Você está aqui: Página Inicial > Conteúdo > Notícias > Ciclo de debates em Jornalismo inicia com conversas sobre pesquisas e produtos desenvolvidos no PPJ

publicado: 13/04/2021 19h35, última modificação: 14/03/2023 11h50

Começou nesta terça-feira (13), às 14h, o “Ciclo de Debates em Jornalismo - Os desafios da profissão em reinvenções e resistências”. O evento virtual, promovido pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), teve mais de 300 visualizações na primeira rodada de debates. O tema discutido nesta tarde foi “Pesquisa em Jornalismo: Pesquisas e Produtos Desenvolvidos no PPJ”.

O evento faz referência ao Dia do Jornalista, celebrado em 7 de abril, e tem como objetivo pensar o jornalismo na contemporaneidade. A mesa de abertura foi composta pela vice-diretora do Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA), Fabiana Siqueira, o chefe do Departamento de Jornalismo, Edônio Alves, a coordenadora do curso de Jornalismo, Patrícia Monteiro, a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (PPJ), Zulmira Nóbrega e pelo professor mediador dos debates do turno, Fernando Firmino, além de contar com a apresentação da mestranda em jornalismo, Thaise Carvalho.

Ciclo de Debates em Jornalismo - Pesquisas e Produtos Desenvolvidos no PPJ-UFPB - Parte 1.jpegCaptura de tela - YouTube.

Durante a programação, a coordenadora do PPJ pontuou a relevância de pautar o jornalismo na contemporaneidade e integrar estudantes da graduação, pós-graduação, professores, pesquisadores e profissionais da área. “Essa integração já existe na UFPB, por meio de outras instâncias, como: a publicação da revista Latino-americana de jornalismo; estágio docência; e outros fatores. Mas a satisfação é maior, porque vemos egressos fazendo palestras e mostrando os produtos e a pesquisa desenvolvida aqui. Somos o primeiro mestrado profissional em jornalismo do Brasil. Em 8 anos, já tivemos 91 dissertações e produtos colocados no mercado”, pontuou Zulmira Nóbrega.

Para participar da primeira rodada de debates, foram convidados os mestres em jornalismo, graduados pela UFPB, Edileide Vilaça, Fabiano Diniz, Marcelo Henrique Andrade, Bruna Vieira de Oliveira e Sérgio Montenegro. Cada um apresentou um pouco do seu tema de pesquisa, produto jornalístico, desenvolvimento e dificuldades no percurso. Web rádio, documentário e livro reportagem, foram algumas das possibilidades apresentadas ao público, que participou do evento enviando perguntas pelo chat.

Ciclo de Debates em Jornalismo - Pesquisas e Produtos Desenvolvidos no PPJ-UFPB - Parte 2.jpegCaptura de tela - YouTube.

Ciclo de Debates em Jornalismo - Pesquisas e Produtos Desenvolvidos no PPJ-UFPB - Parte 3.jpegCaptura de tela - YouTube.

Ciclo de Debates em Jornalismo - Pesquisas e Produtos Desenvolvidos no PPJ-UFPB - Parte 4.jpegCaptura de tela - YouTube.

O Ciclo continua nesta terça-feira (13), às 19h, com o debate sobre Jornalismo e Direitos Humanos: lutas e resistências. Na quarta-feira (14h), será discutido o tema “Jornalismo cotidiano e imaginário: contribuições do professor titular Wellington Pereira. O evento virtual está sendo transmitido pelo canal do YouTube: Jornalismo UFPB.

Texto: Andréa Meireles