Histórico
Sobre o Curso de Estatística da UFPB
O Curso de Bacharelado em Estatística foi criado no ano 2000, a partir da Resolução no 25/2000 do CONSEPE (Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão). Desde a primeira turma de formandos em 2004.1, todos os bacharéis em Estatística da UFPB obtiveram postos de trabalho e/ou ingressaram em programas de pós-graduação de comprovado nível de excelência.
A qualificação do corpo docente do Departamento de Estatística tem aumentado desde a criação do Bacharelado, ampliando a participação e engajamento em pesquisas e orientações em programas de Pós-Graduação. Este engajamento culminou com a criação, no Departamento de Estatística, do Programa de Mestrado em Modelos de Decisão e Saúde no ano de 2009, bem como a criação do Programa de Doutorado em Modelos de Decisão e Saúde no ano de 2012.
Dada esta trajetória, o Bacharelado em Estatística tem por compromisso formar competências intelectuais que reflitam a heterogeneidade das demandas sociais em relação a profissionais de alto nível, consoante à inovação presente no inciso II do artigo 43 da LDB.
A regulamentação da profissão: |
A profissão de estatístico é regulamentada pela lei federal no. 4739 de 15 de julho de 1965. |