Você está aqui: Página Inicial > Conteúdo > Páginas > Docentes > SANDRA REGINA MOURA
conteúdo

SANDRA REGINA MOURA

por gustavodacostaalvess publicado 20/02/2020 11h22, última modificação 14/03/2023 11h51
Professora Permanente

arte sandra.png

Graduação em Comunicação Social (habilitação em Jornalismo) pela Universidade Federal da Paraíba (1991), mestrado em Comunicação e Cultura Contemporânea pela Universidade Federal da Bahia (1996) e doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002). Professora Titular da Universidade Federal da Paraíba. Docente do quadro permanente no Programa de Pós-graduação em Jornalismo.

 

 

 

 

 

 

 

CURRÍCULO LATTES

Publicações

MOURA, SANDRA REGINA; BARRETO, EMÍLIA . Os critérios de noticiabilidade no jornalismo de resistência na Paraíba: uma análise dos jornais Edição Extra e O Furo. Estudos em Jornalismo e Mídia (UFSC), v. 11, p. 254, 2014.

MOURA, S. R.. O jornalismo investigativo como texto da cultura. BOCC. Biblioteca On-line de Ciências da Comunicação, v. 00, p. 1-18, 2007.

MOURA, S. R.; SINESIO, V. . O LUGAR DO CRIME NO JORNAL: uma análise da cobertura policial do Jornal da Paraíba. 1. ed. João Pessoa: Editora UFPB, 2017. 65p .

MOURA, S. R.. Caco Barcellos: o repórter e o método. João Pessoa: Editora Universitária/UFPB, 2007. 260p .

MOURA, S. R.. Leituras do Abusado. Joao Pessoa: Editora Universitaria UFPB, 2003. v. 1. 160p .

MOURA, S. R.. ROMERO MARCELO: Por trás da toga, Frank Sinatra! (perfil). In: Moura, Sandra.. (Org.). MAGISTRADOS & ARTE MUSICAL. 1ed.JOÃO PESSOA: IDEIA, 2019, v. , p. 63-85.

MOURA, S. R.; MACHADO, M. . Rubens Nóbrega, Carmélio Reynaldo, Alarico Correia Neto: experiências da coluna ombudsman na Paraíba. In: Elaine Javorski; Sérgio Gadini. (Org.). Ombudsman no jornalismo brasileiro. 1ed.Florianópolis: Insular, 2018, v. , p. 1-183.

MOURA, S. R.. A Reportagem no Jornal da Tarde. A União, 01 nov. 2012.

MOURA, S. R.. Ciência e Tecnologia na Mídia Paraibana. A União, 25 out. 2012.

MOURA, S. R.. O choro dos jogadores na Copa do Mundo midiatizado pelo jornalismo online brasileiro e seu público. In: III Colóquio Semiótica das Mídias, 2014, Japaratinga-AL. Anais do Colóquio Semiótica das Mídias, 2014. v. 3.

 MOURA, S. R.. A pesquisa e o ato comunicativo no processo de investigação de Caco Barcellos. In: XV Encontro Nacional da Anpoll, 2000, Niterói. Caderno do XV Encontro Nacional da Anpoll. niterói: uerj, 2000. p. 50-50.

MOURA, S. R.. A gênese da produção jornalística de Rota 66. In: Congresso Nacional de Lingüística e Filologia, 1999, Rio de Janeiro. Livro do III Congresso Nacional de Ling:uística e Filologia. Rio de Janeiro: Uerj, 1999. p. 28-28.

 

Projetos de Pesquisa

Narrar (Narrativas Jornalísticas e Processos Produtivos)

Descrição: Esta pesquisa tem por objetivo fomentar o debate sobre as narrativas jornalísticas e os processos produtivos que envolvem histórias de vida, subjetividades e escrita de si, grande-reportagem, livro-reportagem, jornalismo literário, perfis e biografias. Busca refletir sobre a construção de narrativas jornalísticas em meios convencionais e plataformas digitais.

 

O Impacto das Agências de Fact-Checking nas Organizações Jornalísticas em Tempos de Fake News

Descrição: Esta pesquisa procura dar ênfase aos estudos sobre o impacto das agências de fact-checking, que surgem nos Estados Unidos, mas que se espalham por todo o mundo, com repercussões em todos os continentes. Neste estudo, a análise se centraliza no uso dessas plataformas digitais, notadamente em países como a Espanha e o Brasil. A relevância deste trabalho consiste em analisar as mudanças ocorridas nas rotinas produtivas das organizações jornalísticas a partir do uso dos sites de verificação do discurso público, como ferramenta para combater a proliferação de fake news que circulam nas Redes Sociais, na Internet. É cada vez mais evidente que as agências de fact-checking são tendências que se movem no mercado dos meios. Busca-se, assim, verificar as mudanças na práxis dos jornalistas, na apuração e agendamento das notícias, o perfil dos profissionais e os critérios de seleção dos fatos a serem verificados para os ambientes midiáticos.