Você está aqui: Página Inicial > Conteúdo > Páginas > Docentes > LUÍS AUGUSTO DE CARVALHO MENDES
conteúdo

LUÍS AUGUSTO DE CARVALHO MENDES

por PPJ publicado 08/09/2020 11h31, última modificação 14/03/2023 11h51
Professor Permanente

Arte Luís 2.png

Doutor e mestre em Psicologia Social pela UFPB. Especialista em Gestão da Comunicação e Marketing Institucionais pela Universidade Castelo Branco do Rio de Janeiro/RJ. Graduado em Comunicação Social (Jornalismo) pela UFPB e em Psicologia pela Uninassau João Pessoa. Possui experiência no ensino superior desde 2008, em instituições como UFPB, Faculdades Uninassau, Estácio, e atuação profissional em empresas como os Correios e Telégrafos e Banco do Brasil. Coordenador do projeto de pesquisa “Consumo de mídias digitais: evidências a partir de plataformas comunicacionais e variáveis psicológicas” (CNPq: 47224720140). Atua nas áreas de Mídias Digitais, Webjornalismo, Assessoria de Imprensa, Comunicação Empresarial, Marketing, Comportamento do Consumidor e Psicologia Social.

 

 

 

 

CURRÍCULO LATTES

 

Publicações

MENDES, L.A.C.; MENDES, P.M.C.; Radiojornalismo universitário no contexto do rádio expandido e do jornalismo multiplataforma: práticas de ensino no programa Espaço Experimental da UFPB. Revista Âncora, v. 7 n. 1 (2020), p. 105-124.

MENDES, L. A. C.; FONSECA, L. M. ; MOURA, E. C. S. . Projeto de implantação da Empresa Júnior Multidisciplinar da Estácio da Paraíba. Revista Mangaio Acadêmico, v. 1, p. 14-19, 2016.

MENDES, P. M. C. ; MENDES, L. A. C. . As 'medidas' da saúde midiática: jornalismo e cidadania no Fantástico. Revista Latino-americana de Jornalismo ANCORA, v. 2, p. 85-99, 2015.

MENDES, L. A. C.; SILVA, W. A. M. ; SILVA, V. S. C. P. ; RODRIGUES, T. P. F. ; SILVA, M. H. C. . Percepção e consumo: análise com base em estratégias psicológicas e comunicacionais. In: II Jornada Acadêmica Estácio, 2016, João Pessoa. Anais da II Jornada Acadêmica Estácio. João Pessoa, 2016. v. 1. p. 52-53.

MENDES, L. A. C.; MORAES, C. M. N. A. ; SILVA, W. P. ; NOGUEIRA, D. . Revista Mangaio Acadêmico: produções técnico-científicas ao alcance da sociedade. In: II Jornada Acadêmica Estácio, 2016, João Pessoa. Anais da II Jornada Acadêmica Estácio. João Pessoa, 2016. v. 1. p. 54-56.

MENDES, L. A. C.; FERREIRA, A. R. S. ; CONCEICAO, K. F. ; MESQUITA, W. L. ; FARIAS, C. K. S. C. . A teoria e a prática do uso das cores: uma análise com o público nordestino. In: IX Seminário de Pesquisa da Estácio, 2017, Rio de Janeiro. Anais do IX Seminário de Pesquisa da Estácio 2017. Rio de Janeiro: Faculdade Estácio, 2017.

MENDES, L. A. C.; NASCIMENTO JUNIOR, V. F. ; BARBOSA, L. H. G. M. ; SILVA, C. F. L. S. ; NASCIMENTO, A. M. . A relação da satisfação com a vida com a percepção da imagem corporal. In: 46ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2016, Fortaleza. Comunicações Científicas apresentadas na 46ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2016.

MENDES, L. A. C.; SILVA, S. D. C. M. E. . Escala de atitudes frente ao Facebook: evidencias de validade e precisão para o contexto brasileiro. In: 46ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2016, Fortaleza. Comunicações Científicas apresentadas na 46ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2016.

