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Qualificações e Defesas

por josejoercio publicado 24/10/2024 11h54, última modificação 24/10/2024 17h00

 

BANCA DE QUALIFICAÇÃO: MAYARA COSTA DE FRANÇA DANTAS

DISCENTE: MAYARA COSTA DE FRANÇA DANTAS
DATA: 29/02/2024
HORA: 08:30
LOCAL: Por videoconferência
TÍTULO: JORNALISTAS NA LINHA DE FRENTE: ROTINA E TRANSFORMAÇÕES NAS ASSESSORIAS DOS HOSPITAIS PÚBLICOS REFERÊNCIA PARA COVID-19 NA PARAÍBA
PALAVRAS-CHAVES: Assessoria; Pandemia; Prática profissional; Jornalismo; Comunicação e Saúde.
PÁGINAS: 46
RESUMO: Em março de 2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou estado de pandemia no mundo. Medidas sanitárias para evitar a propagação do Coronavírus, como o distanciamento social e a recomendação para não sair de casa, exceto em casos de extrema necessidade, revelavam a mudança que afetaria além do cotidiano da sociedade, as atividades profissionais, inclusive a assessoria em saúde. O dia a dia e as rotinas de produção passaram por abruptas mudanças. Com o objetivo de apontar quais as práticas adotadas pelos assessores de imprensa durante a atuação no período pandêmico, esta pesquisa realizou uma análise por meio de entrevistas abertas e semiestruturadas com seis assessores atuantes nas unidades de saúde pública estadual referência para tratamento da COVID-19 na Paraíba. Além da busca por descobrir os efeitos deletérios da desinformação frente o combate à pandemia, na realidade local.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ELANE GOMES DA SILVA OLIVEIRA
Interno - 060.325.956-17 - PAULA DE SOUZA PAES - UFPB
Presidente - 1125675 - SANDRA REGINA MOURA

 

BANCA DE DEFESA: BRUNA RAQUEL COUTO CARNEIRO
DISCENTE: BRUNA RAQUEL COUTO CARNEIRO
DATA: 23/02/2024
HORA: 14:30
LOCAL: CCTA Bloco A Sala 107
TÍTULO: SAÚDE NO TELEJORNAL: A FUNÇÃO PEDAGÓGICA DO TELEJORNALISMO NAS SÉRIES ESPECIAIS DA TV CABO BRANCO
PALAVRAS-CHAVES: Telejornalismo. Função pedagógica. Saúde. TV Cabo Branco. Dispositivos didáticos.
PÁGINAS: 130
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação
RESUMO: Esta pesquisa visa debater sobre a função pedagógica do telejornalismo observada em reportagens que abordam temas vinculados à saúde. No contexto da contemporaneidade, onde diversos meios de comunicação podem ser facilmente usados para difusão de informações de várias áreas, fica evidente a importância da televisão como meio de transmissão de notícias cujo caráter didático pode resultar em boas práticas. O presente estudo parte da hipótese de que tais conteúdos podem gerar um conhecimento específico, capaz de impactar positivamente a sociedade no âmbito da saúde, através do uso de dispositivos didáticos, inicialmente levantados por autores como Cerqueira (2018). Para tal, propõe-se a análise de duas séries de reportagem especiais da TV Cabo Branco, afiliada Globo na Paraíba, produzidas por jornalistas e profissionais da medicina, com foco em questões relacionadas ao bem-estar humano, através do método de análise de conteúdo, ancorado na pesquisa bibliográfica e na entrevista semiestruturada com profissionais que fizeram parte das produções telejornalísticas analisadas. Os resultados obtidos a partir de então apontam para a existência de diversos dispositivos didáticos, como os de detalhamento, reforço no discurso de legitimidade, interpretação de falas de especialistas, entre outros, nas reportagens das séries analisadas. Como conclusão, tem-se, portanto, a comprovação das hipóteses inicialmente levantadas e amplamente discutidas com uso de recursos teóricos nos capítulos anteriores à análise.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1461052 - LAERTE JOSE CERQUEIRA DA SILVA
Interno - 2334313 - FABIANA CARDOSO DE SIQUEIRA
Externo à Instituição - ELANE GOMES DA SILVA OLIVEIRA

 

BANCA DE DEFESA: ALLYNE CAMYLLA PAZ DE SOUZA

DISCENTE: ALLYNE CAMYLLA PAZ DE SOUZA
DATA: 21/11/2022
HORA: 15:00
LOCAL: CCHLA
TÍTULO: Jornalistas da resistência: histórias de vida de jornalistas negras do Rio Grande do Norte
PALAVRAS-CHAVES: Jornalistas negras; História de vida; Interseccionalidade; Racismo estrutural; Antirracismo.
PÁGINAS: 85
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação
RESUMO: Ao longo da história, as mulheres lutaram para conquistar espaços e reconhecimento do seu trabalho. Nesta corrida de privilégios da sociedade, as mulheres negras, principalmente as vindas de periferia, são as que mais sofrem esse apagamento e invisibilidade. É necessário refletir sobre esses privilégios e questionar quais são os locais que a população negra ocupa ao nosso redor e também fora dele. Neste contexto, a proposta do documentário “Aqui tem jornalista negra”, produto final da pesquisa para o Mestrado Profissional em Jornalismo foi compreender como os marcadores sociais de raça e gênero influenciam diretamente na vida das profissionais negras do jornalismo a partir da história de vida de quatro jornalistas negras que residem em Natal, capital do estado do Rio Grande do Norte, situado na Região Nordeste do Brasil. O trabalho foi fundamentado a partir de conceitos primordiais para compreensão dos aspectos estudados como interseccionalidade (AKOTIRENE, 2019), (COLLINS, 2017) e racismo estrutural (ALMEIDA, 2019). As questões relacionadas ao feminismo negro tiveram como base o pensamento de (GONZALEZ, 2020) e (CARNEIRO, 2003). Para realização do trabalho, foi utilizado como metodologia a história de vida (MARTINEZ, 2008) e quatro mulheres com atuação profissional do jornalismo potiguar, relataram suas trajetórias, desafios e dificuldades até conquistarem um espaço de reconhecimento na profissão. A escolha pela divulgação dos resultados através do formato documentário se deu porque essa plataforma facilita o acesso ao trabalho para o maior número de pessoas. Os relatos das profissionais entrevistadas mostram como o racismo estrutural tem dificultado o acesso e a ascensão das mulheres negras nas profissões com maior prestígio e visibilidade, como é o caso do Jornalismo.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - DENISE CARVALHO DOS SANTOS RODRIGUES
Presidente - 337177 - GLORIA DE LOURDES FREIRE RABAY
Interno - 1063236 - PATRICIA MONTEIRO CRUZ MENDES



BANCA DE QUALIFICAÇÃO: ANDRÉA MEIRELES DE FREITAS LIMA

DISCENTE: ANDRÉA MEIRELES DE FREITAS LIMA
DATA: 31/08/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Por videoconferência
TÍTULO: COMUNICAÇÃO PÚBLICA E ESTRATÉGIAS DE INFORMAÇÃO EM MENSAGEIRO INSTANTÂNEO EM PERNAMBUCO: estudo de caso do canal de WhatsApp Informa Petrolina
PALAVRAS-CHAVES: comunicação pública; transparência; assessoria de imprensa; informação pública; WhatsApp.
PÁGINAS: 66
RESUMO: Uma nova experiência de transparência pública está sendo possível nos últimos 20 anos, em virtude das plataformas digitais. A consulta pública depende, contudo, do interesse do cidadão em estar informado. Ao mesmo tempo, é dever do Estado promover estratégias para ampliar o acesso à informação. A pesquisa propõe discutir a comunicação pública no âmbito digital, a partir da análise do Informa Petrolina, um canal de divulgação de informação pública via WhatsApp, criado pela Prefeitura de Petrolina e administrado pelo setor de Comunicação. O objetivo do estudo é responder à questão: Como a prefeitura de Petrolina comunica informações públicas através do WhatsApp? Para responder essa pergunta, propomos um estudo de caso do ‘Informa Petrolina’, a partir da análise descritiva do conteúdo informativo divulgado e das mensagens de interação dos inscritos no canal. Foi estabelecido um recorte temporal de 60 dias, dividido em três momentos: setembro de 2019; março/abril de 2020; e julho de 2022. Também planejamos entrevistas semiabertas com a equipe da Coordenadoria de Comunicação de Petrolina, para investigar as potencialidades e limitações do canal. Com o resultado da pesquisa, esperamos verificar se intenções políticas estão por trás da estratégia de comunicação pública, bem como se é pertinente ao poder público criar estratégias para expandir a difusão de canais de comunicação pública a partir do mensageiro instantâneo, uma vez que essa mídia social ocupa um espaço relevante como fonte de informações no Brasil.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - FIORENZA ZANDONADE CARNIELLI
Presidente - 060.325.956-17 - PAULA DE SOUZA PAES - UFPB
Interno - 1349487 - ZULMIRA NOBREGA PIVA DE CARVALHO

 

BANCA DE QUALIFICAÇÃO: RILLARY GOMES MARTINS

DISCENTE: RILLARY GOMES MARTINS
DATA: 30/08/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Por videoconferência
TÍTULO: O USO ESTRATÉGICO DA DESINFORMAÇÃO EM CONTEXTOS POLÍTICOS: UMA ANÁLISE A PARTIR DO MONITORAMENTO DA PLATAFORMA AOS FATOS.
PALAVRAS-CHAVES: Desinformação. Comunicação política. Política. Fact-checking. Aos Fatos.
PÁGINAS: 74
RESUMO: O presente trabalho propõe verificar, por meio da análise de conteúdo das checagens da plataforma Aos Fatos, se é possível afirmar que a desinformação é utilizada como instrumento político. Nesse sentido, o objetivo principal é observar, por meio das verificações dessa plataforma, se a produção de notícias falsas pode contribuir para a difamação, a manipulação da opinião pública e o incentivo de discursos de ódio entre a população. Esta proposta se justifica pelo entrelaçamento que é possível observar entre a produção de fake news, a esfera política (acontecimentos políticos) e a emergência de agências e sites de fact-checking no Brasil desde a primeira década dos anos 2000. Para isso, será feita uma coleta das checagens realizadas pela plataforma de fact-checking Aos Fatos durante um período de dois meses, maio e junho de 2022. A análise das checagens será feita a partir de seis categorias (título e data; tema, a circulação do conteúdo; as fontes citadas; as referências consultadas pela aos Fatos e a repercussão do fato ou situação verificada pela plataforma) a partir das quais buscaremos responder às seguintes perguntas: quais são os conteúdos mais selecionados para serem checados? Quais fontes de consulta são as mais citadas? Quais são as fontes de consulta utilizadas na checagem? Somado a essa análise, propomos realizar entrevistas com os fact-checkers da Aos Fatos com o objetivo de compreender mais profundamente a rotina e as práticas do trabalho de monitoramento de mídias sociais e de verificação de fatos.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1063236 - PATRICIA MONTEIRO CRUZ MENDES
Presidente - 060.325.956-17 - PAULA DE SOUZA PAES - UFPB
Externo à Instituição - VERONICA ALMEIDA DE OLIVEIRA


