Você está aqui: Página Inicial > Contents > Menu > Quem somos?

Quem somos?

por Emanuel Gomes Soares publicado 12/04/2019 10h19, última modificação 12/10/2023 13h14
Colaboradores: Emanuel Gomes Soares
Conheça quem é o Projeto TREE da UFPB.

Você sabia?

O descarte inadequado de equipamentos eletroeletrônicos em fim de vida útil é um problema de escala mundial. Um estudo realizado pelo Programa da ONU para o Meio Ambiente (PNUMA) identificou que a indústria eletrônica, uma das maiores e que mais crescem no mundo. A “Organização Internacional do Trabalho (OIT) diz que são necessárias ações urgentes para lidar melhor com problema; estimativa é de que mundo produza cerca de 50 milhões de toneladas de e-lixo por ano.” (ONU News, 2019) Dados como os citados a cima indicam a importância de ações desta natureza.

De acordo com o monitoramento de e-waste, o Brasil é apontado como o país líder na geração de REEs na América Latina, com mais de 2,1 Milhões de toneladas produzidas anualmente.

Quem somos?

PROJETO_COMPONENTES

O Projeto TREE (Tratamento de Resíduos Eletroeletrônicos) é um projeto de extensão da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), que surgiu com o objetivo de levar a conscientização em relação aos Resíduos Eletroeletrônicos (REEs) no Brasil.

Atualmente, nosso projeto, intitulado "TREE - UFPB: Sensibilização sobre o Correto Descarte e Reaproveitamento dos Resíduos Eletroeletrônicos na Região Metropolitana de João Pessoa - PB", está em seu sétimo ano de atuação, mas já atuamos desde 2017, com os seguintes títulos e períodos de abrangência.

Período de Atuação

PJ235-2017

EDUCAÇÃO E CORRETO DESCARTE DE LIXO ELETROELETRÔNICO EM JOÃO PESSOA

11/05/2017 a 31/12/2017

PJ079-2018

EDUCAÇÃO E CORRETO DESCARTE DE LIXO ELETROELETRÔNICO EM JOÃO PESSOA - ANO 2

09/03/2018 a 31/12/2018

PJ403-2019

EDUCAÇÃO E CORRETO DESCARTE DOS RESÍDUOS ELETROELETRÔNICOS EM JOÃO PESSOA - ANO 3

01/03/2019 a 31/12/2019

PJ587-2020

EDUCAÇÃO E CORRETO DESCARTE DOS RESÍDUOS ELETROELETRÔNICOS EM JOÃO PESSOA - ANO 4

01/04/2020 a 31/12/2020

PJ074-2021

Projeto TREE – UFPB: conscientização sobre o correto descarte e reaproveitamento dos resíduos eletroeletrônicos.

03/05/2021 a 30/04/2022

PJ642-2022

TREE – UFPB: sensibilização sobre o correto descarte e reaproveitamento dos resíduos eletroeletrônicos na região metropolitana de João Pessoa-PB

01/08/2022 a 31/07/2023

PJ329-2023

TREE - UFPB: sensibilização sobre o correto descarte e reaproveitamento dos resíduos eletroeletrônicos na região metropolitana de João Pessoa-PB

01/08/2023 a 31/07/2024

O projeto TREE – Tratamento de Resíduos Eletroeletrônicos tem como objetivo conscientizar os alunos das escolas públicas da cidade sobre o descarte adequado ou o reaproveitamento do resíduo eletroeletrônico e desenvolver protótipos a partir do reuso de resíduos visando o ensino de disciplinas curriculares.

Botão O QUE FAZEMOS?

O projeto se iniciou com palestras e oficinas nas escolas de João Pessoa, na Paraíba. No entanto, a pandemia da COVID-19 nos desafiou a encontrar novas formas de comunicação. Adaptando-nos às circunstâncias, transformamos nosso projeto em uma iniciativa online, utilizando plataformas de mídia social para alcançar e engajar nosso público-alvo.

No decorrer dos anos de atuação, abrangendo também a região metropolitana, no ano de 2022 o Projeto passou a produzir jogos lúdicos também atingindo o publico do Ensino Fundamental I. Em cada evento são realizadas palestras nas escolas, minicursos sobre o reaproveitamento dos resíduos, além de fazer o descarte adequado do material não aproveitado de acordo com o que é proposto na lei de resíduos sólidos (Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS).

Também são desenvolvidos junto com os professores das escolas parceiras, protótipos para auxiliar no ensino das matérias regulares, como física e matemática, visando que os professores consigam utilizar em sala de aula tornando as aulas mais dinâmicas e atendendo melhor os ensejos dos alunos.

Para maiores detalhes das ações realizadas acesse FacebookInstagram e Youtube.

BOTÃO EQUIPE