MENDES, L. A. C.; COSTA, C. G. C. . Compra impulsiva: definições a partir de pesquisas em língua portuguesa. In: 46ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2016, Fortaleza. Comunicações Científicas apresentadas na 46ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2016.

MENDES, L. A. C.; BRITO, M. F. ; MENDES, P. M. C. . Preconceito machista entre homens homoafetivos. In: VIII Seminário de Pesquisa da Estácio, 2016, Rio de Janeiro. Anais do VIII Seminário de Pesquisa da Estácio, 2016.

MENDES, L. A. C.; MARCOLINO, G. C. M. ; SILVA, S. D. C. M. E. ; MENDES, P. M. C. . Selfie e Autoestima: uma análise correlacional. In: VIII Seminário de Pesquisa da Estácio, 2016, Rio de Janeiro. Anais do VIII Seminário de Pesquisa da Estácio, 2016.

MENDES, L. A. C.; BARBOSA, L. H. G. M. ; NASCIMENTO, A. M. ; MARIANO, T. E. ; MAIA, F. A. M. . A relação do engajamento em mídias sociais e a personalidade. In: 45 Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2015, Belo Horizonte, MG. Anais da 45 Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, 2015.

MENDES, L. A. C.; FONSECA, P. N. ; SILVA, C. F. L. S. ; MARIANO, T. E. ; REZENDE, A. T. . Avaliando o altruísmo em estudantes universitários de diferentes áreas. In: I Congresso Brasileiro de Psicologia Positiva, 2014, Porto Alegre, RS. Anis do I Congresso Brasileiro de Psicologia Positiva, 2014.

MENDES, L. A. C.; MEDEIROS, E. D. ; OLIVEIRA, I. C. V. ; GRANGEIRO, A. S. M. ; NASCIMENTO, A. M. . Positividade: uma análise da capacidade preditiva dos valores humanos e das atitudes frente ao dinheiro. In: I Congresso Brasileiro de Psicologia Positiva, 2014, Porto Alegre, RS. Anis do I Congresso Brasileiro de Psicologia Positiva, 2014. 

 

Projeto de Pesquisa

Consumo de conteúdos jornalísticos: uma análise a partir de plataformas digitais e perfis psicológicos

Descrição: O fazer jornalístico na atualidade tem sido cada vez mais pautado pela convergência das mídias e a mobilidade. No processo de produção de notícias, o jornalista do século XXI desempenha seu trabalho cercado de aparatos tecnológicos que o colocam diante da necessidade de elaborar e distribuir informações para o consumo instantâneo operado na internet e a partir de dispositivos móveis (como smartphones e tablets). Neste aspecto, as redes sociais tornaram- se um lugar fecundo para a aquisição de informações por parte de um público que se apropria das mídias para estabelecer novas formas de consumo e de relacionamento com as notícias e os canais de informação (portais de notícias, blogs, redes sociais etc).

O presente projeto se insere no contexto da convergência midiática que reconfigura as práticas de produção, distribuição e disseminação de conteúdos jornalísticos com foco na utilização das tecnologias e plataformas comunicacionais digitais, além de verificar a influências das variáveis psicológicas (ou perfis individuais), neste caso, os valores humanos e as atitudes frente ao Facebook, no processo de mediação comunicativa no ciberespaço.

A finalidade do trabalho é o estudo dos perfis de consumo de conteúdos jornalísticos nas mídias digitais, considerando as tecnologias e plataformas comunicacionais e as características psicológicas envolvidas no processo, com o intuito de criar um panorama nacional das principais tendências digitais e orientar tanto os profissionais de mercado como os usuários para a melhor utilização destas ferramentas.

Considera-se como a problemática principal deste projeto compreender quais são as atuais tendências de utilização das mídias digitais, considerando os equipamentos e as plataformas disponíveis para a comunicação digital, além da análise da influência das variáveis psicológicas envolvidas neste processo de escolha, neste caso baseado nos valores humanos e nas atitudes.