BANCA DE QUALIFICAÇÃO: JULINY GUIMARAES SA BARRETO

DISCENTE: JULINY GUIMARAES SA BARRETO
DATA: 29/08/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Por videoconferência
TÍTULO: TELEJORNALISMO “PÓS-PANDEMIA”: práticas e ferramentas que ficaram após a cobertura da COVID-19
PALAVRAS-CHAVES: telejornalismo; pós-pandemia; práticas; ferramentas; covid-19
PÁGINAS: 40
RESUMO: Em 11 de março de 2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou o estado da pandemia e as medidas sanitárias para evitar a propagação do vírus, como o distanciamento social e a recomendação de sair de casa apenas em caso de extrema urgência. não só o cotidiano da sociedade, mas também transformou diversas atividades profissionais, inclusive o telejornalismo. O dia a dia e as rotinas de produção de repórteres, apresentadores, produtores e editores tiveram que se adaptar abruptamente à nova realidade. Com o objetivo de apontar quais das práticas e ferramentas utilizadas durante a cobertura da pandemia da COVID-19 foram mantidas mesmo após a flexibilização dos protocolos de saúde pública, impostos pelos órgãos de saúde, esta pesquisa realizou uma análise televisiva de 15 edições do Jornal Nacional e 12 edições do jornal matutino Bom Dia Paraíba, além de entrevistas abertas e semiestruturadas com editores de diversos programas locais e nacionais da Rede Globo, além de revisão bibliográfica sobre a evolução do telejornalismo e suas transformações frente às novas tecnologias . Em um momento em que o noticiário se tornou um grande protagonista, em detrimento de velhos paradigmas em termos de qualidade de imagem, ângulo e enquadramento, recursos como videochamadas ao vivo e entrevistas gravadas pelos próprios entrevistados, por meio de smartphones, são alguns dos destaques neste período “pós-pandemia”.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ELANE GOMES DA SILVA OLIVEIRA
Presidente - 1461052 - LAERTE JOSE CERQUEIRA DA SILVA
Interno - 2132044 - LUIS AUGUSTO DE CARVALHO MENDES

 

BANCA DE QUALIFICAÇÃO: COGENES FELIPE SILVA DE LIRA

DISCENTE: COGENES FELIPE SILVA DE LIRA
DATA: 29/08/2022
HORA: 16:00
LOCAL: Por videoconferência
TÍTULO: VAZA JATO E FARRA DAS DIÁRIAS: como publicações nas redes sociais deixam rastros digitais para o Jornalismo Investigativo
PALAVRAS-CHAVES: Jornalismo investigativo, Jornalismo digital, Rastros digitais, Redes sociais digitais.
PÁGINAS: 66
RESUMO: Este trabalho discursa sobre os resultados parciais de pesquisa para o exame de pré-banca do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal da Paraíba. Este estudo analisa como as publicações em redes sociais digitais se tornam elementos que baseiam a construção de reportagens investigativas nos portais The Intercept Brasil e Paraíba Já. Para tal, iremos avaliar o conteúdo das séries de reportagens ‘Vaza Jato’ e ‘Farra das Diárias’ e identificar padrões na obtenção de dados, visando apontar como os rastros digitais se tornaram meio de prova, além da prática de utilização e filtragem das informações disponibilizadas em perfis na internet pelos veículos. O trabalho toma por base conceitos de jornalismo investigativo, jornalismo digital, rastros digitais e redes sociais digitais. Teóricos como Fortes (2005), Lopes e Proença (2003), Nascimento (2010), Côrrea (2012), Bruno (2012), Recuero (2009), entre outros autores, dialogam com o trabalho.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ELANE GOMES DA SILVA OLIVEIRA
Presidente - 1461052 - LAERTE JOSE CERQUEIRA DA SILVA
Interno - 2132044 - LUIS AUGUSTO DE CARVALHO MENDES

 

BANCA DE QUALIFICAÇÃO: ALLYNE CAMYLLA PAZ DE SOUZA

DISCENTE: ALLYNE CAMYLLA PAZ DE SOUZA
DATA: 26/08/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Por videoconferência
TÍTULO: Jornalistas da resistência: histórias de vida de jornalistas negras do Rio Grande do Norte
PALAVRAS-CHAVES: jornalistas negras; história de vida; interseccionalidade; racismo estrutural; antirracismo.
PÁGINAS: 99
RESUMO: Este texto é o relatório do documentário que relata a história de vida de quatro jornalistas negras que residem em Natal, capital do estado do Rio Grande do Norte, situado na Região Nordeste do Brasil. Será abordado como os marcadores sociais de raça e gênero influenciam diretamente na vida das profissionais negras do jornalismo norte-rio-grandense. O trabalho é dividido em três etapas, a primeira abordando conceitos primordiais para elaboração da pesquisa, como interssecionalidade (AKOTIRENE, 2019), racismo estrutural (ALMEIDA, 2019) e questões relacionadas ao feminismo negro (GONZALES, 2020); (CARNEIRO, 2003). Foram utilizados a história de vida (MARTINEZ, 2015) e o documentário como metodologias e por fim será apresentada uma análise sobre a percepção das entrevistadas em relação a presença do racismo e violência de gênero no ambiente de trabalho. Essa pesquisa também resultará na produção de um documentário - além deste relatório - que tem como objetivo evidenciar como essas jornalistas lidam com a interseccionalidade no meio jornalístico.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - DENISE CARVALHO DOS SANTOS RODRIGUES
Presidente - 337177 - GLORIA DE LOURDES FREIRE RABAY
Interno - 1063236 - PATRICIA MONTEIRO CRUZ MENDES


BANCA DE QUALIFICAÇÃO: ELISÂNGELA MARINHO BEZERRA

DISCENTE: ELISÂNGELA MARINHO BEZERRA
DATA: 26/08/2022
HORA: 09:00
LOCAL: Por videoconferência
TÍTULO: UMA PROPOSTA DE VÍNCULO ENTRE A CRIANÇA E O JORNALISMO: Uma análise do Repórter Rá-Teen-Bum
PALAVRAS-CHAVES: Criança; Adolescente; Repórter Rá-Teen-Bum; Sociologia da Infância; Jornalismo.
PÁGINAS: 68
RESUMO: Esta pesquisa investiga o jornalismo infantil brasileiro a partir de um estudo do Repórter Rá-Teen-Bum, exibido de 2016 a 2018, na TV Cultura e TV Rá-Tim-Bum. O objetivo é analisar a participação infantil e os valores-notícias adotados pelo programa. Para atingir esta proposta, optou-se por uma pesquisa de natureza básica, objetivo exploratório, abordagem qualitativa por meio de um estudo documental. Para compor o corpus, foram escolhidos os 36 episódios do Repórter Rá-Teen-Bum, disponíveis no YouTube. A finalidade foi conhecer o lugar que as crianças e adolescentes ocupavam nas matérias e reportagens, a partir da defesa do protagonismo infantil apontado pela Sociologia da Infância. Assim como o direito de participação assegurado na Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança (1989). Também buscou-se observar quais assuntos o Repórter Rá-Teen-Bum escolhia ofertar ao seu público e para isso foi utilizada a tabela de valor-notícia elaborada por Silva (2005). Sobre o programa, abordam-se, ainda, detalhes dos quadros, cenário, linguagem, logomarca, trilha sonora, entre outras informações. A análise aponta para a promoção de um protagonismo infantojuvenil nos conteúdos, ao visualizarmos crianças e adolescentes sendo entrevistadas ou até mesmo na função de repórter e apresentador. O estudo também gera uma reflexão sobre o que o jornalismo considera importante noticiar ao público infantil, já que foi percebido que predomina o valor-notícia entretenimento.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - JULIANA DORETTO
Presidente - 2132044 - LUIS AUGUSTO DE CARVALHO MENDES
Interno - 1063236 - PATRICIA MONTEIRO CRUZ MENDES


BANCA DE QUALIFICAÇÃO: IAGO SARINHO DE OLIVEIRA

DISCENTE: IAGO SARINHO DE OLIVEIRA
DATA: 25/08/2022
HORA: 15:00
LOCAL: Por videoconferência
TÍTULO: RÁDIO ESPORTIVO EM EXPANSÃO: O DEPARTAMENTO DE ESPORTES DA RÁDIO TABAJARA NO ANIVERSÁRIO DE 85 ANOS DA EMISSORA
PALAVRAS-CHAVES: Rádio Expandido, Rádio Hipermidiático, Rádio Convergente, Rádio Esportivo, Rádio Tabajara.
PÁGINAS: 69
RESUMO: A presente dissertação aborda os conceitos de Rádio Expandido (Kischinhevsky, 2016), Hipermidiático (Lopez, 2010) e Convergente (Ferraretto, 2012) a partir de um Estudo de caso com observação participante sobre o departamento esportivo da Rádio Tabajara, emissora vinculada ao governo da Paraíba que, em 2022, completa 85 anos de existência. Para tal, são realizados diálogos teóricos com pesquisadores contemporâneos sobre o rádio esportivo, além da reconstrução do caminho histórico do rádio no Brasil e, principalmente da cobertura esportiva radiofônica nacional e na Paraíba. O objetivo é compreender como se dão as experiências em convergência e mobilidade do rádio esportivo na Tabajara, a partir da análise do Youtube e Whatsapp da emissora. Para isso, utiliza-se dados documentais, entrevistas semi-estruturadas e registros de história oral. A pesquisa demonstra, a partir das experiências com o esporte na Tabajara, processos atuais de assimilação e incorporação das mudanças vivenciadas na rotina de produção radiofônica, com resultados quantitativos e qualitativos obtidos ao longo do ano de 2022.
MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 6104346 - EDONIO ALVES DO NASCIMENTO
Presidente - 1063236 - PATRICIA MONTEIRO CRUZ MENDES
Interno - 1349487 - ZULMIRA NOBREGA PIVA DE CARVALHO


