Você está aqui: Página Inicial > Conteúdo > Notícias > PPJ/UFPB abre ano letivo com I Webnário Observatórios de Imprensa no Brasil

PPJ/UFPB abre ano letivo com I Webnário Observatórios de Imprensa no Brasil

publicado: 10/03/2022 12h07, última modificação: 14/03/2023 11h50

webnário ppj.jpgDe 14 a 16 de março, o Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da UFPB realiza o “I Webinário Observatórios de Imprensa no Brasil: Experiências Consolidadas e Novos Projetos” na abertura do calendário letivo 2022. O evento discutirá o monitoramento e a análise criteriosa dos conteúdos produzidos e difundidos pela mídia, sobretudo em suas vertentes jornalísticas e de comunicação, que se configuram como estratégias fundamentais para assegurar a qualidade e a credibilidade da imprensa na sociedade atual, quando a profissão jornalística está envolvida pelo cenário tecnológico-digital, vivenciando profundos impactos nos modos de fazer e distribuir conteúdo jornalístico.

O evento é uma primeira iniciativa visando mobilizar observadores eminentes do Brasil, assim como a comunidade universitária e os profissionais da imprensa paraibana, para a construção de um debate acerca da relevância do monitoramento da mídia, a divulgação de experiências bem-sucedidas e o aprimoramento das ações de observação e produção de conteúdo de crítica de mídia capazes de orientar os profissionais do mercado rumo a uma imprensa plural e democrática.

O I Webnário começa na segunda-feira, 14, às 18h, com a aula inaugural “Jornalismo: ética, poder e política”, proferida pelo Prof° Dr. Pedrinho Guareschi (RS). No dia 15, às 18h, haverá o debate intitulado “Por dentro do PPJ” realizado pelos docentes, discentes e fundadores do Observatório Paraibano do Jornalismo (Opjor) sobre rotina e processos do Mestrado em Jornalismo, assim como, sobre a conjuntura atual do Opjor. Os Profº Dr. Victor Gentilli (UFES) e Dr. Alfredo Vizeu (PPJ/UFPB e UFPE) discutirão no dia 16 de março, no programa Observatório Debate a “Trajetória da crítica de mídia no Brasil”. No dia 14, às 19h30.

Todo evento será transmitido pelo Canal do PPJ/UFPB no Youtube e haverá certificado para os inscritos.

Mais informações – ppjubpb@gmail.com