eletrólito?

6-  Adicione 6 ml de água destilada e observe.

7-  Repita as etapas anteriores substituindo o etanol pela acetona;

Compare os resultados.

<< Voltar                                                                                                                                                                           Próximo>>