BANCA DE QUALIFICAÇÃO: GEOVANNA TEIXEIRA NASCIMENTO

DISCENTE: GEOVANNA TEIXEIRA NASCIMENTO
DATA: 25/08/2022
HORA: 19:00
LOCAL: Por videoconferência
TÍTULO: A INFLUÊNCIA DA REDE ITA NA CONSTRUÇÃO DA CULTURA DO BASQUETE EM CAMPINA GRANDE
PALAVRAS-CHAVES: Jornalismo esportivo; Rede Ita; Basquete Unifacisa; Campina Grande.
PÁGINAS: 33
RESUMO: A Rede Ita é afiliada da TV Cultura em Campina Grande, na Paraíba, e desde 2012 dedica uma parte da programação para a cobertura diária e a transmissão de jogos do Basquete Unifacisa, sendo a primeira emissora de TV aberta da Paraíba a transmitir jogos da modalidade para à população. O presente trabalho tem como objetivo compreender como a Rede Ita (antiga TV Itararé) contribuiu para a criação da cultura do basquete na cidade e para isso será elaborada uma série de quatro podcasts intitulada É Cesta! O trabalho está sendo feito, primeiramente, a partir da busca de referencial teórico sobre jornalismo e memória, jornalismo esportivo, transmissões televisivas esportivas e processos de elaboração de podcasts. No produto final, serão entrevistados jornalistas, dirigentes e torcedores. Como resultado, espera-se compreender a influência que a emissora campinense tem na massificação do basquete na cidade.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - BRUNO ANDERSON FERREIRA BALACÓ
Presidente - 2334313 - FABIANA CARDOSO DE SIQUEIRA
Interno - 060.325.956-17 - PAULA DE SOUZA PAES - UFPB

 

BANCA DE QUALIFICAÇÃO: MATEUS BEZERRA ARAÚJO
DISCENTE: MATEUS BEZERRA ARAÚJO
DATA: 25/08/2022
HORA: 18:00
LOCAL: Por videoconferência
TÍTULO: AS ROTINAS PRODUTIVAS DO TELEJORNALISMO NA COVID-19: O CASO DAS EMISSORAS DA REDE GLOBO DA PARAÍBA
PALAVRAS-CHAVES: Telejornalismo. Rotinas Produtivas. Covid-19. Reestruturação. Tecnologia.
PÁGINAS: 56
RESUMO: Diante do contexto de pandemia de Covid-19 percebeu-se que a necessidade e a demanda por informações aumentou de forma considerável, e a imprensa precisou multiplicar os esforços para manter suas coberturas, adaptando as rotinas dos profissionais de jornalismo para se adequar às recomendações de segurança indicadas pela Organização Mundial de Saúde, de modo a garantir a saúde de seus profissionais e, em consequência, de suas fontes. Assim, este trabalho tem como finalidade identificar os principais impactos que a pandemia de Covid-19 vem trazendo para as rotinas produtivas dos profissionais das emissoras de televisão paraibanas afiliadas da Rede Globo. Para isso, a presente pesquisa toma como base a Observação Participante, dando ênfase às experiências vivenciadas por esses profissionais a partir das modificações trazidas pelo coronavírus no recorte de tempo que contempla os anos de 2020 e 2021, através de entrevistas em profundidade semiestruturadas. Como aporte teórico tomamos como norte estudiosos como Traquina (2005), Vizeu (1999), Harvey (1992), Berger e Luckmann (1985), Figaro (2014), dentre outros, que investigam o jornalismo, o construtivismo, as práticas profissionais e a acumulação flexível. Como resultados, esperamos analisar o desdobramento que a pandemia de Covid-19 vem trazendo para o telejornalismo paraibano, quais as mudanças impostas por esse contexto, e quais os perfis que esses profissionais adotaram diante destes cenários. Com isso, pretendemos contribuir com o registro histórico das mudanças vivenciadas pelo telejornalismo paraibano neste cenário pandêmico.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 238.738.680-91 - ALFREDO EURICO VIZEU PEREIRA JUNIOR - UFPE
Interno - 1461052 - LAERTE JOSE CERQUEIRA DA SILVA
Externo à Instituição - VERONICA ALMEIDA DE OLIVEIRA

 

BANCA DE QUALIFICAÇÃO: PHILIPE PHAUSTINO ALBUQUERQUE DE ARAUJO

DISCENTE: PHILIPE PHAUSTINO ALBUQUERQUE DE ARAUJO
DATA: 23/08/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Por videoconferência
TÍTULO: JORNALISMO MULTIPLATAFORMA: ANÁLISE DE PERFIS JORNALÍSTICOS PARAIBANO NO FEED DO INSTAGRAM
PALAVRAS-CHAVES: Jornalismo Multiplataforma; Jornalismo em redes sociais, Instagram; CBN João Pessoa; Jornal A União: Emerson Mofi.
PÁGINAS: 53
RESUMO: Esse trabalho discursa sobre os resultados parciais de pesquisa para o exame de pré-banca do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo. Este estudo visa analisar o conteúdo jornalístico publicado na rede social Instagram, em específico o feed de compartilhamento dos perfis @cbnparaiba, @mofipixbet e @jornalauniao, na data de 01 a 30 de junho de 2022. Para isso, iremos avaliar o conteúdo e transformar em métricas, visando apontar como vem sendo utilizado a ferramenta pelos meios de comunicação. O trabalho toma como base conceitos como: cultura da convergência, cultura da participação, e interatividade. Os teóricos Rost (2013), Bradshaw (2014), Jenkins (2009), Shirky (2011), Recuero (2009), entre outros autores, dialogam com o trabalho.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1461052 - LAERTE JOSE CERQUEIRA DA SILVA
Externo à Instituição - MARINA MAGALHAES DE MORAIS
Presidente - 1349487 - ZULMIRA NOBREGA PIVA DE CARVALHO

 

BANCA DE QUALIFICAÇÃO: KLEBER NUNES DA SILVA

DISCENTE: KLEBER NUNES DA SILVA
DATA: 23/08/2022
HORA: 15:00
LOCAL: Por videoconferência
TÍTULO: Rádio Frei Caneca FM: os desafios da comunicação pública na construção da cidadania
PALAVRAS-CHAVES: Comunicação pública. Mídia sonora. Rádio. Cidadania. Frei Caneca FM.
PÁGINAS: 40
RESUMO: O rádio hipermidiático e expandido traz novas possibilidades, sobretudo, para as emissoras públicas. Esses canais, que por lei devem coexistir como complemento aos sistemas comerciais e estatais, têm um vasto espaço a ser ocupado para além das ondas hertezianas. Nessa perspectiva, esta dissertação tem como objetivo examinar o radiojornalismo público em um ambiente de convergência tecnológica e midiática, inserida em um período de erosão da democracia ocidental. Essa análise se dará a partir do estudo da Rádio Frei Caneca FM, sediada no Recife (PE), berço das primeiras transmissões de rádio no Brasil. O corpus engloba os episódios do podcast homônimo disponibilizado pela emissora, na primeira quinzena do mês de agosto de 2022. O caminho para a compreensão do objeto tem como trilha metodológica a pesquisa documental, a Análise Audioestrutural do Podcast e a investigação/ação/participativa.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ELTON BRUNO BARBOSA PINHEIRO
Presidente - 1063236 - PATRICIA MONTEIRO CRUZ MENDES
Interno - 060.325.956-17 - PAULA DE SOUZA PAES – UFPB



BANCA DE QUALIFICAÇÃO: MIKAELY DE SOUSA BATISTA

DISCENTE: MIKAELY DE SOUSA BATISTA
DATA: 22/08/2022
HORA: 13:00
LOCAL: Por videoconferência
TÍTULO: Análise da multimidialidade no jornalismo do sertão paraibano: mudanças e desafios do portal diário do sertão
PALAVRAS-CHAVES: Jornalismo Digital. Multimidialidade. Convergência. Jornalismo do interior. Portal de Notícias.
PÁGINAS: 42
RESUMO: O avanço das tecnologias impôs transmutações significativas no jornalismo. A necessidade de consumo de notícias por múltiplos meios e a imprescindibilidade dos veículos jornalísticos atenderem à audiência, nas aplicações e implementações nos processos jornalísticos dentro da empresa, estão diretamente relacionadas com essas transmutações. Na tentativa de acompanhar esse ritmo de adaptação da nova realidade, esta dissertação busca estudar como a característica da multimidialidade é usada no jornalismo do sertão paraibano, a partir dos desafios e mudanças estruturais dentro do portal de notícias Diário do Sertão, veículo do Sistema de Comunicação Diário, com sede em Cajazeiras (PB), e de forma específica identificar como se dá o processo de produção e inserção dos conteúdos em multiplataformas. Nossa pesquisa de base teórica dialogará com os conceitos de cibercultura (LEMOS, 2015), cenário da convergência (ARANHA, 2014), narrativa transmídia (JENKINS, 2009), webjornalismo (CANAVILHAS, 2014) e transmutações no jornalismo (SILVA, 2016). A partir de um recorte na seção Tudo sobre Eleições entre os dias 01/06 a 07/07/2022, tencionamos obter dados de como está sendo ampliado o alcance jornalístico no interior por meio da multimidialidade, tema escasso nos autos das produções científicas, de acordo com nossas buscas preliminares. Diante do exposto, temos a possibilidade de analisar o processo de expansão digital do veículo jornalístico Diário do Sertão.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2132044 - LUIS AUGUSTO DE CARVALHO MENDES
Externo à Instituição - MARCELO RODRIGO DA SILVA
Interno - 1349487 - ZULMIRA NOBREGA PIVA DE CARVALHO

 

