Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > O Natal e os brinquedos que se tornam Resíduos
conteúdo

Notícias

O Natal e os brinquedos que se tornam Resíduos

Você sabe o que fazer com brinquedos em desuso?

O mês de dezembro é esperado por diversas crianças ao redor do mundo. É o mês em que as famílias se reúnem, luzes coloridas são espalhadas pelas cidades e os presentes prometidos às crianças pelo bom comportamento ao longo do ano são entregues.
publicado: 17/12/2022 14h00, última modificação: 17/12/2022 13h10
Colaboradores: ONG Engenheiros Sem Fronteiras - ESF-JP, Manoella Santos Morais, Emanuel Gomes Soares
Exibir carrossel de imagens Você sabe o que fazer com brinquedos quebrados?
Descubra nessa matéria escrita pela ONG Engenheiro sem Fronteiras o que fazer com os brinquedos da Hasbro.

Você sabe o que fazer com brinquedos quebrados? Descubra nessa matéria escrita pela ONG Engenheiro sem Fronteiras o que fazer com os brinquedos da Hasbro.

Você sabe o que fazer com brinquedos recebidos nos natais anteriores? 

Você sabia que os brinquedos velhos que utilizam pilhas e baterias, ou ainda energia elétrica são considerados Resíduos Eletroeletrônicos (REE)? Pois é, equipamentos como os videogames, carrinhos de controle remoto, bonecas ou robôs que se movimentam e precisam de uma bateria como fonte de energia, também são considerados Resíduos eletroeletrônicos.

Brinquedos quebrados, os quais possuem placas de circuito, ou necessitam de pilhas (como os carros de controle remoto).

Embora, boa parte da população associe os REEs a grandes eletrônicos (como computadores e televisões), os brinquedos eletrônicos, são compostos por plástico e por componentes eletroeletrônicos como: fios, cabos, placas de circuito elétrico, motores, entre outros4, e por isso esses pequenos eletrônicos também precisam de atenção pois podem causar danos significativos ao meio ambiente¹. Portanto, brinquedos eletrônicos quebrados ou sem utilidade não devem ser considerados como lixo comum, mas são classificados como resíduos eletroeletrônicos - REEs.

Você sabia?

O Brasil é o segundo maior produtor de REE das Américas, ficando atrás apenas dos EUA² (BALDÉ et al, 2017). Apesar da grande produção, o descarte de eletrônicos obsoletos ainda é realizado de maneira incorreta, no meio ambiente e ainda nos aterros sanitários ou lixões.

 O Brasil ocupa o 5º lugar em toneladas métricas de Resíduos Eletroeletrônicos descartados mundialmente.

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que institui a logística reversa, cita que o fabricante é o responsável pelo descarte final ambientalmente correto dos produtos eletrônicos³. Por isso, os brinquedos que não funcionam ou não tem mais uso podem ser levados para pontos de entrega voluntária (PEV) espalhados pela cidade!

Pensando na reciclagem de brinquedos, a fabricante Hasbro em parceria com a empresa TerraCycle contam com um Programa Nacional para coletar e reciclar brinquedos quebrados ou sem condições de uso5.

 Programa de reciclagem da Hasbro.jpeg

 

Nesse programa, os brinquedos coletados são separados, lavados e ganham forma para serem transformados em um material chamada “pellet”, que é vendido e utilizado como matéria prima para a produção de outros objetos como bancos de parque, lixeiras e vasos de flores.

Já as pilhas e baterias inclusas nos brinquedos coletados são recicladas por empresa parceira da Hasbro. E o melhor de tudo, a coleta é gratuita! Desse modo, para dar destino adequado aos brinquedos inutilizáveis, basta seguir o passo-a-passo disponível no site https://www.terracycle.com/pt-BR/brigades/reciclagemdebrinquedos.

Aqui está a lista de brinquedos sem condições de uso, das seguintes linhas da Hasbro®, que são aceitos pelo Programa:

  • Baby Alive
  • Transformers
  • Gaming
  • Nerf
  • My Little Pony
  • Play-Doh
  • Magic: The Gathering
  • Power Rangers
  • Monopoly
  • Mr. Potato Head
  • FurReal Friends
  • Top Wing
  • Super Monsters
  • Yellies
  • Playskool Heroes
  • Mighty Muggs
  • Marvel
  • Star Wars
  • Disney Princess
  • Frozen
  • Trolls
  • Beyblade
  • Uggly Dolls

 

ATENÇÃO! É necessário remover as pilhas e baterias antes de encaminhar o que foi coletado para a reciclagem.

Lembrando: brinquedos em bom estado podem ser encaminhados para doação, transformando o Natal de diversas crianças! Afinal, esse é o espírito, não é mesmo?  Garantindo um Natal mais sustentável e liberando espaço para os novos que estão chegando!

 

*Referências

¹Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (org.). Logística Reversa de Equipamentos Eletroeletrônicos: análise de viabilidade técnica e econômica. Brasília: Cnc, 2012. 178 p. Disponível em: chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/http://www.resol.com.br/textos/dwnl_1362058667.pdf. Acesso em: 12 dez. 2022.

²BALDÉ, C. P. et al. The Global E-waste Monitor. Bonn/geneve/vienne: United Nations University (unu), The International Telecommunication Union (itu) & International Solid Waste Association (iswa), 2017. ISBN Electronic Version (UNU): 978-92-808-9054-9 / (ITU) 978-92-61-26321-8.

³BRASIL. Lei nº 12305, de 02 de agosto de 2010. Institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos; altera a Lei no 9.605, de 12 de fevereiro de 1998; e dá outras providências. BRASÍLIA, DF, Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2010/Lei/L12305.htm. Acesso em: 12 dez. 2022.

4 GREEN ELETRON, Como descartar brinquedos eletrônicos de forma correta? Julho 30, 2021. Disponível em: https://greeneletron.org.br/blog/como-descartar-brinquedos-eletronicos-de-forma-correta/ Acesso em: 13 dez. 2022.

5THE GREENEST POST. Não dá para doar? Conheça programa nacional de reciclagem de brinquedos quebrados! Por Jéssica Miwa. Disponível em: https://thegreenestpost.com/nao-sabe-o-que-fazer-com-brinquedos-quebrados-conheca-o-programa-nacional-de-reciclagem/ Acesso em: 13 dez. 2022.

 

 Parceiro ESF

Texto por:
ONG Engenheiros Sem Fronteiras - ESF (João Pessoa) / Instagram @esfjoaopessoa
Com Colaboração:
Manoella Santos Morais e Emanuel Gomes Soares.
registrado em: , , , , ,