Você está aqui: Página Inicial > Contents > Menu > Linhas de Pesquisa
conteúdo

Linhas de Pesquisa

por LABRISCO publicado 26/08/2017 22h27, última modificação 15/09/2017 11h13
  1. Avaliação de Risco e Toxicologia em Saúde e Ambiente Aplicadas a Novas Tecnologias

Objetivo: Contribuir para avaliação de biossegurança de toda a cadeia produtiva biotecnológica, compreendendo desde a etapa de bioprospecção, desenvolvimento e liberação comercial de protótipos até os estudos com produtos e derivados já comercializados (e.g. transgênicos, herbicidas, pesticidas, proteínas recombinantes, dsRNA, metabólitos secundários etc), dando ênfase a análise de seus impactos sobre organismos não-alvo (o que inclui o homem) e sobre o ambiente fazendo uso de organismos biomarcadores tais como o peixe-zebra. Nessa área são utilizados testes in silico, in vitro e in vivo que vão desde a (eco)toxicologia tradicional até a abordagens mais recentes como a (eco)toxicogenômica e (eco)toxicoproteômica.


  1. Pesquisa, Produção e Popularização de Organismos Modelo Não Convencionais

Objetivo: Disseminar em nível regional o uso de organismos modelo menos populares, tais como o peixe-zebra (Danio rerio), a partir da produção e desenvolvimento de pesquisa com esses organismos, estabelecimento de métodos alternativos que possam reduzir ou substituir ensaios com mamíferos, desenvolvimento de produtos voltados à criação, manejo e pesquisa com esses modelos alternativos, bem como a partir da participação em eventos científicos, palestras, dentre outros.


  1. Biotecnologia de Recursos Naturais: Desenvolvimento e Segurança de Uso de Bioprodutos

Objetivo: Nesta linha destaca-se a bioprospecção dos recursos naturais do semiárido nordestino direcionada ao desenvolvimento e avaliação de segurança de uso de bioprodutos para aplicação na alimentação e saúde pública e com elevado valor sócio-ambiental agregado. Neste sentido, já foram desenvolvidos isolados/concentrados de proteínas e de antioxidantes e produtos inseticidas e repelentes (velas e loções).