BANCA DE QUALIFICAÇÃO: JOÃO PEDROSA WANDERLEY NETO

DISCENTE: JOÃO PEDROSA WANDERLEY NETO
DATA: 22/08/2022
HORA: 16:00
LOCAL: Por videoconferência
TÍTULO: Acessibilidade e Estética: Análise Semiótica sobre fotografias jornalísticas
PALAVRAS-CHAVES: acessibilidade; análise de conteúdo; análise semiótica; conotação; fotojornalismo.
PÁGINAS: 39
RESUMO: A partir da compreensão de que o acesso à informação contribuiu para a garantia dos direitos do cidadão, esta pesquisa busca reforçar a necessidade de possibilitar às pessoas com deficiência visual o acesso ao conteúdo publicado em portais de notícias paraibanos, especificamente, aos aspectos estéticos das fotografias jornalísticas. Neste sentido, propõe-se verificar se as formas textuais (textos alternativos, legendas, títulos, subtítulos e corpo da matéria) que acompanham as fotografias jornalísticas, contemplam a compreensão dos aspectos estéticos das imagens publicadas. Para tal, o estudo parte de uma análise semiótica das fotografias à luz de conceitos barthesianos de denotação e conotação, assim como dos processos de conotação (trucaje, pose, objetos, sintaxis, esteticismo, fotogenia) para, em seguida, realizar uma análise de conteúdo, segundo Bardin, dos elementos textuais das notícias a fim de identificar ausências, presenças, convergências e divergências em relação aos significados obtidos na análise; por fim, propõe ainda, através da utilização de figuras de linguagem abordadas por Azeredo, possibilidades de produção textual que possibilitem uma experiência estética às pessoas com deficiência visual.
MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 2794616 - AGDA PATRICIA PONTES DE AQUINO
Presidente - 1117793 - JOANA BELARMINO DE SOUSA
Interno - 6337151 - MARLUCE PEREIRA DA SILVA

 

BANCA DE QUALIFICAÇÃO: THAISE DA SILVA CARVALHO SERRANO

DISCENTE: THAISE DA SILVA CARVALHO SERRANO
DATA: 22/08/2022
HORA: 15:00
LOCAL: Por videoconferência
TÍTULO: CONVERGÊNCIA JORNALÍSTICA EM TEMPOS DE COVID-19: UMA ANÁLISE DO TELEJORNAL BOM DIA PARAÍBA DA REDE PARAÍBA DE COMUNICAÇÃO
PALAVRAS-CHAVES: Convergência Jornalística. Telejornalismo. Bom Dia Paraíba. Covid-19.
PÁGINAS: 37
RESUMO: Esse trabalho traz reflexões parciais da pesquisa para o exame de pré-banca (qualificação) do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo. O principal objetivo do estudo final é analisar as dimensões de convergência jornalística nos âmbitos tecnológico, empresarial, profissional, de conteúdo e de audiência realizados pelo telejornal Bom Dia Paraíba, em tempos de pandemia. O telejornal é uma produção das TVs Cabo Branco e Paraíba, pertencentes à Rede Paraíba de Comunicação, empresa filiada da Globo na Paraíba. Como aporte teórico, estudamos o telejornalismo e suas transformações; a convergência, sua história e conceitos; o conteúdo e a linguagem dos meios dentro da convergência e fizemos uma cronologia da Covid-19 e os impactos dela na rotina de produção jornalística. Hipotetizamos que o telejornal em questão realiza convergência de maneira limitada nas dimensões tecnológica, empresarial, profissional e de audiência. Para isso, realizaremos um estudo com abordagem quanti-qualitativa e objetivo exploratório, tendo como base também o referencial teórico e os critérios de convergência jornalística elencados por Salaverría, Garcia Avilés e Masip (2010). Para delimitar nosso corpus, analisaremos um total de 30 programas, sendo dez em março de 2020, dez em março de 2021 e dez em março de 2022. Como resultado parcial foi encontrado convergência em dimensões tecnológica, empresarial, profissional e de audiência.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2334313 - FABIANA CARDOSO DE SIQUEIRA
Externo à Instituição - LIANA VIDIGAL ROCHA
Presidente - 2132044 - LUIS AUGUSTO DE CARVALHO MENDES

 

BANCA DE QUALIFICAÇÃO: ANDRÉ NAZARO DE CARVALHO
DISCENTE: André Nazaro de Carvalho
DATA: 18/08/2022
HORA: 14:30
LOCAL: Por videoconferência
TÍTULO: RELATÓRIO DO PERFIL “GENTE DE TODA COR”: O INSTAGRAM COMO CANAL DE INFORMAÇÕES JORNALÍSTICAS SOBRE A POPULAÇÃO LGBTI+
PALAVRAS-CHAVES: Instagram; Imprensa LGBTI+;Teoria Queer; INFOtenimento; Jornalismo Especializado.
PÁGINAS: 35
RESUMO: Os estudos acerca da representatividade da comunidade LGBTI+ tem crescido muito nos últimos anos, sobretudo por conta da luta de seus membros por visibilidade e equidade de direitos civis e políticos. Objetivo deste relatório é descrever a criação do “Gente de Toda Cor”, perfil de caráter informativo no Instagram, fortalecido com as práticas do jornalismo especializado com a proposta de INFOtenimento. O produto reúne informações diversas sobre saúde, políticas públicas e direitos civis desta parcela da população, a fim de contribuir para a quebra de estereótipos e preconceitos, além de promover o reconhecimento em rede da comunidade LGBTI+. O trabalho é amparado a partir de um recorte histórico da Imprensa LGBTI+ brasileira que demonstra sua importância ao longo das décadas como espaço de luta e reafirmação das identidades LGBTI+ no país, fazendo um diálogo com o que dizem os principais estudiosos da Teoria Queer e os conceitos de Jornalismo Digital e Jornalismo em Redes Sociais.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2334313 - FABIANA CARDOSO DE SIQUEIRA
Externo à Instituição - FELIPE VIERO KOLINSKI MACHADO MENDONÇA
Presidente - 1117793 - JOANA BELARMINO DE SOUSA

 

BANCA DE DEFESA: CLÉBIO PEREIRA DE MELO

DISCENTE: CLÉBIO PEREIRA DE MELO
DATA: 18/08/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Por videoconferência
TÍTULO: “#VazaJato”: os indicadores de transparência editorial nas reportagens da série jornalística do The Intercept Brasil
PALAVRAS-CHAVES: Jornalismo; transparência; Vaza Jato; Lava Jato, The Intercept Brasil.
PÁGINAS: 95
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação
RESUMO: Esta pesquisa investiga como o conceito de transparência tem sido aplicado ao jornalismo e como a agência de notícias na internet The Intercept Brasil (TIB) fez uso dela na série de reportagens “#VazaJato”, que revelou ao Brasil transgressões de integrantes do Ministério Público Federal (MPF) e de um juiz durante as investigações de esquemas de corrupção na maior empresa pública brasileira, envolvendo figuras públicas de destaque na política nacional (Operação e Força-tarefa Lava Jato). Para esses objetivos, discutimos algumas das crises pelas quais passa o jornalismo nessas primeiras décadas do século XXI e o conceito de transparência em diversos âmbitos da vida social, incluindo quando seu uso é negativo. Como método, foi aplicada a análise de conteúdo (BARDIN, 1979) para elencar, a partir do conceito proposto por Christofoletti e Becker (2020), quais os indicadores de transparência podem ser identificados na série do TIB. O corpus deste estudo é composto por 29 textos predominantemente informativos que foram produzidos e publicados originalmente pelo The Intercept Brasil. Identificamos que o veículo usou recursos relacionados à transparência, sobretudo, para contrapor acusações de manipulação de conteúdo e contextos. O TIB dividiu o método empregado em apurações e os princípios norteadores entre reportagens e editoriais, principalmente.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ELANE GOMES DA SILVA
Interno - 1461052 - LAERTE JOSE CERQUEIRA DA SILVA
Presidente - 1125675 - SANDRA REGINA MOURA

 

BANCA DE DEFESA: GILMARA DIAS DO NASCIMENTO

DISCENTE: GILMARA DIAS DO NASCIMENTO
DATA: 17/08/2022
HORA: 19:30
LOCAL: Por videoconferência
TÍTULO: Sou Repórter Correio: As motivações do público para atuar na coprodução do Jornal da Correio
PALAVRAS-CHAVES: Coprodução; televisão; telejornalismo; recepção; Sou Repórter Correio.
PÁGINAS: 82
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação
RESUMO: Depois de vivenciar anos dentro de uma redação, é inevitável perceber as mudanças pelas quais passou o jornalismo. Uma delas foi o papel do cidadão dentro do processo de construção tanto da notícia em si quanto dos noticiários. Esta pesquisa investiga as motivações que levam os cidadãos a produzir vídeos para o telejornal Jornal da Correio (TV Correio, afiliada Record TV na Paraíba) através do quadro “Sou Repórter Correio”, bem como as percepções dos mesmos após a veiculação. Para atingir este objetivo, como referencial teórico discutimos diferentes conceitos que envolvem a participação do público nos telejornais. Como método, realizamos entrevistas semiestruturadas com 10 coprodutores, que participaram do quadro enviando vídeos. Além disso, também foi feita observação participante na redação do Jornal da Correio para compreender os aspectos de recebimento e das rotinas produtivas aplicadas para a utilização desses vídeos. Com base nos resultados alcançados, nosso estudo auxiliou a aprofundar conhecimentos sobre o que motiva o público a participar, indicando que há a crença de que a televisão encurta caminhos entre população e autoridades públicas para que problemas de cunho coletivo possam ser resolvidos. Esse é um grande fator motivador e que aproxima os coprodutores do campo do jornalismo bem como os profissionais dos coprodutores.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2334313 - FABIANA CARDOSO DE SIQUEIRA
Externo à Instituição - JHONATAN ALVES PEREIRA MATA
Interno - 1461052 - LAERTE JOSE CERQUEIRA DA SILVA



BANCA DE DEFESA: LAURA RAYSSA DE ANDRADE CABRAL

DISCENTE: LAURA RAYSSA DE ANDRADE CABRAL
DATA: 08/08/2022
HORA: 09:00
LOCAL: Por videoconferência
TÍTULO: JORNALISMO AUTOMATIZADO: Inteligência Artificial e robôs nas redações das organizações jornalísticas
PALAVRAS-CHAVES: jornalismo; automação; softwares; Natural Language Generation; PDPA.
PÁGINAS: 110
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação
RESUMO: A partir da Inteligência Artificial (IA) e mediante o aumento de dados digitais, iniciativas de automação no jornalismo passaram a se intensificar em vários países no mundo, provocando implicações que ecoam nos jornalistas, nas organizações jornalísticas e nos diversos públicos. No Brasil, iniciativas que fazem uso de robôs com IA estão se fortalecendo, realidade que se assemelha a de muitos países, como os Estados Unidos, onde o jornalismo automatizado se expande. Por conseguinte, esta dissertação objetiva compreender as dimensões do jornalismo automatizado, através do estudo do funcionamento dos robôs com IA, e suas implicações nas redações das organizações jornalísticas, com a finalidade de apreender em qual estágio se encontra o jornalismo automatizado no Brasil. Como metodologia empírica, realizamos um mapeamento de iniciativas jornalísticas brasileiras que fazem uso de robôs com IA e um estudo de caso de duas iniciativas específicas, as robôs Fátima e Elas no Congresso. Os principais resultados obtidos com a pesquisa apontam para o fortalecimento do jornalismo automatizado no Brasil, como uma prática inovadora nas redações; a constituição de novos ecossistemas jornalísticos em que trabalham mutuamente atores humanos e não-humanos; a potencialização das características humanas por parte dos jornalistas e a crescente utilização de tecnologias com Inteligência Artificial no presente e no futuro do jornalismo.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2334313 - FABIANA CARDOSO DE SIQUEIRA
Externo à Instituição - RITA DE CÁSSIA ROMEIRO PAULINO
Interno - 1349487 - ZULMIRA NOBREGA PIVA DE CARVALHO



