Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > TREE na mídia: Projeto é destaque na mídia local
conteúdo

Notícias

TREE na mídia: Projeto é destaque na mídia local

Projeto TREE UFPB: Conscientização sobre o descarte correto de REEs na televisão e rádios

O projeto TREE UFPB é um projeto de extensão da Universidade Federal da Paraíba que tem como objetivo conscientizar a população sobre o descarte correto de equipamentos eletroeletrônicos. Recentemente, o projeto foi destaque e várias entrevistas concedidas à TVs locais e rádios da Paraíba.
publicado: 05/03/2024 05h00, última modificação: 30/05/2024 23h15
Exibir carrossel de imagens Designer por Emanuel Gomes Soares O projeto TREE UFPB é um projeto de extensão da Universidade Federal da Paraíba que tem como objetivo conscientizar a população sobre o descarte correto de equipamentos eletroeletrônicos. Recentemente, o projeto foi destaque e várias entrevistas concedidas à TVs locais e rádios da Paraíba.

O projeto TREE UFPB é um projeto de extensão da Universidade Federal da Paraíba que tem como objetivo conscientizar a população sobre o descarte correto de equipamentos eletroeletrônicos. Recentemente, o projeto foi destaque e várias entrevistas concedidas à TVs locais e rádios da Paraíba.

Projeto TREE desenvolve diversos jogos a partir de resíduos eletroeletrônicos.O projeto TREE UFPB é um projeto de extensão da Universidade Federal da Paraíba que tem como objetivo conscientizar a população sobre o descarte correto de equipamentos eletroeletrônicos. O projeto realiza diversas atividades, como palestras, elaboração de protótipos educacionais, entre outras, para atingir esse objetivoRecentemente, o projeto foi destaque em diversas entrevistas concedidas à TVs, rádios, jornal impresso a União e ao Portal G1.

TV Cabo Branco e TV Paraíba

No dia 12 de janeiro, foi ao ar nos 2 telejornais o JPB1 e o JPB2 das emissoras que são filias da Globo uma reportagem sobre o que o projeto faz. Na entrevista, a repórter Zuila David conversou com o professor de Engenharia Elétrica e coordenador do projeto, Ademar Virgolino, que explicou como surgiu a iniciativa.

 

“Quando eu entrei na UFPB surgiu essa ideia de criar o projeto para divulgarmos nas escolas públicas como é que a gente faz para descartar esse material corretamente, e a partir disso a gente começou. Montamos palestras lúdicas e fomos nas escolas para fazer essa divulgação. Depois disso, foram surgindo novas necessidades, como oficinas que a gente consegue fazer um tratamento de resíduo eletrônico”, disse o coordenador.

O projeto nasceu da necessidade de conscientizar a população sobre a importância do descarte correto de equipamentos eletroeletrônicos, que pode gerar danos irreparáveis ao meio ambiente.

Um dos extensionistas do projeto, João Marcos, explica que materiais de computador podem ser utilizados para fazer um campinho de futebol de botão.

“Nós desenvolvemos esse mini-campo que é baseado em um campo de futebol de botão. A gente pegou as placas-mãe dos computadores, soldou elas completamente e utilizamos para fazer o campo. Para fazer os jogadores, pegamos alguns capacitores, porque no processo de solda pode quebrar e colocamos aqui”, disse João Marcos durante a reportagem.

 Acompanhe as reportagens exibidas na integra: 

Confira a reportagem exibida no JPB1 → https://globoplay.globo.com/v/12261831/

 e a no JPB2 →  https://globoplay.globo.com/v/12263142/

 

Portal G1

O FuTREEbol é um dos jogos mais queridos pelos alunos durante as palestras e atividades. O projeto TREE UFPB foi destaque em matéria publica no Portal G1, na qual foi destacada que o projeto realiza diversas atividades, como palestras, elaboração de protótipos educacionais, entre outras, para atingir o objetivo de conscientizar sobre o correto descarte dos REEs - Resíduos Eletroeletrônicos. 

