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Estratégias da extensão na pandemia

Projetos investem em lives e produção de conteúdo para manter a conexão com a comunidade.
publicado: 07/07/2021 15h13, última modificação: 07/07/2021 16h48
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Live Compartilhandança com o estudante Bruno Constantino. Imagem: captura de Tela.

Projetos investem em lives e produção de conteúdo para manter a conexão com a comunidade.

A pandemia de Covid-19 evidenciou a importância das ferramentas digitais para a extensão da UFPB, uma vez que a comunicação dos projetos com o seu público alvo tem se dado  essencialmente através delas. Adaptar-se ao contexto pode ter sido difícil no início, mas após um ano, a maioria dos projetos já encontrou uma forma de estar com a comunidade.

Projetos e assessorias passaram a investir na produção de conteúdo para as redes sociais, buscando explorar os recursos de interação. Para Ricardo Pinto, tecnólogo em vídeo digital e servidor do Departamento de Mídias Digitais,  as redes sociais são muito importantes para a extensão, principalmente por oferecer a possibilidade de alcançar pessoas de todos os lugares.

“É o meio mais fácil de apresentar à sociedade aquilo que estamos desenvolvendo e pesquisando dentro da academia. E isso facilita o acesso e o alcance, pensando em pessoas que não poderiam chegar na universidade, ou a universidade se deslocar até algumas localidades”, explicou Ricardo Pinto.

Foi Ricardo que ministrou dois cursos sobre produção de conteúdos que a Pró-reitoria de Extensão, para dar suporte às atividades remotas, ofertou à comunidade extensionista em 2020. No curso foi possível aprender os princípios do design para publicações nas redes sociais, bem como noções para registros fotográficos e em vídeo das ações.

Conheça abaixo as estratégias do projeto Coletivo Redemoinho e da Assessoria de Extensão do CCSA para manter suas atividades online por meio das redes sociais e continuar conectado com seu público

Coletivo Redemoinho e a produção de oficinas e performances em lives

O Coletivo Redemoinho é um projeto que desenvolve ações de arte e educação. Desde o início da pandemia, a ação investiu em variadas estratégias para permanecer conectado com a comunidade. Nas suas redes sociais, o Coletivo investiu em lives performáticas de dança chamadas de CompartilhanDança.

Durante a live, dois improvisadores realizam sua performance a partir dos elementos escolhidos pelo público. Em um quiz temático, o seguidor que primeiro acertar a resposta durante a live ganha o direito de escolher a música, o figurino, um objeto, entre outras opções. Durante a primeira edição, a temática escolhida foi a Covid-19, através de perguntas e respostas utilizando como fonte os sites do Ministério da Saúde e da OMS.Divulgação no Instagram do Compartilhandança. Foto Captura de Tela

A live foi um sucesso e decidiram fazer uma segunda temporada, dessa vez, com um quiz sobre temas como racismo, transfobia, homofobia e arte paraibana. 

“Um grande número de possibilidades se abriu para gente nesse momento, porque abarcamos cada uma das individualidades que integram o coletivo. Somos um projeto formado por pessoas muito variadas, foi muito importante para a gente trazer ingredientes relacionados com as nossas subjetividades, personalidade, modos de viver e sobreviver no mundo”, explica Victor Oliveira, coordenador e professor do Departamento de Artes Cênicas (CCTA/UFPB).

Já Bruno Constantino, integrante do coletivo e estudante de Licenciatura em Artes Cênicas,  explica que a live foi a forma que eles encontraram para ocupar artisticamente o espaço  e seguir produzindo.

“Eu acredito que foi muito importante para nós, por que estamos conseguindo produzir e podemos experimentar, estamos conseguindo se conectar com as pessoas de forma segura, trazer questionamentos, reproduzir conhecimento e levar informação”, analisa o estudante.

Ao explorar os recursos das redes sociais a equipe encontrou mais formas de divulgar o projeto. Como explica Flávia Espinosa, estudante do Bacharelado de Artes Cênicas e participante do projeto,  antes da pandemia o Instagram funcionava como um acervo de fotos e vídeos de apresentações e ensaios do projeto. Quando surgiu a pandemia, a equipe se inspirou nos artistas que estavam realizando lives para seguir se apresentando e, após adaptar a linguagem para o mundo virtual, passou a ter uma agenda de transmissões ao vivo.

“Isso nos levou a um público bem diverso, que tem acompanhado bastante o nosso trabalho nesse período e tem nos afetado bem positivamente. A gente sempre tá buscando novas possibilidades para continuar criando e continuar fazendo arte”, disse a estudante.

Rotina de produção de conteúdo para o Instagram e a utilização de newsletters

As redes sociais das Assessorias de Extensão também foram um local importante para compartilhamento de informações úteis sobre as ações. A assessoria do CCSA tem uma equipe de extensionistas para fazer artes de publicação e elaborar o conteúdo. Eles vão acompanhando os cronogramas dos editais e criam postagens que servem como lembretes ou explicam como acessar o serviço. Para padronizar o feed, eles escolheram cores para utilizar em todas as artes.Produção de conteúdo para a assessoria de extensão do CCSA. Foto Captura de Tela

A extensionista e estudante de Ciências Contábeis Gabryelle Rodrigues explica que nas redes sociais estão sendo realizadas as atividades que antes da pandemia aconteciam nos ambientes do Centro de Ensino. A assessoria publicava as novidades em um mural no corredor e os coordenadores (as) e extensionistas podiam se informar por lá ou conversar com o assessor. Agora as informações ficam disponíveis online.

“No começo foi um desafio porque nós nos preocupamos em trazer uma linguagem dinâmica para as redes sociais, nos preocupamos se atingiria todos os coordenadores e extensionistas. A gente intensificou a divulgação do nosso perfil e, no mesmo momento que publicamos os conteúdos no Instagram, enviamos a informação para o email do coordenador, então ninguém fica sem informação”, explicou a estudante.

Outra estratégia da extensão foi a utilização de newsletters. A ideia não é recente, mas continuou sendo reproduzida durante a pandemia e publicada no site da assessoria. Ela trás todas as ações que os projetos estão produzindo ou eventos que estão previstos para acontecer. A equipe entra em contato com os coordenadores de cada projeto do Centro e solicita as informações para serem editadas e publicadas bimestralmente.

Redemoinho: https://www.instagram.com/coletivoredemoinho/

Assessoria CCSA: https://www.instagram.com/aextensaoccsa/

CompartilhanDança (11/11) - Andreza e Bruno Constantino - https://www.instagram.com/tv/CHePxrxsq9M/

Live CompartilhanDança com Victor D'Olive e Flávia Espinosa - https://www.instagram.com/tv/CBvsI0Yg1n8/

Reportagem de Grace Vasconcelos (bolsista PROEX 2021), editada por Comunicação PROEX.