Você está aqui: Página Inicial > CONTENT > Menu > DQ > Apresentação

por jailton publicado 06/09/2016 11h59, última modificação 12/12/2023 09h24

O Departamento de Química (DQ) da Universidade Federal da Paraíba tem como missão principal a formação e qualificação de profissionais de química e de áreas correlatas para atuarem nos mais diferentes segmentos profissionais em que o conhecimento químico se faz necessário. Em linha com esta missão, o DQ/UFPB tem atuado ativamente, ao longo de sua história, no desenvolvimento científico, educacional e social tanto em âmbito regional quanto nacional.

fotodq.jpg

O Departamento de Química da UFPB (DQ-UFPB) está localizado no Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN). É um departamento equipado com salas de aulas e laboratórios de ensino, informática, hialotecnia e pesquisa. Nos laboratórios de pesquisa se desenvolvem atividades científicas nos mais diferentes campos de investigação química. A maior parte de seus docentes estão inclusos em grupos de pesquisa e desenvolvem estudos em diversas temáticas, tais como: desenho e síntese de novos materiais, mecanismos de transformações químicas, luminescência, química ambiental, quimiometria, análise e desenvolvimento de (bio)combustíveis, química medicinal, biotecnologia, química teórica, desenvolvimento de métodos analíticos, eletroquímica, dentre outros. O DQ-UFPB é uma das instituições acadêmicas de ensino de Química das mais tradicionais no nordeste brasileiro.

Nossa comunidade é composta de 51 docentes, 25 servidores não-docentes, aproximadamente 228 alunos de graduação, cerca de 143 alunos de pós-graduação e 5 pesquisadores em estágio de pós-doutoramento, a grande maioria deles sob supervisão/orientação por docentes do DQ/UFPB.*

Caso você já tenha finalizado ou ainda esteja finalizando o Ensino Médio e tenha interesse e/ou afinidade  em química, visite a seção Ensino --> Graduação neste site.

Caso você tenha interesse em estudos mais avançados em química, visite a seção Ensino --> Pós-Graduação neste site.

Fotografia/Crédito: Professora Kátia Messias Bichinho.

Texto: Assessoria Administrativa do DQ

* Estes dados foram coletados em 06/04/2017 (2016.2).