FERNANDO FIRMINO DA SILVA
Doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas - Linha Cibercultura - pela Universidade Federal da Bahia - UFBA. Possui Mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (2003) e Graduação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Estadual da Paraíba (1999). É Professor Doutor na Universidade Estadual da Paraíba na disciplina de Projeto Gráfico e Agência de Notícias. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Teorias e Metodologias da Produção Jornalística na Mídia Regional da Universidade Federal da Paraíba - UFPB e Grupo de Pesquisa em Jornalismo Online da Universidade Federal da Bahia - UFBA. É coordenador do Grupo de Pesquisa em Jornalismo e Mobilidade - MOBJOR, cadastrado no CNPq. É sócio da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo - SBPJor. Conselheiro do Conselho Científico da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo - SBPJor - biênio 2020-2021 Integrante do Laboratório em Jornalismo Convergente na Faculdade de Comunicação Social - LABJOR/UFBA. Coordenador do projeto de pesquisa "Narrativas com tecnologias móveis em vídeos de 360 graus: Realidade Virtual Imersiva e inovação no jornalismo" (Chamada Universal MCTI/CNPq No 01/2016). Pesquisador na Rede de Pesquisa do Projeto "De práticas inovadoras e criativas no jornalismo em redes digitais às suas formas de abordagem pelo pensamento acadêmico" constituída pelas universidades UTP (coordenadora geral do projeto), UFBA, UEPB/UFPB, UFOP, UFMS, UP, UFPR, UEPG, UFRGS. Áreas de atuação em jornalismo, editoração eletrônica, jornalismo digital, mobilidade, jornalismo móvel, convergência, cibercultura. Tem artigos científicos publicados em revistas nacionais e internacionais e diversos capítulos de livros em coletâneas nacionais e internacionais. É autor do livro "Jornalismo móvel" (editora EDUFBA, 2015), organizador do livro Transmutações no Jornalismo (EDUEPB, 2016) e co-organizador do livro "Metamorfoses Jornalísticas 2: a reconfiguração da forma" (Editora EDUNISC, 2009). Fernando é vencedor do Prêmio Freitas Nobre/INTERCOM nacional 2008 na Categoria Doutorado e de Melhor Tese de Doutorado de 2013 no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas - POSCOM/UFBA. Prêmio Adelmo Genro Filho 2018 de Orientador da Melhor Dissertação de Mestrado, Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo - SBPJOR.
Publicações
SILVA, Fernando Firmino da; ARAUJO, A. F. N. ; ROCHA, E. C. . PROJETO REPÓRTER JUNINO E A CONSTRUÇÃO DA MEMÓRIA DOS FESTEJOS JUNINOS EM AMBIÊNCIA DIGITAL: novos formatos, linguagens e saberes em rede. REVISTA OBSERVATÓRIO, v. 5, p. 81-101, 2019.
VIEIRA, B. A. C. ; SILVA, Fernando Firmino da ; MARX, Débora . Produção de Vídeos em 360 Graus na CNN e no G1: a Emergência de Novas Narrativas no Jornalismo Digital no Contexto da Mobilidade. Temática - Revista eletrônica de publicação mensal, v. 14, p. 126-139, 2018.
SILVA, Fernando Firmino da; BELARMINO, Joana (Org.) ; NUNES, Pedro (Org.) . ESCUTAS sobre o JORNALISMO. 1. ed. João Pessoa: Editora do CCTA, 2017. v. 1. 246p.
SILVA, Fernando Firmino da. Transmutações no Jornalismo. 1. ed. Campina Grande: EDUEPB, 2016. v. 1.
SILVA, Fernando Firmino da; BELARMINO, Joana ; NUNES, Pedro . JORNALISMO E A PEDAGOGIA DAS INDAGAÇÕES: fontes, escuta compreensiva e problematizações contextualizadas. In: Fernando Firmino da Silva; Joana Belarmino de Sousa; Pedro Nunes. (Org.). Escutas sobre o Jornalismo. 1ed.João Pessoa: Editora CCTA, 2017, v. 1, p. 9-26.
SILVA, Fernando Firmino da. Cultura do Jornalismo Móvel. In: Fernando Firmino da Silva. (Org.). Transmutações no jornalismo. 1ed.Campina Grande: EDUEPB, 2016, v. 1, p. 1-15.
SILVA, Fernando Firmino da. Informação móvel no bolso: 24 horas por dia, sete dias por semana. Jornal de Fato/Revista Domingo, Mossoró - RN, p. 8 - 9, 03 jan. 2010.
SILVA, Fernando Firmino da. Uso de dispositivos portáteis na produção da notícia. Jornalistas da Web, Rio de Janeiro, 20 ago. 2007.
SILVA, Fernando Firmino da; MARTINS, Bruna . A memória digital na construção da cultura popular dos festejos juninos: o caso Repórter Junino no jornalismo digital. In: XII Encontro Nacional de História da Mídia, 2019, Natal. XII Encontro Nacional de História da Mídia. São Paulo: ALCAR. v. 1. p. 1-13.
FIRMINO, Fernando. Realidade Virtual no Jornalismo: Tensionamento Conceitual e Curva de Oscilação. In: 40º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação ? INTERCOM, 2017, Curitiba. Anais do 40º CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO UNIVERDIDADE POSITIVO- UP - CURITIBA - PR De 04 a 09 de Setembro de 2017. São Paulo: Intercom, 2017. p. 1-16.
SILVA, Fernando Firmino da. pólos criativos e ecossistemas inovadores no campo das narrativas interativas e imersivas.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
SILVA, Fernando Firmino da. Realidade Virtual no Jornalismo: Tensionamento Conceitual e Curva de Oscilação. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
Projeto de Pesquisa
Narrativas com Tecnologias Móveis em Vídeos de 360 Graus: Realidade Virtual Imersiva e inovação no Jornalismo
Descrição: A proposta investiga a construção das narrativas de vídeos em 360 graus no jornalismo a partir da perspectiva da Realidade Virtual Imersiva procurando compreender as implicações em termos de características inovadoras de linguagem e de formatos de produção. Para tal, o estudo levará em consideração o contexto de convergência jornalística e de mobilidade a partir das tecnologias móveis digitais e das multiplataformas enquanto agregadores para distribuição de conteúdo. Compreende-se que a inovação é um aspecto a considerar nas produções visando o desenvolvimento de novos modelos de negócios e formatos para o jornalismo. As estratégias metodológicas constituem-se de mapeamento exploratório para aproximação do estado do fenômeno, além de observação. Por se tratar de um fenômeno em movimento, mutável, a investigação explorará, preliminarmente, um corpus constituído por casos representativos do tema como The New York Times, ABC News, The Guardian a partir da análise de reportagens nacionais e internacionais elaboradas com base na apropriação da linguagem em formato de vídeo 360 graus e de dispositivos móveis. A abordagem teórico- metológica envolverá métodos móveis (BÜSCHER; URRY, 2009) e Teoria Ator-Rede (LATOUR, 2005) com perspectiva exploratória. Espera-se que os resultados da pesquisa contribuam, em termos de impacto científico, para a categorização das novas narrativas de natureza imersiva e com os processos de inovação tecnológica no jornalismo. O projeto faz parte da Chamada Universal MCTI/CNPq No 01/2016.