Alternativas ao plástico nos REEEs
Desde que foi desenvolvido pela indústria química o plástico se tornou um dos materiais mais presentes na vida cotidiana moderna e está em diversos produtos utilizados no dia a dia e para os resíduos eletroeletrônicos não é diferente ele está presente em teclados, mouses, monitores, CPUs, placas de circuitos, smartphones, e diversos outros.
Devido a sua grande utilização e destinação não adequada o material plástico é hoje um dos maiores poluidores ambientais. O descarte indevido, resulta no entupimento de bueiros nas cidades e na poluição de rios, lagoas e oceanos e se queimado libera substancias toxicas poluindo o ar.
Um estudo sobre a composição média da sucata de resíduos eletroeletrônicos mostra que essa é composta por 20,6% de plástico isso sem contar com as placas de circuito impresso (PCI) - que tem reciclagem especial – essas são
compostas por 19% de plástico.
Devido a isso o objetivo das serie é apresentar possíveis alternativas para esse plástico presente nos REES, já que quando se fala na sucata de resíduos eletrônicos o que mais se busca reciclar são os metais preciosos devido ao seu
retorno econômico mais fácil. Assim durante as postagens serão abordadas as alternativas já presentes na literatura para instigar a opinião do internauta seja ele aluno, pesquisador, professor ou outro trazendo consciência sobre o assunto.
Como uma das alternativas a esse resíduo plástico foi descoberto um método viável e pouco danoso ao meio ambiente que recicla o plástico em Combustível líquido e outros subprodutos úteis. Acompanhe as postagens e saiba mais.
Autor: WELITON PEREIRA LIMA JUNIOR