Você está aqui: Página Inicial > Contents > Páginas > Notícias - site antigo > Curso de Formação Docente: O Aluno Virtual

Curso de Formação Docente: O Aluno Virtual

por Luís - SEAD publicado 25/07/2022 18h23, última modificação 25/07/2022 18h23
11 de agosto de 2010

Formação de uma Comunidade Virtual de Aprendizagem para leitura e discussão do Livro “O aluno virtual: um guia para trabalhar com estudantes on-line” de Paloff & Pratt.

Público Alvo: Professores da UFPB que ministram aulas on-line.

Ministrante: Wilson Correia de Azevedo Júnior

Duração: 90 horas (presenciais – virtuais); 12 semanas pelo sistema blended learning.

Início: 21 de setembro de 2010, às 14 horas, com um encontro presencial no Auditório da UFPB Virtual.

Término: 15 de dezembro de 2010.

No. Participantes: até 100 professores.

Objetivos: Capacitar professores da UFPB para atuar em comunidades virtuais de aprendizagem. Neste curso os participantes formarão uma comunidade de aprendizagem e de prática.

Investimento: Adquirir o livro “O aluno virtual”.

Informações: (83) 3216.7257 ou capacitacao@virtual.ufpb.br

Período: 15 à 30 de agosto de 2010

Local de Inscrição: http://www.uead.ufpb.br/etutor/

* No ato da inscrição, informar o curso em que atua e número do SIAPE.

PARTE I – UM PERFIL DO ALUNO VIRTUAL

Quem é o aluno virtual? / O lado do aluno nas comunidades de aprendizagem on-line / Estilos de aprendizagem / Gênero, Cultura, Estilo de Vida e Geografia / O que o aluno virtual precisa

PARTE II – UM GUIA PARA TRABALHAR COM O ALUNO VIRTUAL: QUESTIONAMENTOS, INQUIETAÇÕES E ESTRATÉGIAS

Elaborando uma boa orientação para o estudante / Tempo e comprometimento / Avaliação dos alunos e do curso / As questões legais e o aluno virtual / Abandono, retenção e tamanho do grupo / Tornar-se verdadeiramente centrado no aluno: as melhores práticas no ensino on-line

Metodologia

O Curso será realizado através da formação de uma comunidade virtual de aprendizagem e de prática, medida pelo Prof. Wilson Azevedo, em que todos os participantes farão a leitura do livro de PALLOFF, Rena M. e PRATT, Keith. O aluno virtual: um guia para trabalhar com estudantes on-line. Tradução: Vinícius Figueira. Porto Alegre: Artmed, 2004 e participarão da comunidade de aprendizagem on-line e dos encontros presenciais. O curso será ministrado na forma blended learning, com 3 encontros presenciais – sendo 1 encontro mensal – para apresentação de trabalhos, avaliações e atividades práticas.