Você está aqui: Página Inicial > Contents > Menu > Bibliotecas

Bibliotecas

por CLC publicado 20/03/2018 19h36, última modificação 02/05/2018 18h23
Um guia para o acervo físico e digital à disposição dos estudantes de Letras Clássicas na UFPB

Os recursos bibliográficos disponíveis para o curso de Letras (Línguas Clássicas) podem ser divididos em três grupos:

  • itens registrados no Sistema de Bibliotecas da UFPB;
  • itens constantes do acervo do Laboratório de Línguas Clássicas (CCHLA, Bloco C);
  • itens disponíveis em bases eletrônicas de acesso livre pela rede mundial de computadores.


A seguir, faremos uma rápida explanação de cada um desses grupos.

Sistema de Bibliotecas da UFPB

O Sistema de Bibliotecas da UFPB é um catálogo informatizado que abrange os acervos da Biblioteca Central (Campus I) e das diversas Bibliotecas Setoriais (segmentadas por Centro de Ensino, Pesquisa e Extensão), ambas com espaço destinado a consulta local e serviço de empréstimo.

Uma pesquisa sistemática e, até certo ponto, exaustiva realizada no início de 2017 procurou levantar as obras de maior interesse para o curso de Letras (Línguas Clássicas), esforço que resultou numa lista de Referências bibliográficas consideradas pertinentes ao curso, organizada por assunto, da qual deriva a Bibliografia Básica do curso. Não obstante, é sempre recomendado pesquisar o Catálogo geral.

 

Laboratório de Línguas Clássicas

O Laboratório de Línguas Clássicas (LABCLÁSSICAS), localizado no 2º andar do Bloco C do CCHLA, dispõe de um espaço climatizado com mesas de estudo, carteiras escolares, computador, tela retrátil e retroprojetor. Conta também com um acervo de aproximadamente 700 (setecentos) títulos, em sua maioria específicos da área dos Estudos Clássicos, consistindo de obras em Língua Grega e Língua Latina, suas respectivas traduções, além de dicionários, manuais, estudos especializados e obras de apoio em geral, em geral frutos de doação de professores, particularmente do Prof. Dr. Henrique Graciano Murachco, homenageado como patrono do referido Laboratório.

O acervo foi recentemente catalogado e organizado dentro do projeto de extensão "Biblioteca de Estudos Clássicos (BEC)", para que seja disponibilizado aos alunos do curso de Letras (Línguas Clássicas), bem como interessados em geral, o acesso aos livros e a utilização do espaço como sala de leitura, provendo assim um ambiente privilegiado de aprendizagem e formação de leitores.

Para a consulta eletrônica ao acervo, acesse o Catálogo BEC.

 

Bases eletrônicas

Parte importante dos textos em língua grega e língua latina utilizados no curso encontram-se disponíveis, muita vezes com estudo e tradução, em diversas bases eletrônicas de acesso livre, dentre as quais podemos citar:

Academia.edu
Classica Digitalia
Internet Archive
The Latin Library
Loebolus (Loeb Classical Library in public domain)
Open Library
Packard Humanities Institute (textos latinos)
Perseus Digital Library


Também são fontes valiosas os artigos científicos publicados em periódicos especializados, muitas delas editadas no interior de programas de pós-graduação e com acervo disponível digitalmente. A título de exemplo,* citamos:

Acta Scientiarum (UEM)
Alfa (Unesp)
Archai (UnB)
Cadernos de Tradução (UFSC)
Calíope (UFRJ)
Classica (SBEC)
Hypnos (PUC-SP)
Humanitas (UC/Portugal)
Letras Clássicas (USP)
Mare Nostrum (USP)
Mundo Antigo (UFF)
Nuntius Antiquus (UFMG)
Organon (UFRGS)
Phaos (Unicamp)
Romanitas (UFES)
Scientia Traductionis (UFSC)


Por fim, recomenda-se aos docentes e discentes a consulta às bases eletrônicas de 
Teses e dissertações das universidades brasileiras, onde se encontram os resultados mais recentes (e geralmente inéditos) da pesquisa científica no país.


* Uma listagem mais extensa, incluindo periódicos nas línguas espanhola e catalã, está disponível no blog Ancient World Online.