Notícias
Resultado Final Edital PROEX Nº 03/2022
PROEX aprova 14 propostas de fomento de empresas juniores que iniciam execução amanhã (1º de julho)
A Pró-reitoria de Extensão publica hoje (30) o resultado final do Edital de Apoio à criação e ao desenvolvimento de Empresas Juniores da UFPB. Foram aprovadas cinco propostas na linha 1 - Criação, reconhecimento e funcionamento de Empresa Juniores da UFPB e nove na linha 2 - Fortalecimento e crescimento de Empresas Juniores na UFPB.
Proponentes responsáveis pelas propostas aprovadas têm até a próxima sexta-feira (1º de julho) para colocar a ação em execução no SIGAA. A vigência do projeto é de seis meses, de julho a dezembro de 2022.
A Coordenação de Programas de Ação Comunitária (COPAC) recomenda atenção ao cadastramento de membros e suas respectivas cargas-horárias. Também é interessante observar os prazos para início da execução financeira da proposta, bem como do período limite para solicitar o empenho de itens de custeio.
Oportunidades para criar e desenvolver
O edital de fomento das empresas juniores foi pensado para apoiar iniciativas em dois momentos distintos. A linha 1 é voltada para aquelas EJ 's que estão na fase inicial, como é o caso da Degustar Jr., empresa júnior do Curso de Bacharelado em Gastronomia, da qual a professora Valéria Saturnino é tutora (Departamento de Gastronomia /CTDR). Para a docente, o Edital de chegou num momento bastante oportuno.
“O edital de apoio à criação e desenvolvimento de empresas juniores na UFPB foi fundamental na destinação de recursos para a abertura das empresas, que geralmente envolve custos cartoriais, jurídicos e contábeis”, explica a docente. Valéria destaca também que o Edital representa um importante suporte no processo para institucionalização das empresas juniores, posto que orienta o caminho para a formalização e para o reconhecimento da EJ´S pela UFPB.
Para as empresas juniores que já concluíram o processo de formalização, o edital disponibilizou a linha 2, que é voltada para o desenvolvimento das EJ´S. Uma das propostas aprovadas nessa linha é do curso de Design, Campus IV da UFPB.
A ação está sob a tutoria do professor Leandro Pereira (Departamento de Design / CCAE), a proposta para a empresa Degrau busca ampliar a atuação da EJ. “A Degrau é uma empresa júnior bastante atuante, mas que possui muitas dificuldades, especialmente em relação a infraestrutura necessária para suas atividades. Destacamos também que este projeto tem por objetivo viabilizar ações de junto ao setor produtivo”.
O professor ressalta ainda que o Edital tem potencial para atrair novas parcerias e gerar inovação, o que pode aumentar a quantidade e qualidade de conhecimentos e experiências tanto para os discentes quanto para a comunidade envolvida.
As propostas para as linhas são distintas, contudo a execução do Edital PROEX Nº 03/2022 - Apoio à criação e ao desenvolvimento de Empresas Juniores da UFPB é comum, para ambas a execução inicia já amanhã (1º de julho). Caso proponentes necessitem de esclarecimentos, a COPAC orienta que enviem email para secretariacopac@proex.ufpb.br.
Linha 2 - Edital PROEX nº 03/2022 - Fortalecimento e crescimento de Empresas Juniores na UFPB