Você está aqui: Página Inicial > Contents > Menu > Assuntos > Biossegurança e boas práticas laboratoriais

Biossegurança e boas práticas laboratoriais

por Juliana publicado 02/10/2017 13h37, última modificação 02/10/2017 13h54

     A equipe do LDB junto a Chefia do DBM tem feito um grande esforço para atender às diretrizes da Norma Operacional de Saúde do Servidor – NOSS (PORTARIA NORMATIVA SRH Nº 3, DE 7 DE MAIO 2010) e as recomendações das Boas Práticas de Laboratório (BPL).

     Além da contínua melhoria física e operacional do LDB, é feito um trabalho de educação em Biossegurança para estudantes, técnicos e professores. Nesse âmbito, é ofertada uma aula prática de “Introdução ao Laboratório de Bioquímica” que apresenta os conceitos básicos de biossegurança, BPL e primeiros socorros. Além disso, são ministrados regularmente à comunidade acadêmica palestras e cursos de atualização na área.

     Os usuários do LDB são instruídos a preencher a um livro de ocorrências a fim de termos um registro dos acidentes ocorridos no laboratório, tais como quedas, injúrias com perfurocortantes, queimaduras, derramamentos e outros incidentes com químicos perigosos. Esse registro permite que a equipe do LDB possa promover ações preventivas e corretivas nos pontos mais frágeis no que diz respeito à segurança de trabalho nesse espaço.

     Abaixo alguns links para sites e documentos importantes na área:

1. Norma Operacional de Saúde do Servidor – NOSS, PORTARIA NORMATIVA SRH Nº 3, DE 7 DE MAIO 2010

2. OECD SERIES ON PRINCIPLES OF GOOD LABORATORY PRACTICE AND COMPLIANCE MONITORING

3. Princípios das Boas Práticas de Laboratório (BPL), NIT-DICLA-035 INMETRO