Série sobre Metais Pesados no REEs
Os metais pesados oferecem riscos à saúde quando são acumulados em excesso no organismo, que principalmente ocorre em pessoas que manipulam diariamente os REEs (aquelas que estão envolvidas na coleta até a reciclagem dos equipamentos) estão potencialmente expostas ao risco de contaminação por metais pesados ou outros elementos. Os efeitos no organismo podem ser graves e irreversíveis.
Por isso, numa forma de alertar e educar sobre o risco do manuseio inadequado desses tipos de materiais (como sem o uso dos devidos EPIs), foi desenvolvida a série de METAIS PERIGOSOS PRESENTES NOS REEs, que tenta abordar de forma simples, porém objetiva, com uso de ilustrações sobre os quais danos, perigos, e onde estão presentes esses metais nos componentes constituintes dos REEs.
Toda série é baseada em publicações cientificas sobre esses metais, a concentração de cada material pode ser microscópica ou de grande escala dependendo do tipo de REEs manipulado, pois os REEs são compostos por materiais diversos como: plásticos, vidros, componentes eletrônicos, mais de vinte tipos de metais pesados e outros. Estes materiais estão frequentemente dispostos em camadas e subcomponentes afixados por solda ou cola.
Por isso é importante descartar corretamente, e fazer o manejo correto desses resíduos para evitar riscos a saúde e ao ambiente, lembrando que a poluição do ambiente acaba por afetar todo o ecossistema, incluindo o próprio que realizou o descarte incorreto.
Autor: Emanuel Gomes Soares