PROBEX
Programa de Bolsas de Extensão – PROBEX da UFPB.
Esse programa se constitui em uma das estratégias da política de extensão da UFPB, que prioriza a formação acadêmica e cidadã do seu corpo discente através de ações identificadas com as necessidades e as demandas da sociedade paraibana, no sentido de promover o desenvolvimento socioeconômico e cultural a partir de um trabalho conjunto com as comunidades e grupos envolvidos.
O PROBEX é mantido com recursos próprios da Universidade, previstos no seu orçamento, e tem o propósito de contribuir para a formação acadêmica dos estudantes dos cursos de graduação e das escolas técnicas, a partir da experiência em ações de extensão universitária. A COPAC é responsável pela seleção de projetos e autorização das bolsas, conforme sua base normativa que está fixada nas Resoluções do CONSEPE Nºs 61/2014 e Nº 76/1997.
O DQ/UFPB, no âmbito de ações extensionistas vinculadas ao PROBEX e, também do FLUEX, tem desenvolvido, mais recentemente, os seguintes projetos:
1) ÓLEO BOM É ÓLEO USADO ? O REUSO DO ÓLEO RESIDUAL DE FRITURA COMO ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E DE DIVULGAÇÃO E POPULARIZAÇÃO DA QUÍMICA. (Fluex/2017)
Este projeto traz uma proposta de intervenção extensionista pautada na necessidade de amplificação da conscientização pela sociedade sobre o efeitos deletérios e impactos de natureza econômica, ecológica e ambiental do descarte de óleo residual de fritura no sistema convencional de esgotamento sanitário. O projeto traz à tona, através de suas ações propostas, uma oportunidade de divulgar, explicar e explicitar soluções para esta problemática ambiental. Além disso, a proposta se presta, em boa medida, como um veículo de divulgação e popularização da ciência química já que, dentre suas ações, se propõe em exemplificar maneiras de promover o reuso do óleo residual de fritura, tais como: síntese de biodiesel, preparação de sabões e tintas artesanais.
Período: 2017 - atual.
Coordenação - Professor Jailton Ferrari
Integrantes - Professores Fausthon Fred da Silva, Gabriela Fehn Fiss e Rafaela Bernardo Provazi Pesci
2) Cocaína e adulterantes: impactos sobre a saúde humana. (Probex/2017)
O consumo de drogas ilícitas traz impactos sobre a sociedade como criminalidade, violência e diferentes efeitos sobre a saúde dos usuários. Além da cocaína, componente majoritário, diferentes tipos de adulterantes adicionados com a finalidade de diminuir custos agravam ainda mais os potenciais problemas de saúde. São exemplos a fenacetina, cafeína, lidocaína, banzocaína, levasimol, entre outros, substâncias químicas que possuem ação farmacológica e são usualmente empregadas em medicamentos. O objetivo deste estudo é realizar uma pesquisa bibliográfica sobre esses adulterantes para produzir material informativo digital a ser disponibilizado à sociedade paraibana, visando conscientizar sobre os riscos de consumir drogas ilícitas.
Período: 2017 - atual.
Coordenação - Professora Kátia Messias Bichinho
3) OFICINA DE RECICLAGEM DE PAPEL (Fluex/2017)
Período: 2017 - atual.
Coordenação - Professora Neide Queiroz
4) PRODUÇÃO DE BRINQUEDOS E OBJETOS ESCOLARES A PARTIR DE MADEIRA RECICLADA.
Objetivos - Confeccionar brinquedos e jogos educativos a partir de madeiras de demolição e ou sobras de madeiras descartadas no ambiente, com a finalidade de propiciar entretenimento e aprendizagem de forma interativa dos discentes com o meio ambiente.
Período: 2016
Coordenação - Professor Afrânio Gabriel da Silva
5) A UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAIBA NA SUA ESCOLA: A CIÊNCIA EM SUAS MÃOS
Objetivos - Compartilhar os conhecimentos desenvolvidos na pesquisa junto à comunidade escolar, numa perspectiva de interação da Pós-Graduação e Graduação. Contribuir com a formação de professores com atuação direta na Educação Básica, abrindo espaço para o debate do fazer docente e discutindo informando possibilidades de abordagem curricular e metodológica destinadas a esse público de diferentes áreas do conhecimento. Proporcionar aos docentes e discentes da educação básica, um espaço de contato com áreas de conhecimento científico, tecnológico e cidadania. Possibilitar o acesso aos docentes e discentes da educação básica a laboratórios, grupos e centros de pesquisa, ampliando a dimensão da científica dos participantes. Proporcionar acesso a tecnologias da informação e da comunicação com o incentivo à formação criativa e inovadora dos participantes. Favorecer a aprendizagem do conhecimento científico, a partir de ações voltadas a leitura e escrita. Promover a mobilidade dos professores da educação básica com acesso a museus, centro de pesquisa, encontros, seminários e congressos. Promover ações que levem aos participantes aprendizagem significativas numa dimensão sustentável e responsabilidade social. Oportunizar a descoberta de alunos e professores com interesse no engajamento de projetos de pesquisa com vistas à participação em feiras científicas locais, nacionais e internacionais.
Período: 2013-2016
Coordenação - Professora Claudia de Figueiredo Braga
6) CONTRIBUIÇÃO AO ENSINO DE QUÍMICA EM ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DE JOÃO PESSOA
Objetivos - Nesse projeto se propõe uma parceria entre o Curso de Licenciatura em Química da UFPB e as Escolas Públicas Estaduais de João Pessoa que mantém o ensino médio de forma que possamos auxiliar o trabalho docente desenvolvendo atividades junto ao corpo discente nesses estabelecimentos. Neste sentido os objetivos deste projeto são: Proporcionar aos alunos de graduação do curso de licenciatura em Química oportunidade para desenvolver o espírito investigativo e reflexivo nas práticas pedagógicas em seu futuro ambiente de trabalho; Propor ações pedagógicas interdisciplinares e multimodais para aulas de Química visando maximizar a aprendizagem dos alunos de Ensino Médio; Articular o curso de licenciatura de Química com a Educação Básica (Ensino Médio).
Período: 2013
Coordenação: Professora Maria Gardênnia da Fonseca
7) TENDA QUÍMICA: MUSEU ITINERANTE DE QUÍMICA. A TENDA LUMINESCENTE
Objetivos - O projeto trata da organização de uma exposição temática sobre luminescência e materiais luminescentes que é apresentada ao público em geral, no âmbito da divulgação informal de ciências, e especialmente da química, através da criação de um museu itinerante baseado em uma tenda adaptada.
Período: 2010 - 2013
Coordenação - Professor Wallace Duarte Fragoso
Integrantes - Professores Ercules Epaminondas de Sousa Teotônio; Julio Santos Rebouças; Cláudia de Oliveira Cunha ; e Wagner de Mendonça Faustino.
8) RESÍDUOS QUÍMICOS DOMÉSTICOS: CONHECER, PENSAR E AGIR.
Objetivos - Este é projeto voltado para estudantes do ensino médio de escola pública de João Pessoa/PB, desenvolvido para promover o conhecimento sobre os diferentes tipos de produtos químicos utilizados no ambiente doméstico, conduzir ao pensar sobre a questão e motivar para o agir, promovendo a gestão de resíduos químicos no ambiente doméstico.
Período: 2011
Coordenação - Professora Kátia Messias Bichinho