MARCELO RODRIGO DA SILVA
Marcelo Rodrigo da Silva | Doutor em Comunicação e Estudos da Mídia UFRN (2019), Mestre em Literatura e Interculturalidade UEPB (2010), Especialista em Fotografia Uniara (2021) e em Marketing Facisa (2007), Graduado em Comunicação Social-Jornalismo UEPB (2006). Credenciado pelo Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da UFPB.
Projetos de Pesquisa: Jornalismo e narrativas visuais em rede: experimentações e perspectivas
Interesses de orientação: Estudos de imagem; fotografia; caricatura, charge e ilustração; artes, design e criação gráfica; marketing; redação jornalística e assessoria de comunicação.
E-mail: prof.marcelorodrigo@gmail.com
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0668594333072493
Publicações Destacadas do Docente
Produções e apropriações para pensar as plataformas digitais ameríndias
Caricaturas, propaganda eleitoral e publicidade infantil: conexões estratégicas
Livre acesso
Entre memes e stickers na amazônia: a circulação de fotografias clandestinas de professores na cultura midiática
Net-ativismo, pandemia e povos ameríndios brasileiros: Luta e resistência em ecologias digitais
Cosmofagia e net-ativismo indígena brasileiro, durante a pandemia da Covid-19
Charges e cibercultura Desafios e (in)definições de um gênero
La mort, l’humour et les stratégies de communication numérique
Pesquisa em comunicação e cultura na Amazônia
Uma outra universidade possível: perspectivas pós-pandêmicas, epistemes e saber tradicional
Publicado em: Cidadania Digital: a conexão de todas as coisas
Fotodocumentário, investigação científica e poluição no interior do amazonas: conexões metodológicas
Publicado em: Pesquisas e Inovações Multidisciplinares em Ciências Humanas e Sociais no Século XXI
Módulo 5: como criar artes gráficas com o Microsoft Word
Publicado em: ArboControl nas Comunidades
Movimento LGBT indígena no Instagram: net-ativismo, visibilidade e articulação
Publicado em: Comunicação, questão indígena e movimentos sociais: reflexões necessárias
Artes visuais, jornalismo e colaborativismo em rede no Amazonas: o caso Coletivo TABA
Publicado em: Pesquisa em comunicação e cultura na Amazônia
Imagem, hashtags e produção de sentidos associados ao ICSEZ/UFAM no Instagram
Publicado em: Pesquisa em comunicação e cultura na Amazônia
Atenção à saúde dos povos ameríndios nas comunicações oficiais da SES-AM sobre Covid-19 no Instagram
Publicado em: Diálogos continentais sobre comunicação em saúde em tempos de pandemia
Fopin: relato de experiência na criação do Festival de Cinema Focaliza Parintins
II Fopin: relato de experiência do 1º evento online do curso de Jornalismo do Icsez/Ufam, em Parintins-AM
Oficina de crônicas: relato sobre o Ensino Remoto no interior do Amazonas
Publicado em: Ensino de graduação em tempos de pandemia
Charges, cidade e mídia: intervenções comunicacionais na paisagem urbana