BANCA DE DEFESA: SAMUEL AMARAL VERAS BONIFACIO
DISCENTE: SAMUEL AMARAL VERAS BONIFACIO
DATA: 04/08/2022
HORA: 08:30
LOCAL: Por videoconferência
TÍTULO: BIU RAMOS: O TIMONEIRO DA ARCA DE SONHOS NOTAS PARA UMA BIOGRAFIA
PALAVRAS-CHAVES: Biu Ramos; Narrativas Biográficas; Jornalismo Literário; Memória.
PÁGINAS: 318
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação
RESUMO: Este trabalho consiste no relatório acadêmico-científico do livro-reportagem Biu Ramos: o timoneiro da Arca de Sonhos — notas para uma biografia, sobre o jornalista e escritor paraibano Severino Ramos Pedro da Silva (1938-2018). O objetivo principal do produto é trazer à lume a trajetória pessoal e profissional de Biu Ramos, tido como um dos melhores jornalistas de sua geração e integrante da chamada “era de ouro” da imprensa paraibana nas décadas de 1950 e 1960, quando jovens repórteres chegaram às redações e imprimiram um novo estilo de fazer jornalismo. Biu teve uma trajetória marcante na imprensa paraibana ao longo de toda a segunda metade do século XX. Os objetivos específicos são descrever a relação entre Jornalismo, História e Memória, bem como tecer considerações sobre o Livro-reportagem e sua relação com o Jornalismo Literário. A metodologia que perfaz todo o produto consiste principalmente no método biográfico, que envolve pesquisas documentais no acervo pessoal do biografado, pesquisas bibliográficas em fontes secundárias, e entrevistas em profundidade semiestruturadas com parentes, amigos e colaboradores de Biu Ramos.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - BRUNO RAFAEL DE ALBUQUERQUE GAUDÊNCIO
Interno - 337177 - GLORIA DE LOURDES FREIRE RABAY
Presidente - 1117793 - JOANA BELARMINO DE SOUSA


BANCA DE DEFESA: GABRIELA BARBOSA NEVES

DISCENTE: GABRIELA BARBOSA NEVES
DATA: 09/05/2022
HORA: 16:00
LOCAL: Por videoconferência
TÍTULO: CORPOS DE MÃE um retrato das mulheres que tiveram filhos com microcefalia
PALAVRAS-CHAVES: jornalismo literário; jornalismo longform; microcefalia
PÁGINAS: 80
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação
RESUMO: Este trabalho consiste em uma reportagem longform, utilizando-se de técnicas do jornalismo literário, tratando do tema mães de crianças com microcefalia, abordando suas vidas para além da maternidade. Embora o trabalho não pretenda fazer uma crítica aprofundada da cobertura do tema, o mesmo nasceu a partir do incômodo da pesquisadora sobre a realidade das mulheres que criam crianças com deficiência e que muitas vezes são retratadas na mídia, com abordagem de senso comum, em geral, superficial baseada, apenas em estatísticas. A reportagem será elaborada em formato longform devido a liberdade que o mesmo permite dentro do meio digital, além de ser uma narrativa de maior profundidade, com escrita atraente, em que por vezes utiliza-se elementos multimídia e será hospedada na plataforma Medium, neste link: https://bityli.com/Dstav. A produção da reportagem é o objetivo principal da pesquisa, onde se busca aprofundar a abordagem da vida dessas mulheres, mostrando-as para além do constructo da maternidade. Apresentam-se como outros objetivos, refletir sobre a importância do jornalismo literário para o jornalismo atual, assim como debater a necessidade de políticas públicas sistemáticas para o enfrentamento à realidade dessas mulheres. Pretendemos ainda apontar o longform como uma ferramenta de valorização e resgate da reportagem em profundidade. Para construir o produto, utilizamos como método a entrevista em profundidade, segundo Duarte (2005), e fizemos uso da humanização, construção cena a cena, imersão e diversas outras características do jornalismo literário.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 337177 - GLORIA DE LOURDES FREIRE RABAY
Presidente - 1117793 - JOANA BELARMINO DE SOUSA
Externo ao Programa - 338286 - SUELLY MARIA MAUX DIAS

 

BANCA DE QUALIFICAÇÃO: JULIANA BANDEIRA MORAIS

DISCENTE: JULIANA BANDEIRA MORAIS
DATA: 03/03/2022
HORA: 16:00
LOCAL: meet.google.com/hhj-mtuw-qpu
TÍTULO: DEIXA ELA TRABALHAR - AS JORNALISTAS NA COBERTURA ESPORTIVA PARAIBANA
PALAVRAS-CHAVES: Jornalismo Esportivo; Violência de gênero; Mulheres no Jornalismo
PÁGINAS: 99
RESUMO: Mesmo sendo maioria entre os profissionais do jornalismo, as mulheres são minoria em alguns nichos editoriais, como política, polícia e esportes. A cobertura esportiva paraibana repete a tendência nacional de prevalência dos profissionais do sexo masculino nas equipes que produzem e veiculam o jornalismo esportivo. Este trabalho conta com relatos da autora e de mais cinco jornalistas de diferentes gerações, escolhidas por exercerem ou terem exercido alguma das funções do ofício em rotinas produtivas de emissoras de televisão do estado. Os relatos apontam a discriminação e o preconceito que as mulheres ainda vivenciam quanto atuam no jornalismo esportivo contam também as estratégias colocadas em prática pelas mulheres para superação e permanencia no campo esportivo do jornalismo e também as desistênias. A violência de gênero se materializa em constrangimentos de cunho sexual e moral; violência psicológica com questionamentos às suas capacidades, competências e domínio sobre as pautas especializadas do segmento; imposições sobre modos de vestir e se apresentar, como pitacos sobre a cor dos cabelos, a maquiagem e a roupa; diferença salarial e oportunidades de crescimento profissional. As entrevistas foram analisadas a partir de uma percepção de gênero e se constatou semelhanças recorrentes nas experiências de violência vividas pelas jornalistas, quase como uma praxe, que afeta a saúde mental da profissional e que a faz considerar outras alternativas de atuação, quando não provoca, de fato, o distanciamento em relação ao segmento mostrando que é preciso. A violência sofrida pelas mulheres no exercício profissional não tem uma única origem, colegas de redação, chefes, patrões, fontes e até transeuntes são os protagonistas da misoginia sofrida, demonstrando que esse debate/ denúncia deve ser considerado pelas organizações políticas da categoria, pela academia e por toda sociedade a fim de se construir uma sociedade mais democrática e justa.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 337177 - GLORIA DE LOURDES FREIRE RABAY
Interno - 1063236 - PATRICIA MONTEIRO CRUZ MENDES
Externo ao Programa - 1984823 - MARGARETE ALMEIDA NEPOMUCENO

 

BANCA DE DEFESA: SUZY ANNE BATISTA RODRIGUES

DISCENTE: SUZY ANNE BATISTA RODRIGUES
DATA: 23/02/2022
HORA: 15:00
LOCAL: http://meet.google.com/tpq-komy-izk
TÍTULO: STORIES DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS NORDESTINAS: jornalismo público e circulação de notícias no Instagram
PALAVRAS-CHAVES: Jornalismo Público; Assessoria de Comunicação; Instagram Stories; Midiatização e Circulação; IFES nordestinas.
PÁGINAS: 133
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação
RESUMO: O presente trabalho analisa como se apresentam o conteúdo, a linguagem e o formato no Instagram Stories das Assessorias de Comunicação (Ascom) das universidades federais da região Nordeste do Brasil. Parte-se da hipótese de que as experimentações nas Ascom ainda não atendem a critérios uniformizados na plataforma, observando-se, de modo geral, uma subtilização da ferramenta nesse espaço. Como as instituições estão reagindo em termos das mudanças e convergências no jornalismo público e institucional? De que forma estão planejando suas ações acerca do conteúdo, da linguagem e do formato? Para responder essas questões, são utilizados conceitos de redes sociais na Internet, midiatização e circulação discursiva, empregando-se a abordagem metodológica de estudos de casos múltiplos, por meio de entrevistas com os jornalistas responsáveis pela administração das mídias sociais de cinco das 18 universidades federais nordestinas: Universidade Federal do Ceará (UFC); Universidade Federal do Cariri (UFCA); Universidade Federal de Campina Grande (UFCG); Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); e Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA). A pesquisa, de natureza qualitativa, foi realizada através de entrevistas por e-mail com os profissionais, nos meses de novembro de 2020 e novembro de 2021. A ideia foi identificar as principais características que permeiam a produção de conteúdo no Instagram Stories das instituições. A análise dos dados mostrou que há uma tendência de publicação de conteúdos institucionais e de eventos; de uso de uma linguagem interativa e do formato imagético. Os estudos também detectaram que as Ascom não atuam com equipe própria de mídias sociais e não realizam pesquisas de satisfação junto aos usuários sobre o conteúdo publicado na ferramenta. Os resultados revelam ainda que é fundamental o investimento da gestão pública nas Ascom, tendo os jornalistas como comunicadores-curadores da informação e disseminadores do conhecimento. Como contrapartida, é essencial que os profissionais planejem suas ações na rede, criem conteúdo nativo digital e inovador para esse espaço, invistam na divulgação científica e conheçam seu público-alvo, a fim de melhor explorar o potencial da ferramenta e segmentar sua atuação.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1163212 - ANTONIO FAUSTO NETO
Externo à Instituição - MARINA MAGALHAES DE MORAIS
Presidente - 1349487 - ZULMIRA NÓBREGA PIVA DE CARVALHO

 

