Você está aqui: Página Inicial > Contents > Menu > Requerimentos > Trabalho de Conclusão (TCC)

Trabalho de Conclusão (TCC)

por CLC publicado 24/04/2018 18h23, última modificação 24/04/2018 18h23
Veja como encaminhar seu Trabalho de Conclusão de Curso, desde a escolha do orientador até a autorização para publicação

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é uma produção acadêmica de defesa obrigatória, elaborada no último ano letivo, com a finalidade de expressar os conhecimentos adquiridos e as competências e habilidades desenvolvidas pelo discente durante o curso. 

Nesse trabalho, o discente conta com a orientação individualizada de um professor do curso de Letras Clássicas, à sua escolha, conforme as afinidades e possibilidades de ambos. Assim, o primeiro passo é conversar com um professor do curso sobre o trabalho que se pretende desenvolver, com vistas a uma possível orientação. Havendo concordância, é preciso que o professor assine uma Carta de aceite, que deve ser entregue à Coordenação, que é responsável pela matrícula nesse componente.

O trabalho deve ser redigido e formatado conforme a norma padrão da Língua Portuguesa e as regras da ABNT para trabalhos acadêmicos (um resumo pode ser acessado aqui). Nesse meio tempo, é interessante que o aluno negocie com seu orientador a formação da Banca Examinadora, composta por dois docentes, sendo um deles obrigatoriamente do curso de Letras Clássicas. A Banca deve ser informada à Coordenação, para ser homologada pelo Colegiado do curso.

Uma vez terminado, o trabalho deve ser entregue à Coordenação, em três vias impressas e encadernadas (capa plástica e espiral), que serão distribuídas para os componentes da Banca Examinadora. Uma vez aprovado, o trabalho deve ser enviado à Coordenação no formato PDF, com as correções indicadas pela banca, para posteriormente ser cadastrado no Repositório Institucional da UFPB, ficando disponível para consulta, mediante termo de autorização assinado pelo autor.

Para mais detalhes, consulte a Resolução 01/2016/CLC/UFPB