Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Projeto TREE UFPB participa ao vivo do programa Fala Paraíba da Tabajara FM.

Projeto TREE UFPB participa ao vivo do programa Fala Paraíba da Tabajara FM.

TREE participa de programa de rádio sobre jogos e reciclagem de REEs

Hoje, 18 de janeiro de 2024, o projeto de extensão TREE - UPFB (Tratamento de Resíduos Eletroeletrônicos) participou ao vivo do programa Fala Paraíba, da Rádio Tabajara, para divulgar os jogos educativos desenvolvidos pela equipe e conscientizar a população sobre a importância do descarte correto dos resíduos eletroeletrônicos.
publicado: 18/01/2023 15h00, última modificação: 18/01/2024 15h41
Exibir carrossel de imagens Projeto TREE UFPB participa ao vivo do programa Fala Paraíba da Tabajara FM.

Projeto TREE UFPB participa ao vivo do programa Fala Paraíba da Tabajara FM.

O projeto de extensão TREE (Tratamento de Resíduos Eletroeletrônicos) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) participou nesta quinta-feira (18/01/2024) do programa Fala Paraíba, da Rádio Tabajara, para divulgar os jogos educativos desenvolvidos pelo projeto e a importância do descarte correto dos REEs (Resíduos Eletroeletrônicos).

O projeto que leva a conscientização sobre o correto descarte desses materiais, ultimamente tem ganhado destaque em programas locais, o Professor e Coordenador do projeto concedeu uma entrevista ao vivo a Rádio Tabajara FM emissora pertencente ao Governo do Estado da Paraíba, integrando o EPC (Empresa Paraibana de Comunicação) que opera na frequência 105.5 MHz em João Pessoa e Campina Grande.

Aprendizado

Os ouvintes do principal jornal da emissora puderam aprender um pouco sobre a temática. O professor explicou aos ouvintes que os REEs são os equipamentos eletroeletrônicos como celulares, televisores e similares que chegaram ao fim de sua vida útil, ou seja, quebraram ou perderam sua funcionalidade. Além disso, quando descartados de forma incorreta, podem contaminar o solo, a água e o ar, prejudicando a saúde humana e animal, conforme enfatizou o professor durante a entrevista.

Por isso, o projeto TREE busca promover o descarte ambientalmente adequado dos REEs por meio da logística reversa que engloba a reciclagem dos REEs, através da coleta, triagem, desmontagem e separação dos componentes eletrônicos. Outro ponto importante é que o Projeto também recebe materiais que é reciclado é destinado a atividades que utilizam componentes assim provocando o reaproveitamento dos REEs dentro da própria UFPB.

Jogos

O coordenador do projeto, o professor Ademar Virgolino Netto, explicou no programa de rádio que os jogos são uma forma lúdica e interativa de sensibilizar as pessoas para a questão dos REEs. Ele destacou que os jogos foram desenvolvidos por estudantes de graduação de diversos cursos como Engenharia Ambiental, Civil, Elétrica e de Energias Renováveis , sob sua orientação, e que abordam temas como a origem, o uso e o destino dos REEs.

Um dos jogos é o "TREEBuleiro", que simula uma aventura em um mundo fictício onde os REEs são o alvo principal apresentando informações sobre os REEs e seus benefícios e riscos.

Funcionamento do jogo TREEBuleiro. Arte: Manoella Morais

Outro jogo é o FuTREEbol que foi confeccionado com placas de circuito impresso e capacitores, que eram resíduos eletroeletrônicos e foram reciclados. O objetivo do jogo é fazer com que a moeda passe pela área do gol, marcando um ponto para o jogador que o fizer.

Jogo FuTREEbol desenvolvido pelo Projeto TREE.Foto: Emanuel Gomes Soares

E o labirinto é um jogo confeccionado com placas e memórias. O jogador tem que direcionar a bolinha até o final do jogo, passando pelas paredes do labirinto, proporcionando aos alunos situações significativas que estimulam a imaginação e a criatividade durante a brincadeira.

Jogo do Labirinto desenvolvido pelo projeto TREE.Foto: Emanuel Gomes Soares

São alguns dos exemplos desenvolvidos pelo projeto destacou-se durante a entrevista.

O professor Ademar Virgolino Netto afirmou que o projeto TREE pretende ampliar o alcance dos jogos, levando-os para mais escolas públicas e privadas da Paraíba, como forma de estimular o interesse dos estudantes pela ciência e pela tecnologia. Na oportunidade ele também convidou os ouvintes do programa a contribuírem financeiramente com a produção dos jogos através da campanha adote um jogo e a visitarem o site do projeto e conhecerem mais sobre os REEs e as atividades do TREE no nosso Instagram @treeufpb.

Você pode conferir a entrevista na integra através do Soundcloud a seguir:

Áudio: Propriedade da EPC - Empresa Paraibana de Comunicação / Governo do Estado da Paraíba.

Texto/Artes por: Emanuel Gomes Soares