BANCA DE DEFESA: VITÓRIA BATISTA NUNES DE VASCONCELOS

DISCENTE: VITÓRIA BATISTA NUNES DE VASCONCELOS
DATA: 24/02/2022
HORA: 14:00
LOCAL: http://meet.google.com/jeh-gxjq-jdr
TÍTULO: O jornalista empreendedor e o imaginário da profissão
PALAVRAS-CHAVES: Jornalismo. Imaginário. Empreendedorismo. Paraíba.
PÁGINAS: 136
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação
RESUMO: Com o jornalismo mergulhado em adaptações e mudanças, devido à crise nos modelos de negócios tradicionais e o enxugamento das redações, está em andamento uma proliferação de novos arranjos econômicos. Os empregos formais têm dado lugar ao empreendedorismo. Os jornalistas têm buscado autonomia e independência financeira, por isso, fundam os seus próprios negócios, sobretudo no mundo digital. Durante o século XX, para ser um jornalista ou ser reconhecido como tal, era necessário ser empregado em uma redação. Hoje vemos o processo de desterritorialização da redação, e também a saída desses ambientes em busca de lugares autônomos. Consideramos que, apesar de tais mudanças, o imaginário midiático, a partir de suas tecnologias, pouco concebe imagens do jornalista como um profissional empreendedor, autônomo, independente, criativo, dono de seu próprio negócio. Esta pesquisa visa compreender quais imagens o jornalista empreendedor associa à sua prática profissional. Tomando como base as noções de Imaginário social, em Maffesoli (1988) (2001) (2003) (2010) (2018), as Tecnologias do Imaginário, em Juremir Silva (2007) (2009) (2012), o Jornalismo, em Traquina (2004) (2005), e o empreendedorismo, em José Dornelas (2001) (2008) e Alain Ehrenberg (2010). A investigação utiliza a pesquisa de campo, com entrevistas semiestruturadas com cinco jornalistas empreendedores atuantes no Estado paraibano. Por meio desta pesquisa foi possível identificar 33 imagens acerca do jornalística empreendedor, geradas através da análise das entrevistas realizadas com base nas noções alicerçadas a partir do imaginário.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - DENISE CRISTINA AYRES GOMES
Presidente - 1063236 - PATRICIA MONTEIRO CRUZ MENDES
Interno - 1349487 - ZULMIRA NOBREGA PIVA DE CARVALHO

 

BANCA DE QUALIFICAÇÃO: FERNANDA CRISTINA DOS SANTOS SILVA

DISCENTE: FERNANDA CRISTINA DOS SANTOS SILVA
DATA: 24/02/2022
HORA: 16:00
LOCAL: Por videoconferência
TÍTULO: "ELOS"- UM PODCAST JORNALÍSTICO SOBRE O ACOLHIMENTO E O DESACOLHIMENTO INSTITUCIONAL
PALAVRAS-CHAVES: Jornalismo. Rádio expandido. Podcast. Adoção, acolhimento.
PÁGINAS: 38
RESUMO: O presente trabalho tem o objetivo de construir um podcast intitulado “Elos - Um podcast jornalístico sobre o acolhimento e o desacolhimento institucional”. O objetivo geral é produzir um podcast jornalístico, com uma abordagem narrativa, tendo a finalidade de contar, em três episódios, histórias de jovens que atingem a maioridade sem ter sido adotados, abordando como enfrentam a nova realidade fora das instituições de acolhimento. Tendo como base teórica as noções de rádio expandido, podcast e o formato “storytelling” busca-se aprofundar a temática do desacolhimento por maioridade sob um ângulo mais específico: ouvindo das fontes, por meio de entrevista jornalística, quais as angústias, receios e perspectivas e, por meio dessa escuta atenta, resgatando histórias de vida. A partir dos estudos de adoção e acolhimento em Paiva, Liberatti, e Constantino, compreende-se ainda a perspectiva da adoção e as ações da justiça brasileira. A pesquisa se justifica na necessidade de lançar luz sobre esse tema, e na contribuição social do jornalismo para divulgar e discutir a situação enfrentada por jovens que saem todos os anos dos serviços de acolhimento.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2334313 - FABIANA CARDOSO DE SIQUEIRA
Externo ao Programa - 3337086 - NORMA MARIA MEIRELES MACEDO MAFALDO
Presidente - 1063236 - PATRICIA MONTEIRO CRUZ MENDES

 

BANCA DE DEFESA: PAULO GERSON OLINTO DEODATO

DISCENTE: PAULO GERSON OLINTO DEODATO

DATA: 22/02/2022

HORA: 14:00

LOCAL: meet.google.com/dba-wyxy-vso

TÍTULO: INFODEMIA E COVID-19: AGÊNCIA LUPA NO COMBATE À DESINFORMAÇÃO

PALAVRAS-CHAVES: Desinformação e pandemia. Fake news. Covid-19.

PÁGINAS: 92

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas

ÁREA: Comunicação

RESUMO: Vivemos na era da desinformação, na qual conteúdos falsos se espalham pela internet em questão de segundos, influenciando negativamente o funcionamento da sociedade. Assim, não só a democracia é colocada em risco, como também a saúde das populações ao redor do mundo. Apesar de estarem em amplo crescimento, estas informações falsas prejudicam a humanidade desde muito tempo, bem antes das novas tecnologias surgirem. Nesse sentido, esta pesquisa evidencia os impactos provocados pela desinformação na sociedade e também a relevância do trabalho das agências de checagem no combate às informações falsas. Em primeiro lugar, este estudo discute os conceitos que envolvem as chamadas fake news, e a sua presença na história. Além disso, é discutido também o trabalho da Agência Lupa no combate à desinformação, o que gerou um diagrama com as principais informações falsas que circularam durante os dois primeiros meses da pandemia da Covid-19, baseado nas checagens da Lupa. São discutidas também pesquisas práticas realizadas por meio de um questionário aplicado ao público em geral sobre o consumo de notícias, que obteve 103 respostas, e apresentada uma análise de conteúdo do grupo antivacina do Facebook chamado “O lado obscuro das vacinas”, baseado nos estudos de Bardin (2011). A pesquisa apresenta dados que evidenciam a urgência de um conjunto de medidas que busquem minimizar os impactos da desinformação na sociedade, uma vez que elas podem trazer consequências graves.

MEMBROS DA BANCA:

Externo à Instituição - INGRID FARIAS FECHINE

Interno - 1461052 - LAERTE JOSE CERQUEIRA DA SILVA

Presidente - 1125675 - SANDRA REGINA MOURA

 

BANCA DE QUALIFICAÇÃO: CLÉBIO PEREIRA DE MELO
DISCENTE: CLÉBIO PEREIRA DE MELO
DATA: 24/02/2022
HORA: 18:00
LOCAL: Por videoconferência
TÍTULO: Vaza Jato: os indicadores de transparência editorial na série jornalística do The Intercept Brasil
PALAVRAS-CHAVES: Jornalismo; transparência; Vaza Jato; Lava Jato, The Intercept Brasil.
PÁGINAS: 48
RESUMO: Esta pesquisa investiga como o conceito de transparência tem sido aplicado ao jornalismo e como a agência de notícias na internet The Intercept Brasil (TIB) fez uso dela na série de reportagens “Vaza Jato”, que revelou ao Brasil transgressões de integrantes do Ministério Público Federal (MPF) durante as investigações de esquemas de corrupção envolvendo figuras públicas de destaque na política nacional (Operação e Força-tarefa Lava Jato). Para esses objetivos, discutimos no referencial teórico questões que cercam a supracitada cobertura jornalística: além da transparência editorial, sigilo das fontes e algumas das crises pelas quais passa o jornalismo nessas primeiras décadas do século XXI. Como método, será aplicada a análise de conteúdo (BARDIN, 1979) para elencar, a partir do conceito proposto por Christofoletti e Becker (2020), quais os indicadores de transparência podem ser identificados na série do TIB. O corpus deste estudo é composto por 38 textos produzidos e publicados originalmente pelo The Intercept Brasil, descartados os conteúdos de autoria de veículos de comunicação que foram parceiros na cobertura. A expectativa deste trabalho é esclarecer de que é constituída a transparência jornalística, como os media podem fazer uso dela e indicar com quais limites sua implementação pode esbarrar nas redações.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ELANE GOMES DA SILVA
Interno - 1461052 - LAERTE JOSE CERQUEIRA DA SILVA
Presidente - 1125675 - SANDRA REGINA MOURA

 

BANCA DE QUALIFICAÇÃO: GILMARA DIAS DO NASCIMENTO

DISCENTE: GILMARA DIAS DO NASCIMENTO
DATA: 04/02/2022
HORA: 14:30
LOCAL: Por videoconferência
TÍTULO: Sou Repórter Correio: As motivações do público para atuar na coprodução do Jornal da Correio
PALAVRAS-CHAVES: Coprodução, televisão, telejornalismo, recepção, Sou Repórter Correio.
PÁGINAS: 44
RESUMO: Esta pesquisa investiga as motivações que levam os cidadãos a produzir vídeos para o telejornal Jornal da Correio (TV Correio, afiliada Record TV na Paraíba) através do quadro “Sou Repórter Correio”, bem como as percepções dos mesmos após a veiculação. Para atingir este objetivo, como referencial teórico discutimos diferentes conceitos que envolvem a participação do público nos telejornais. Como método, iremos realizar entrevistas semiestruturadas com 10 coprodutores, escolhidos aleatoriamente, que participaram do quadro enviando vídeos. Além disso, também será realizada observação participante na redação do Jornal da Correio para compreender os aspectos de recebimento, edição e exibição desses vídeos. Será ainda aplicada análise de conteúdo nesse material para compreender aspectos sobre duração, técnicas de edição empregadas (se houve cortes nas falas e imagens sobrepostas) e a presença de informações complementares no material, comparando o conteúdo original com o que foi veiculado. Com base nos resultados alcançados, a expectativa do estudo é aprofundar conhecimentos sobre o que motiva o público a participar e auxiliar em apontamentos para estudos futuros sobre processos de construção da notícia, aproximando ainda mais os coprodutores do campo do jornalismo.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2334313 - FABIANA CARDOSO DE SIQUEIRA
Interno - 1461052 - LAERTE JOSE CERQUEIRA DA SILVA
Externo à Instituição - JHONATAN ALVES PEREIRA MATA

 