“O lixo eletrônico não pode ser descartado de forma alguma no lixo comum, porque ele contém metais, que contém elementos químicos que quando são destinados no lixo comum vão se misturando e podem ser liberados. Se for descartado em um terreno baldio, também vão ficar lá sendo acumulados”, destacou a professora e colaboradora do projeto Elisangela.

Além disso, foi destacado que o projeto faz o reaproveitamento do "lixo eletrônico" para transformá-lo em jogos manuais e educativos para crianças e adolescentes. 

Os jogos incluem um campo de futebol de botão, jogo da memória e outros tipos de brincadeiras feitas com placas-mãe, capacitores e outros componentes eletrônicos. O projeto também conscientiza sobre os danos que o lixo eletrônico pode causar ao meio ambiente se for descartado de forma incorreta, e oferece oficinas para ensinar como reaproveitar os resíduos. - Destacou o Portal G1.

Além de brinquedos produzidos diretamente com placas e resíduos eletroeletrônicos, também foi produzido uma espécie de jogo de memória para as crianças, que consiste em especificar em um card um equipamento eletrônico e o jogador ter que encontrar o correspondente.

“Nos últimos anos, expandimos nosso público para crianças e adolescentes. O jogo da memória é um exemplo disso. Indicamos aqui o equipamento eletrônico (em um card) e o jogador tem que achar o par desse equipamento. Nos cards, na explicação, tem dizendo como os elementos descartados irregularmente são prejudiciais para a natureza”, explicou Emanuel Gomes Soares.

 Projeto foi destaque no G1 Paraíba

Confira a matéria na integra → Transformando lixo em jogos: projeto da UFPB reaproveita resíduos eletrônicos | Paraíba | G1 (globo.com)

Rádio CBN

 

 

 

Rádio Tabajara

O Professor e Coordenador do projeto concedeu uma entrevista ao vivo à Rádio Tabajara FM, emissora pertencente ao Governo do Estado da Paraíba, integrando o EPC (Empresa Paraibana de Comunicação) que opera na frequência 105.5 MHz em João Pessoa e Campina Grande. Durante a entrevista, o professor explicou aos ouvintes que os REEs são equipamentos eletroeletrônicos como celulares, televisores e similares que chegaram ao fim de sua vida útil, ou seja, quebraram ou perderam sua funcionalidade. Além disso, quando descartados de forma incorreta, podem contaminar o solo, a água e o ar, prejudicando a saúde humana e animal.

Projeto TREE desenvolve diversos jogos a partir de resíduos eletroeletrônicos.Por isso, o projeto TREE busca promover o descarte ambientalmente adequado dos REEs por meio da logística reversa que engloba a reciclagem dos REEs, através da coleta, triagem, desmontagem e separação dos componentes eletrônicos. Outro ponto importante é que o Projeto também recebe materiais que são reciclados e destinados a atividades que utilizam componentes eletrônicos, provocando o reaproveitamento dos REEs dentro da própria UFPB.

Confira a entrevista na integra diretamente no nosso site → Projeto TREE UFPB participa ao vivo do programa Fala Paraíba da Tabajara FM. — Universidade Federal da Paraíba - UFPB TREE - Tratamento de Resíduos Eletroeletrônicos.

 

TV Arapuan 

MINHA_CIDADE_01.pngNos dias 27 e 28 de janeiro o Projeto TREE foi destaque no programa Minha Cidade na TV Arapuan filiada a Band, o programa que é exibido todos os sábados às 10h e com reprise aos domingos ás 9h com a apresentação do jornalista Jaimacy Andrade. A atração tem como foco mostrar as potencialidades turísticas, artísticas, econômicas, históricas, políticas e culturais das cidades paraibanas.

"Quando esses resíduos são descartados de forma incorreta, eles podem provocar sérios danos ao meio ambiente, como a poluição da água e do solo." - Destacou Emanuel Gomes.

