Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Em visita de representante da CAPES, PPGEMA apresenta proposta de novo doutorado conectando Biodiversidade e Bioeconomia

publicado: 28/06/2024 14h52, última modificação: 28/06/2024 14h52
Proposta de reformulação do Programa coloca a pesquisa e inovação para sustentabilidade no centro do debate sobre desenvolvimento regional

Nos dias 26 e 27 de junho (quarta e quinta desta semana), o Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Monitoramento Ambiental (PPGEMA) recebeu a visita da coordenadora nacional da área de Biodiversidade da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), professora Evanilde Benedito, (Universidade Estadual de Maringá – Paraná - em fotografia ao lado). A visita teve como objetivo conhecer in loco um Programa de Pós-Graduação sediado em município do interior que recentemente teve aumento do conceito CAPES, acompanhado de expressivo aumento no número de bolsas oferecidas, projetos financiados e inserção internacional.

Na quarta-feira (26), a proposta de reformulação do PPGEMA e criação do novo Doutorado em Ecologia e Sustentabilidade foi apresentada publicamente em evento no auditório do Centro de Energias Alternativas Renováveis (CEAR). De acordo com a apresentação, essa reformulação do programa, que passará a ser denominado PPG em Ecologia e Sustentabilidade (PPG-ECOS), consiste na reestruturação das linhas de pesquisa, definidas como (1) Ecologia, Evolução e Conservação e (2) Bioeconomia e Resiliência Socioecológica.

Presente na reunião, o Diretor do Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE), professor Joseilme Gouveia, expressou sua alegria pela chegada de um doutorado ao centro. “A proposta do Doutorado em Ecologia e Sustentabilidade no Campus IV é um marco importante para nosso centro e para o Vale do Mamanguape, abordando desafios ambientais globais como mudanças climáticas e perda de biodiversidade. Parabéns aos professores pela iniciativa e dedicação na criação deste programa, cuja visão e empenho são fundamentais para seu sucesso”, afirmou o professor Joseilme.

Segundo o coordenador do Programa, Prof. Rafael Raimundo, "essa é uma proposta inovadora que coloca as ciências da biodiversidade no centro do debate sobre desenvolvimento regional, construindo uma abordagem transdisciplinar sobre sustentabilidade a partir de uma base forte em ecologia, evolução e conservação".

A programação contou, ainda, com uma mesa redonda com participação da Coordenadora de área (CAPES), professora Evanilde; do pró-Reitor de Pós-Graduação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), professor Leonardo Lopes, do coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas da UFPB, Pedro Estrela, e do OTSS/FIOCRUZ/Instituto Serrapilheira, doutor Victor Felix Potiguara.

A professora Evanilde destacou a importância da aderência da proposta à área da Biodiversidade, realizando uma conexão do programa com os problemas relacionados ao desenvolvimento do litoral norte da Paraíba e com questões universais relacionadas à ecologia e à sustentabilidade. O pró-Reitor Leonardo Lopes enfatizou a interdisciplinaridade do novo projeto dentro da área da Biodiversidade, em linha com as novas diretrizes da CAPES, e o potencial dessa interdisciplinaridade se ampliar para abranger temas como a Saúde Única. O professor Pedro Estrela externalizou, em sua fala, o alto grau de complementaridade e sinergia entre os Programas de Pós-Graduação na área de Biodiversidade da UFPB. E, por fim, o indígena Victor Felix abordou a proposta sob a perspectiva de um acadêmico potiguara, destacando a ênfase dada à multiculturalidade e ao diálogo com epistemologias próprias dos povos indígenas.

Na quinta-feira (27), a professora Evanilde visitou o Campus IV da UFPB, em Rio Tinto e em Mamanguape, para conhecer a infraestrutura do Programa e participar do I Seminário Integrador do PPGEMA, durante o qual apresentou dados que situam os trabalhos realizados pelo Programa perante seus equivalentes em todo o Brasil. Além disso, prestigiou apresentações de alunos de Mestrado sobre suas dissertações em andamento, conhecendo, assim, a diversidade de pesquisas realizadas no campus IV. As atividades se encerraram com uma visita da professora Evanilde à Terra Indígena Potiguara, onde conheceu os esforços de estruturação de arranjos produtivos locais baseados em biodiversidade e conservação na aldeia São Miguel.

*Texto e fotografias: PPGEMA

Edição: Ascom/CCAE