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Livro lançado por professor do CCAE-UFPB apresenta propostas para enfrentar o problema da violência escolar
A violência escolar é um dos principais problemas contemporâneos. Ataques a escolas, agressões entre estudantes e contra professores têm, no limite, gerado situações trágicas: mortes. Infelizmente, a Paraíba tem figurado como um dos principais estados brasileiros com altos índices de violência escolar. No Vale do Mamanguape, há o registro de diversos casos de agressão e de incidentes mais preocupantes, com particular destaque para o bullying, isto é, um tipo de violência específica: a que ocorre entre estudantes.
Tendo esse cenário em atenção, o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Sociedade e Culturas (GEPEDUSC), vinculado ao Departamento de Educação/CCAE/UFPB-CNPq, vem realizando, há já alguns anos, um conjunto de estudos em torno de questões como drogas no contexto escolar, violência nas instituições educativas e os impactos desses fenômenos sobre o processo de ensino-aprendizagem. Os estudos têm sido coordenados pelo sociólogo Ivonaldo Neres-Leite, professor do Departamento de Educação, sob os auspícios de agências da União Europeia e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Como resultado dessas pesquisas, o professor Ivonaldo Neres-Leite está lançando o livro ‘Enfrentar a violência escolar sob a perspectiva da Educação Popular: grupos de mediação e literatura como formas de intervenção’. A obra é prefaciada pelo professor Timothy D. Ireland, Coordenador da Cátedra da UNESCO/ONU em Educação de Jovens e Adultos, e apresenta propostas práticas para enfrentar a violência escolar em uma tripla perspectiva: de prevenção, de intervenção, quando os casos acontecerem, e de mitigação de danos no pós-ocorrência.
Dentre as propostas apresentadas pelo livro, sobressaem duas orientações fundamentais: por um lado, o trabalho com a literatura, incidindo sobre a humanização e a dimensão fabuladora das pessoas, e, por outro lado, o uso do dispositivo psicossociológico representado pelos grupos operativos, como modo de mediação sociocogntiva na resolução de conflitos e na redução de danos.
O livro pretende contribuir, portanto, para equacionar um grave problema atual, que tem atingido escolares, professores e gestores, principalmente em instituições educativas situadas no meio popular.
Texto e imagens: Ivonaldo Neres-Leite - Edição de texto e imagens: Ascom/CCAE