Notícias
Projeto TREE UFPB participa ao vivo do programa Fala Paraíba da Tabajara FM.
TREE participa de programa de rádio sobre jogos e reciclagem de REEs
Projeto TREE UFPB participa ao vivo do programa Fala Paraíba da Tabajara FM.
O projeto de extensão TREE (Tratamento de Resíduos Eletroeletrônicos) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) participou nesta quinta-feira (18/01/2024) do programa Fala Paraíba, da Rádio Tabajara, para divulgar os jogos educativos desenvolvidos pelo projeto e a importância do descarte correto dos REEs (Resíduos Eletroeletrônicos).
O projeto que leva a conscientização sobre o correto descarte desses materiais, ultimamente tem ganhado destaque em programas locais, o Professor e Coordenador do projeto concedeu uma entrevista ao vivo a Rádio Tabajara FM emissora pertencente ao Governo do Estado da Paraíba, integrando o EPC (Empresa Paraibana de Comunicação) que opera na frequência 105.5 MHz em João Pessoa e Campina Grande.
Aprendizado
Os ouvintes do principal jornal da emissora puderam aprender um pouco sobre a temática. O professor explicou aos ouvintes que os REEs são os equipamentos eletroeletrônicos como celulares, televisores e similares que chegaram ao fim de sua vida útil, ou seja, quebraram ou perderam sua funcionalidade. Além disso, quando descartados de forma incorreta, podem contaminar o solo, a água e o ar, prejudicando a saúde humana e animal, conforme enfatizou o professor durante a entrevista.
Por isso, o projeto TREE busca promover o descarte ambientalmente adequado dos REEs por meio da logística reversa que engloba a reciclagem dos REEs, através da coleta, triagem, desmontagem e separação dos componentes eletrônicos. Outro ponto importante é que o Projeto também recebe materiais que é reciclado é destinado a atividades que utilizam componentes assim provocando o reaproveitamento dos REEs dentro da própria UFPB.
Jogos
O coordenador do projeto, o professor Ademar Virgolino Netto, explicou no programa de rádio que os jogos são uma forma lúdica e interativa de sensibilizar as pessoas para a questão dos REEs. Ele destacou que os jogos foram desenvolvidos por estudantes de graduação de diversos cursos como Engenharia Ambiental, Civil, Elétrica e de Energias Renováveis , sob sua orientação, e que abordam temas como a origem, o uso e o destino dos REEs.
Um dos jogos é o "TREEBuleiro", que simula uma aventura em um mundo fictício onde os REEs são o alvo principal apresentando informações sobre os REEs e seus benefícios e riscos.
Outro jogo é o FuTREEbol que foi confeccionado com placas de circuito impresso e capacitores, que eram resíduos eletroeletrônicos e foram reciclados. O objetivo do jogo é fazer com que a moeda passe pela área do gol, marcando um ponto para o jogador que o fizer.
E o labirinto é um jogo confeccionado com placas e memórias. O jogador tem que direcionar a bolinha até o final do jogo, passando pelas paredes do labirinto, proporcionando aos alunos situações significativas que estimulam a imaginação e a criatividade durante a brincadeira.
São alguns dos exemplos desenvolvidos pelo projeto destacou-se durante a entrevista.
O professor Ademar Virgolino Netto afirmou que o projeto TREE pretende ampliar o alcance dos jogos, levando-os para mais escolas públicas e privadas da Paraíba, como forma de estimular o interesse dos estudantes pela ciência e pela tecnologia. Na oportunidade ele também convidou os ouvintes do programa a contribuírem financeiramente com a produção dos jogos através da campanha adote um jogo e a visitarem o site do projeto e conhecerem mais sobre os REEs e as atividades do TREE no nosso Instagram @treeufpb.
Você pode conferir a entrevista na integra através do Soundcloud a seguir:
Áudio: Propriedade da EPC - Empresa Paraibana de Comunicação / Governo do Estado da Paraíba.
Texto/Artes por: Emanuel Gomes Soares