Pois é o Projeto TREE foi destaque do programa com a reportagem intitulada "Ação Ambiental: Projeto transforma sucata eletrônica em utilidades", a reportagem foi a 1ª a ser exibida no programa.

Durante a reportagem, Emanuel Gomes Soares, extensionista do Projeto TREE há 4 anos, explicou a importância do correto descarte de resíduos eletrônicos e os malefícios que podem trazer para o meio ambiente.

O Extensionista Emanuel Gomes explica durante a reportagem o risco de fazer o descarte inadequado desses resíduos.

Durante a reportagem os extensionistas Andrews Cesar que já faz parte do projeto a 2 anos, e a Ana Beatriz que a é extensionista mais recente, mostraram durante a reportagem como é a produção dos jogos.

Os extensionistas Ana Beatriz e Andrews Cesar, executando a produção de um dos jogos durante a reportagem a TV Arapuan.

Por fim a bolsista e extensionista a 2 anos no projeto Manoella Morais enfatizou a importância da campanha adote um jogo,  durante a entrevista concedida a repórter Thaisa Aureliano. 

 A extensionista e bolsista Manoella Morais explica a importância dos jogos nas ações, na reportagem a TV Arapuan.

Jornal a União

A União, o jornal impresso de maior tempo em circulação no Estado da Paraíba, publicou uma matéria sobre o Projeto TREE coordenado pelo professor Ademar Virgolino, é uma iniciativa de extensão da UFPB que transforma "lixo" eletrônico em jogos lúdicos e educativos para crianças e adolescentes. O projeto tem como objetivos reaproveitar materiais que seriam descartados de forma irregular, conscientizar sobre os danos ambientais do lixo eletrônico, e estimular o aprendizado e a criatividade dos estudantes, destacou ele durante a entrevista ao jornal.

Capa jornal união edição de domingo, 28 de janeiro de 2024.

 

A proposta do TREE é bem interessante e está dentro da minha área de atuação destacou Manoella.
 

Algumas das atividades realizadas pelo projeto incluem coleta e reciclagem de equipamentos elétricos e eletrônicos (em pequena escala), criação de jogos de tabuleiro, bijuterias e outros objetos, além de palestras nas escolas públicas sobre a importância da reciclagem. Durante a entrevista para o jornal a bolsista Manoella Morais, falou um pouco sobre o que impulsionou sua entrada no projeto.

 Projeto foi destaque também no Jornal a União, impresso pela EPC

Confira a edição na íntegra em jornal-em-pdf-28-01-24-cdepc.pdf (auniao.pb.gov.br)

Crescimento o Projeto

Projeto TREE - Tratamento de Resíduos Eletroeletrônicos é uma iniciativa de extensão da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Nosso objetivo principal é conscientizar a população sobre o descarte adequado de equipamentos eletroeletrônicos, por meio de atividades como palestras e desenvolvimento de protótipos educacionais. O projeto surgiu com a missão de promover a conscientização sobre os Resíduos Eletroeletrônicos (REEs) no Brasil.

"Eu tenho orgulho de dizer que faço parte do projeto pois a cada dia ou ação que fazemos, enxergo que o objetivo do projeto está sendo alcançado a partir das opiniões dos alunos e isso me faz feliz. " - Destaca Andrews César.

 

Atualmente, estamos no sétimo ano de atuação com o projeto intitulado “TREE - UFPB: Sensibilização sobre o Correto Descarte e Reaproveitamento dos Resíduos Eletroeletrônicos na Região Metropolitana de João Pessoa - PB”. Desde 2017, temos trabalhado nessa causa. Um dos membros ativos no ciclo atual é o aluno de engenharia ambiental, Andrews César, que já contribui há 2 anos no projeto. Sua participação é fundamental para sua formação e para o impacto positivo que buscamos alcançar, como destaca ele.

 

Texto/Ilustrações por: Emanuel Gomes Soares