BANCA DE QUALIFICAÇÃO: LAURA RAYSSA DE ANDRADE CABRAL
DISCENTE: LAURA RAYSSA DE ANDRADE CABRAL
DATA: 07/02/2022
HORA: 09:00
LOCAL: Por videoconferência
TÍTULO: JORNALISMO AUTOMATIZADO: Inteligência Artificial e robôs nas redações das organizações jornalísticas
PALAVRAS-CHAVES: automação; softwares; Natural Language Generation; PDPA.
PÁGINAS: 64
RESUMO: A partir da Inteligência Artificial (IA) e mediante o aumento de dados digitais, iniciativas de automação no jornalismo passaram a se intensificar em vários países no mundo, provocando implicações que ecoam nos jornalistas, nas organizações jornalísticas e nos diversos públicos. No Brasil, iniciativas que fazem uso de robôs com IA estão se fortalecendo, realidade que se assemelha a de muitos países, como os Estados Unidos, onde o jornalismo automatizado se expande. Por conseguinte, esta dissertação objetiva compreender as dimensões do jornalismo automatizado, através do estudo do funcionamento dos robôs com IA, e suas implicações nas redações das organizações jornalísticas, com a finalidade de apreender em qual estágio se encontra o jornalismo automatizado no Brasil. A partir de um mapeamento de iniciativas jornalísticas brasileiras que fazem uso de robôs com IA, nos propomos a realizar um estudo de caso (YIN, 2001; 2015) de duas iniciativas específicas por meio de análise de conteúdo (BARDIN, 1977) e entrevistas semiestruturadas. O aporte teórico da dissertação aborda conceitos atinentes ao jornalismo automatizado, inovação, Inteligência Artificial, algoritmos, entre outros. Como resultados, esperamos alcançar os objetivos propostos neste trabalho, bem como suscitar estudos futuros que possam contribuir com o jornalismo e a sociedade.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2334313 - FABIANA CARDOSO DE SIQUEIRA
Externo à Instituição - RITA DE CÁSSIA ROMEIRO PAULINO
Interno - 1349487 - ZULMIRA NOBREGA PIVA DE CARVALHO

 

BANCA DE QUALIFICAÇÃO: THAYANE DOS SANTOS MOREIRA

DISCENTE: THAYANE DOS SANTOS MOREIRA
DATA: 15/12/2021
HORA: 15:00
LOCAL: Por videoconferência
TÍTULO: A AUDIÊNCIA EXPANDIDA NO TWITTER NO CASO DA HASHTAG #FANTÁSTICO
PALAVRAS-CHAVES: audiência, TV, Twitter, hashtag, #Fantástico
PÁGINAS: 51
RESUMO: Vivemos em tempos de sociedade midiatizada e a internet está cada vez mais intrínseca na rotina do indivíduo e novos hábitos foram inseridos nela, como o de ver televisão e usar a internet ao mesmo tempo. Assim, a experiência de ver TV mudou ao longo dos anos e o perfil do telespectador também. Com smartphones, tablets e computadores inseridos no cotidiano dos brasileiros, a televisão deixou de ser a única tela transmissora de conteúdo e passou a ser uma dentro das multitelas disponíveis, fazendo com que a audiência seja expandida em diferentes meios ao mesmo tempo. E, enxergando esse tipo de telespectador – que aqui denominamos de telespectador-internauta – alguns programas televisivos estão utilizando do recurso da hashtag para seduzi-lo e gerar conteúdo orgânico nas plataformas de redes sociais. Este trabalho tem como objetivo entender como funciona a audiência expandida na plataforma de rede social Twitter, através da hashtag #Fantástico, além de buscar compreender outras preocupações sobre como o programa Fantástico, da Rede Globo, aproveita essa expansão para conquistar mais telespectadores e também identificar quais assuntos mais geram comentários online. Para isso, foi realizada uma pesquisa quanti-qualitativa de caráter exploratória, utilizando como método a Análise de Conteúdo e a Análise de Redes Sociais com dez edições do Fantástico, exibidas entre os dias 2 de maio e 4 de julho de 2021. Sendo assim, a expectativa é de que o estudo possa identificar como a televisão está usando a internet ao seu favor e o que instiga o telespectador-internauta a tuitar sobre o programa.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 238.738.680-91 - ALFREDO EURICO VIZEU PEREIRA JUNIOR - UFPE
Interno - 1461052 - LAERTE JOSE CERQUEIRA DA SILVA

 

BANCA DE QUALIFICAÇÃO: SAMUEL AMARAL VERAS BONIFACIO

DISCENTE: SAMUEL AMARAL VERAS BONIFACIO
DATA: 14/12/2021
HORA: 16:00
LOCAL: Por videoconferência
TÍTULO: BIU RAMOS: O TIMONEIRO DA ARCA DE SONHOS NOTAS PARA UMA BIOGRAFIA
PALAVRAS-CHAVES: Biu Ramos; Narrativas Biográficas; Jornalismo Literário; Memória.
PÁGINAS: 116
RESUMO: Este trabalho consiste no relatório acadêmico-científico do livro Biu Ramos: o timoneiro da Arca de Sonhos - notas para uma biografia, sobre o jornalista e escritor paraibano Severino Ramos Pedro da Silva (1938-2018). O objetivo principal do produto é resgatar a trajetória pessoal e profissional de Biu Ramos, tido como um dos melhores jornalistas de sua geração e integrante da chamada “era de ouro” da imprensa paraibana nas décadas de 1950 e 1960, quando jovens repórteres chegaram às redações e imprimiram um novo estilo de fazer jornalismo. Os objetivos específicos são descrever a relação entre Jornalismo, História e Memória, bem como tecer considerações sobre o Jornalismo Literário, sua história e características, abordando a cena local. A metodologia que perfaz todo o produto consiste principalmente no Método Biográfico, que envolve pesquisas documentais no acervo pessoal do biografado, pesquisas bibliográficas em fontes secundárias, e entrevistas em profundidade semiestruturadas com parentes, amigos e colaboradores de Biu Ramos. Até o presente momento foram escritos quatro capítulos de um total estimado de 10, tendo como balizas os métodos e técnicas do Jornalismo Literário.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - BRUNO RAFAEL DE ALBUQUERQUE GAUDÊNCIO
Interno - 337177 - GLORIA DE LOURDES FREIRE RABAY
Presidente - 1117793 - JOANA BELARMINO DE SOUSA

 

BANCA DE DEFESA: TATIANA RAMALHO BARBOSA

DISCENTE: TATIANA RAMALHO BARBOSA

DATA: 23/07/2021

HORA: 10:00

LOCAL: https://meet.google.com/muj-xzoy-jti

TÍTULO: LIVRO-REPORTAGEM “Paraíba no Prato, Orgulho no Peito”: a gastronomia armorial paraibana e a trajetória do chef Onildo Rocha

PALAVRAS-CHAVES: Jornalismo Gastronômico. Gastronomia Paraibana. Gastronomia Armorial. Onildo Rocha.

PÁGINAS: 156

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas

ÁREA: Comunicação

RESUMO: As receitas culinárias fazem parte dos veículos de comunicação no Brasil há décadas, especialmente nos jornais impressos. Este espaço, aos poucos, vem crescendo, modificando-se e hoje, pode-se afirmar que o jornalismo gastronômico já conquistou seu lugar também nas telas de TV, revistas e portais de notícias. No entanto, atualmente há uma conotação diferente. A gastronomia passa a ser tratada como fenômeno cultural, exigindo reportagens cada vez mais elaboradas e firmando-se como uma especialidade importante no Jornalismo. Desta forma, esta pesquisa nasceu do intuito de contar a trajetória do chef de cozinha Onildo Rocha, de forma a representar a identidade paraibana, bem como contribuir para promover a relevância da territorialidade, fundamentada nos saberes locais e nos costumes identitários. A escolha pela elaboração de um livro-reportagem perfil tem como objetivo registrar as histórias e o trabalho do chef além de trazer à tona valores relacionados à alimentação paraibana, contar a história de ingredientes e pratos típicos do estado. Ademais, projeta-se com este trabalho chamar a atenção para um estilo diferente de cozinha: a gastronomia armorial. Para tanto, o percurso teórico percorreu as áreas da gastronomia, com Freixa e Chaves (2017), Standage (2010) e Cascudo (2009 e 2011); do jornalismo cultural, com Piza (2004), Ballerini (2015), Marques de Melo (2010) e do jornalismo literário com Pena (2017;2019), Lima (2009) e Martinez (2008).

MEMBROS DA BANCA:

Presidente - 1349487 - ZULMIRA NOBREGA PIVA DE CARVALHO

Interno - 084.570.854-68 - LUIZ CUSTODIO DA SILVA - UEPB

Externo à Instituição - RENATA MARIA DO AMARAL



BANCA DE QUALIFICAÇÃO: NIUTILDES BATISTA PEREIRA

DISCENTE: NIUTILDES BATISTA PEREIRA
DATA: 06/12/2021
HORA: 16:00
LOCAL: Por videoconferência
TÍTULO: O MARCO DO CARIRI: Documentário biográfico sobre os caminhos culturais traçados pelo artista popular Marco di Aurélio.
PALAVRAS-CHAVES: Folkcomunicação, Ativista Midiático, Documentário. Biografia.
PÁGINAS: 60
RESUMO: O presente projeto visa narrar a história de Marco di Aurélio, personagem pernambucano relevante da cultura paraibana, fazendo conexões entre as suas memórias pessoais até a atualidade, destacando a identidade do cariri onde vem realizando trabalhos artísticos que estimulam os artistas populares locais. O produto resultante dessa pesquisa, será a realização de um documentário biográfico que fará um panorama geral de suas atuações relacionada à folkcomunicação, precisamente com o conceito dos ativistas midiáticos, onde pontua a relação ativa de Marco di Aurélio em sua trajetória de vida, com a cultura popular e o universo da comunicação. Através da história de vida, foram utilizados recursos jornalísticos como a entrevista em profundidade e também a observação participante nas fases de produção do documentário, para relatar a história de vida desse personagem popular. Conto com o assoalho teórico dos autores Beltrão(1980), Melo(2008), Trigueiro(2008), Schmidt(2015), Vilas Boas(2003), Lima(1995), Nichols(2005), Lucena(2012), Duarte(2005), Medina(2006) e Bezerra(2014). O documentário tem o intuito de contribuir para a memória do povo do cariri paraibano mostrando através da atuação do personagem Marco di Aurélio, o contexto cultural da região inseridos nas mídias sociais pelos seus registros audiovisuais.
MEMBROS DA BANCA:
Interno - 337177 - GLORIA DE LOURDES FREIRE RABAY
Presidente - 084.570.854-68 - LUIZ CUSTODIO DA SILVA - UEPB
Externo à Instituição - OSVALDO MEIRA TRIGUEIRO

 

