Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Pesquisa de egresso do CCAE aborda impacto do descarte de resíduos nos macacos-prego da Caatinga
conteúdo

Notícias

Pesquisa de egresso do CCAE aborda impacto do descarte de resíduos nos macacos-prego da Caatinga

publicado: 17/12/2024 20h04, última modificação: 17/12/2024 20h05
Estudo publicado em periódico internacional destaca riscos à saúde e alterações no comportamento natural dos primatas, reforçando a urgência do manejo adequado do lixo

O recém-formado em Ecologia (CCAE-UFPB), Lucas Albuquerque Freire, atualmente mestrando no Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Monitoramento Ambiental (CCAE-UFPB), realizou uma pesquisa que investigou o comportamento dos macacos-prego (Sapajus libidinosus) na Caatinga.

Orientado pela professora Dra. Carla Soraia Soares de Castro (DEMA), Lucas contou com a colaboração de Rafael Salú Cavalcante, do Programa Pós-graduação em Biodiversidade, do Dr. Rafael Luís Galdini Raimundo (DEMA) e da Dra. Patrícia Izar, da Universidade de São Paulo (USP).

A pesquisa, publicada no prestigiado periódico International Journal of Primatology, revela como o descarte inadequado de resíduos domésticos afeta negativamente os macacos-prego, expondo-os a riscos de saúde e ameaçando seu comportamento natural.

Com descobertas relevantes para a conservação ambiental, a pesquisa reforça a importância de ações para o manejo adequado do lixo e a preservação da biodiversidade.

Saiba mais sobre este trabalho clicando aqui.

 

___

Texto e Fotografias: Lucas Albuquerque Freire, submetido à Ascom/CCAE pela professora Carla Soraia de Castro (UFPB/CCAE/DEMA)

Edição: Ascom/CCAE