Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > CCAE sedia encontro de lançamento do Laboratório Misto Internacional sobre sustentabilidade - IDEAL

publicado: 01/06/2023 17h00, última modificação: 13/07/2023 17h42
As inscrições para participação nos debates e palestras estão abertas, via sigaa, no período de 01 a 10 de junho

Arte  para - IDEAL - com período de inscrições .png

Imagem: Organizadores do Evento

O Centro de Ciências Aplicadas e Educação da Universidade Federal da Paraíba, por meio de seu Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Monitoramento Ambiental (PPGEMA), e o Instituto Francês de Pesquisa para o Desenvolvimento (IRD) têm a satisfação de convidar para o Encontro de Lançamento do Laboratório Misto Internacional sobre Sustentabilidade IDEAL, um consórcio de pesquisa formado por 11 instituições do Brasil e França e coliderado pelo Campus IV da UFPB e pelo Instituto Francês de Pesquisa para o Desenvolvimento (IRD).

O Laboratório Misto Internacional combina ciência transdisciplinar, educação e governança adaptativa para apoiar estratégias integradoras de restauração de ecossistemas, inclusão social e desenvolvimento bioeconômico no Nordeste do Brasil.

O evento ocorrerá no dia 12 de junho de 2023 no Auditório do Campus IV da UFPB, em Mamanguape – PB, contando com a presença da presidente do IRD no Brasil, Frédérique Seyler, e do Reitor da UFPB, Valdiney Gouveia, além de pesquisadores que integram a rede de pesquisa do LMI IDEAL. Haverá tradução simultânea Francês/Português/Francês.

As inscrições devem ser realizadas pelo SIGEventos: https://sigeventos.ufpb.br/eventos/public/evento/ideal. Mais detalhes sobre o LMI IDEAL e a programação detalhada do evento estão disponíveis em: http://ideal.ufpb.br.

Instituições que formam o LMI IDEAL:

Brasil:
Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
Fundação Cearense de Metereologia e Recursos Hídricos (FUNCEME)
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Aves Silvestres (ICMBio/CEMAVE)
INCT Odisseia (Universidade de Brasília)
INCT OndaCBC (Universidade Federal de Pernambuco)
Escola Politécnica, Universidade de São Paulo (POLI-USP)
Global Biodiversity Information Facility - GBIF Brasil

França:
Instituto Francês de Pesquisa para o Desenvolvimento (IRD)