BANCA DE QUALIFICAÇÃO: SUZY ANNE BATISTA RODRIGUES
DISCENTE: SUZY ANNE BATISTA RODRIGUES
DATA: 06/09/2021
HORA: 15:00
LOCAL: Por videoconferência
TÍTULO: STORIES DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS NORDESTINAS: jornalismo público e circulação de notícias no Instagram
PALAVRAS-CHAVES: Jornalismo Público; Redes Sociais; Instagram Stories; Midiatização e Circulação; IFES nordestinas.
PÁGINAS: 89
RESUMO: O presente trabalho tem como objetivo analisar como se apresentam o conteúdo, a linguagem e o formato no Instagram Stories das Ascom das universidades federais da região Nordeste do Brasil. Parte-se da hipótese de que as experimentações nas Ascom ainda não atendem a critérios uniformizados no Instagram Stories, observando-se uma subtilização da ferramenta nesse espaço. Como as instituições estão reagindo em termos das mudanças e convergências no jornalismo público? De que forma estão planejando seus próximos passos acerca do conteúdo (divulgação científica, de editais e de eventos, reposts, memes e fotos em geral da comunidade acadêmica, entre outros assuntos de interesse do público-alvo), da linguagem (jornalística e interativa/informal) e do formato (textual, imagético, em vídeo e misto)? Para responder essas questões, são utilizados conceitos de redes sociais na Internet, jornalismo público, midiatização e circulação discursiva, empregando-se técnicas metodológicas de análise de conteúdo e entrevistas com os jornalistas responsáveis pela administração das mídias sociais das 18 universidades nordestinas. A ideia é encontrar procedimentos que permitam contribuir para a indicação de boas práticas no uso da ferramenta, propondo alterações de processos, práticas e rotinas jornalísticas. Como resultados iniciais, observamos que a maioria das Ascom não tem equipe própria de mídias sociais; resumem-se a publicar conteúdo sobre eventos, ficando em segundo plano assuntos essenciais para o desenvolvimento do jornalismo público, como a divulgação científica; não são realizadas pesquisas de satisfação junto aos usuários sobre o conteúdo publicado na ferramenta; e não há, de modo geral, produção de conteúdo específico para a ferramenta.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1349487 - ZULMIRA NOBREGA PIVA DE CARVALHO
Interno - 1163212 - ANTONIO FAUSTO NETO
Externo à Instituição - MARINA MAGALHAES DE MORAIS

 

BANCA DE QUALIFICAÇÃO: VITÓRIA BATISTA NUNES DE VASCONCELOS

DISCENTE: VITÓRIA BATISTA NUNES DE VASCONCELOS
DATA: 30/08/2021
HORA: 14:00
LOCAL: Por videoconferência
TÍTULO: O jornalista empreendedor e o imaginário da profissão na Paraíba
PALAVRAS-CHAVES: Jornalismo. Imaginário. Empreendedorismo. Paraíba.
PÁGINAS: 69
RESUMO: A cultura contemporânea baseada na liberação do polo emissor, no princípio de conexão em rede e na reconfiguração sociocultural atual implica no jornalismo mergulhado em adaptações e mudanças. A crise nos modelos de negócios tradicionais e o enxugamento das redações implicou na proliferação de novos arranjos econômicos em jornalismo. Os empregos formais têm cada vez mais dado lugar ao empreendedorismo. Os jornalistas têm buscado autonomia e independência financeira, por isso, têm criado os seus próprios negócios, comumente baseados na internet. Durante o século XX, para ser um jornalista ou ser reconhecido como tal, era necessário ser empregado em uma redação. Hoje vemos o processo de desterritorialização da redação, e também a saída desses ambientes em busca de lugares autônomos. Apesar de tais mudanças, o imaginário midiático, a partir de suas tecnologias, pouco concebe imagens do jornalista como um profissional empreendedor, autônomo, independente, criativo, dono de seu próprio negócio. Esta pesquisa visa compreender quais imagens o jornalista-empreendedor associa à sua prática profissional no Estado da Paraíba. Tomando como base as noções de Imaginário social, em Maffesoli (2001), as Tecnologias do Imaginário, em Juremir Silva (2012), o Jornalismo, em Traquina (2005), e o empreendedorismo, em José Dornelas (2008), a investigação utiliza a pesquisa de campo, com entrevistas semi-estruturadas com 10 jornalistas empreendedores atuantes no Estado paraibano.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - DENISE CRISTINA AYRES GOMES
Presidente - 1063236 - PATRICIA MONTEIRO CRUZ MENDES
Interno - 1349487 - ZULMIRA NOBREGA PIVA DE CARVALHO

 

BANCA DE QUALIFICAÇÃO: PAULO GERSON OLINTO DEODATO
DISCENTE: PAULO GERSON OLINTO DEODATO
DATA: 25/08/2021
HORA: 14:00
LOCAL: Por videoconferência
TÍTULO: INFODEMIA E COVID-19: AGÊNCIA LUPA NO COMBATE À DESINFORMAÇÃO
PALAVRAS-CHAVES: Desinformação e pandemia. Fake News. Covid-19.
PÁGINAS: 40
RESUMO: Vivemos na era da desinformação, onde conteúdos falsos se espalham pela internet em questão de segundos, influenciando negativamente o funcionamento da sociedade. Assim, não só a democracia é colocada em risco, como também a saúde das populações. Apesar de estarem em amplo crescimento, estas informações falsas prejudicam a humanidade desde muito tempo, bem antes das novas tecnologias surgirem. Nesse sentido, esta pesquisa coloca em evidência a necessidade do investimento educacional da sociedade para o consumo das mídias digitais. Em primeiro lugar, este estudo discute os conceitos que envolvem as chamadas fake news, e a sua presença na história. Além disso, é discutido também o trabalho da Agência Lupa no combate à desinformação e qual o papel da educação midiática neste cenário. É discutido também pesquisas práticas realizadas através de um questionário aplicado ao público em geral sobre o consumo de notícias, que obteve 103 respostas, e apresentada uma análise de conteúdo do grupo antivacina do Facebook chamado “O lado obscuro das vacinas”, baseado nos estudos de Bardin (2011). Por fim, um diagrama com as principais informações falsas que circularam durante os três primeiros meses da pandemia da Covid-19, baseado nas checagens da Lupa. A pesquisa apresenta dados que evidenciam a urgência de medidas que busquem minimizar os impactos da desinformação na sociedade, uma vez que elas podem colocar, inclusive, sua saúde em risco.
MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - INGRID FARIAS FECHINE
Interno - 1461052 - LAERTE JOSE CERQUEIRA DA SILVA
Presidente - 1125675 - SANDRA REGINA MOURA

 

BANCA DE QUALIFICAÇÃO: VITÓRIA BATISTA NUNES DE VASCONCELOS

DISCENTE: VITÓRIA BATISTA NUNES DE VASCONCELOS

DATA: 30/08/2021

HORA: 14:00

LOCAL: Por videoconferência

TÍTULO: O jornalista empreendedor e o imaginário da profissão na Paraíba

PALAVRAS-CHAVES: Jornalismo. Imaginário. Empreendedorismo. Paraíba.

PÁGINAS: 69

RESUMO: A cultura contemporânea baseada na liberação do pólo emissor, no princípio de conexão em rede e na reconfiguração sociocultural atual implica no jornalismo mergulhado em adaptações e mudanças. A crise nos modelos de negócios tradicionais e o enxugamento das redações implicou na proliferação de novos arranjos econômicos em jornalismo. Os empregos formais têm cada vez mais dado lugar ao empreendedorismo. Os jornalistas têm buscado autonomia e independência financeira, por isso, têm criado os seus próprios negócios, comumente baseados na internet. Durante o século XX, para ser um jornalista ou ser reconhecido como tal, era necessário ser empregado em uma redação. Hoje vemos o processo de desterritorialização da redação, e também a saída desses ambientes em busca de lugares autônomos. Apesar de tais mudanças, o imaginário midiático, a partir de suas tecnologias, pouco concebe imagens do jornalista como um profissional empreendedor, autônomo, independente, criativo, dono de seu próprio negócio. Esta pesquisa visa compreender quais imagens o jornalista-empreendedor associa à sua prática profissional no Estado da Paraíba. Tomando como base as noções de Imaginário social, em Maffesoli (2001), as Tecnologias do Imaginário, em Juremir Silva (2012), o Jornalismo, em Traquina (2005), e o empreendedorismo, em José Dornelas (2008), a investigação utiliza a pesquisa de campo, com entrevistas semi-estruturadas com 10 jornalistasempreendedores atuantes no Estado paraibano.

MEMBROS DA BANCA:

Externo à Instituição - DENISE CRISTINA AYRES GOMES

Presidente - 1063236 - PATRICIA MONTEIRO CRUZ MENDES

Interno - 1349487 - ZULMIRA NOBREGA PIVA DE CARVALHO

 

BANCA DE DEFESA: CAMILA DE LIMA BEZERRA

DATA: 25/02/2021

HORA: 15:00

LOCAL: https://meet.google.com/tio-poac-ohk

TÍTULO: “Não tenho medo de dar opinião”: A mulher jornalista na editoria de política em João Pessoa sob uma perspectiva de gênero

PALAVRAS-CHAVES: Jornalismo Político. Relações de Gênero. Mulheres e Jornalismo.

PÁGINAS: 113

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas

ÁREA: Comunicação

RESUMO: O mundo público se consolidou desde a antiguidade grega apenas com a participação dos homens, assim a política se configurou ao longo da história como um espaço predominantemente masculino. Da mesma forma, o jornalismo como espaço de visibilidade e publicidade foi durante muito tempo uma atividade restrita às mulheres. Neste sentido, o jornalismo político ainda guarda fortemente essas marcas de exclusão. Este trabalho mostra os desafios enfrentados pelas mulheres que atuam no jornalismo político na Paraíba e os modos como a prática diária profissional se dá entre estratégicas de permanência e rupturas. Através de longas entrevistas abertas, cinco profissionais falaram sobre os preconceitos enfrentados nas redações do jornalismo político paraibano. As narrativas foram estudadas através da análise de conteúdo. Os relatos de desrespeito, assédio sexual, discriminação na distribuição de pautas e fontes, vindos de colegas, chefes, fontes e até do público receptor foram comuns e mostram a necessidade e urgência deste debate na sociedade e em especial nas redações jornalísticas e nas universidades.

MEMBROS DA BANCA:

Presidente - 337177 - GLORIA DE LOURDES FREIRE RABAY

Interno - 1349487 - ZULMIRA NOBREGA PIVA DE CARVALHO

Externo ao Programa - 2337501 - SANDRA RAQUEW DOS SANTOS AZEVEDO