Você está aqui: Página Inicial > Contents > Menu > Apresentação

Apresentação

por CLC publicado 10/10/2017 18h30, última modificação 23/08/2018 18h42
Informações acadêmicas sobre a Licenciatura em Letras – Línguas Clássicas (Grego e Latim) da Universidade federal da Paraíba

O curso de graduação Licenciatura em Letras – Línguas Clássicas (Grego e Latim) da Universidade federal da Paraíba foi autorizado em 2009 a iniciar a formação de profissionais capacitados ao ensino das línguas e literaturas greco-latinas, tendo passado por uma reformulação curricular em 2018.

O objetivo geral e primeiro do curso é a formação de professores para o Ensino Universitário, capacitando o aluno a dominar as línguas clássicas, grego e latim, bem como um repertório representativo de suas literaturas, tornando-o capaz de estabelecer as relações de intertextualidade com a literatura universal, e também a reconhecer o momento histórico no qual a escrita se torna literatura, possibilitando a reflexão das condições de sua produção.

A sociedade brasileira requer do graduado em Letras uma atuação social e profissional comprometida com a construção da consciência de cidadania. Dessa forma, além de possuir os conhecimentos teóricos e descritivos básicos dos componentes fonológico, morfológico, sintático, semântico e discursivo das línguas grega e latina, e de ser capaz de analisar o texto literário, adotando uma postura crítica e reflexiva sobre a construção da linguagem e da arte, o graduado em Letras – Línguas Clássicas também desempenha o papel de multiplicador, formando leitores críticos, intérpretes e produtores de conhecimento, fomentando o desenvolvimento de habilidades linguísticas, culturais e estéticas.

O primeiro campo de atuação é o magistério do Ensino Superior, porém, em virtude de sua interdisciplinaridade curricular, o curso permite ao graduado em Letras – Língua Clássicas outras possibilidade de mercado de trabalho, como ministração de cursos livres, tradução, terminologia, redação, etc. Estas atividades se justificam pela necessidade de oferecer capacitação para a leitura, compreensão e tradução dos textos antigos a profissionais de diversas áreas, como Letras, Filosofia, História, Direito, Pedagogia, Psicologia, Sociologia e Teologia.

As atividades curriculares são realizadas apenas no período noturno e de forma presencial, com duração de 10 (dez) semestres. Para mais detalhes sobre os objetivos do curso, o perfil profissional, as competências e habilidades, e o campo de atuação dos formandos, além dos componentes curriculares necessários para a integralização do curso, acesse o novo Projeto Pedagógico do Curso (PPC). (Para o Projeto Político-Pedagógico anterior, clique aqui.)

Algumas atividades são regulamentadas por portarias específicas, a saber: Estágios, Trabalho de Conclusão e Componentes Flexíveis. Já o curso de graduação como um todo segue as normas do Regulamento Geral da Graduação, definido pelo CONSEPE/UFPB.

O curso recebeu a visita do MEC em 2013, tendo sido avaliado com o Conceito 4, e obteve seu reconhecimento estabelecido pela Portaria 699/2015 SERES/MEC (publicada no DOU de 05/10/2015).