Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Professores do CCAE participam de Seminário do MEC e dialogam sobre criação da Universidade Indígena do Brasil
conteúdo

Notícias

Professores do CCAE participam de Seminário do MEC e dialogam sobre criação da Universidade Indígena do Brasil

publicado: 21/07/2024 19h42, última modificação: 21/07/2024 19h42
Evento também contou com delegação de indígenas paraibanos, entre eles diversos estudantes e egressos do Campus IV

Apresentação de indígenas e professores do Litoral Norte da Paraíba durante o Seminário. Foto: Arquivo pessoal.

Os professores do Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE), Estêvão Palitot (DCS/CCAE) e Surama Ismael (DCX/CCAE), juntamente à professora Carolina Aragon (DLPL/CCHLA), participaram do Seminário Regional sobre Proposição da Universidade Indígena do Brasil (UnIND), como representantes da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). 

Realizado, na última segunda-feira (15), em Recife, o evento promoveu um processo de escuta para subsidiar a criação e implementação da Universidade Indígena no Brasil. Foi coordenado pelo Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Superior (SESU) em parceria com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (SECADI) e Ministério dos Povos Indígenas.  

Segundo seus organizadores, foram compartilhadas informações e análises de entidades indígenas e indigenistas, além de especialistas dos estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Alagoas. 

De acordo com o professor do curso de Antropologia, Estêvão Palitot, no encontro foi apresentado o caso do Campus IV, que possui mais de 350 estudantes indígenas: “Dados levantados pelo professor Anderson Alves (DEMA/CCAE), coordenador do PET Indígena Potiguara, demonstraram que, em abril de 2024, havia 531 indígenas com matrículas ativas na UFPB, ocupando vagas em 79 cursos. A maioria desses discentes, 69,5%, estuda no nosso Centro, nos municípios de Rio Tinto e Mamanguape. Já entre os cursos de graduação, Ecologia tem o maior quantitativo de alunos indígenas, 79 no total. Seguido por Antropologia com 69 matrículas ativas, Licenciatura em Matemática com 54, Secretariado Executivo Bilíngue com 44, Pedagogia com 36, Letras-Língua Portuguesa com 26, Ciências Contábeis com 21, Administração com 16 e Sistemas de Informação com 11. Todos esses cursos sediados no CCAE”, detalhou o sociólogo. 

Também foram compartilhadas as experiências dos diferentes programas do Campus IV desenvolvidos junto às comunidades originárias do estado, como o PET Indígena Potiguara; o Curso Anama (extensão) e o Projeto Saberes Indígenas na Escola que congregam docentes, técnicos, discentes e lideranças, educadores, jovens e anciões e anciãs indígenas em ações colaborativas e compartilhadas de formação, educação e patrimônio cultural. 

A delegação de indígenas paraibanos foi a maior do evento e contou com mais de 30 participantes, entre eles diversos estudantes e egressos do CCAE, como: Caboclinho Potiguara, Doutor Honoris Causa pela UFPB; Capitão Potiguara, servidor aposentado da UFPB e um dos fundadores do CCAE/UFPB; Iolanda Mendonça, primeira professora indígena da Paraíba formada em licenciatura intercultural; Sandro Gomes, Cacique-geral do povo Potiguara; Ednaldo dos Santos e Josualdo Bernardo, Caciques Tabajaras.

 

 

ASCOM/CCAE