Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > Desconfia que o seu CPF foi utilizado de forma indevida no auxílio emergencial? Tem como conferir
conteúdo

Notícias

Desconfia que o seu CPF foi utilizado de forma indevida no auxílio emergencial? Tem como conferir

publicado: 28/07/2020 20h37, última modificação: 29/07/2020 16h11

As pessoas que desconfiam de fraudes no pedido de auxílio emergencial com a utilização dos seus dados podem verificar na própria página do benefício(https://consultaauxilio.dataprev.gov.br/consulta/#/) se suas informações foram utilizadas de forma indevida.

Para consultar, é necessário ter em mãos o CPF, nome completo, a data de nascimento e o nome da mãe.

Ao preencher os seus dados, algumas respostas possíveis lhe ajudarão a entender se há algo de errado com o seu cadastro. 

Possíveis respostas:

Benefício Aprovado: indica que o cidadão receberá o auxílio emergencial, devendo consultar no site da Caixa as datas de pagamento.

Benefício não aprovado: significa que o cidadão não tem direito de receber o auxílio. O motivo aparecerá na mesma tela de consulta.

Requerimento não encontrado: caso o requerimento do cidadão não tenha sido recebido pela Dataprev, ou seja, aconteceu algum erro no momento do envio ou não foi feito cadastro.

Requerimento retido: Significa que o cadastro foi retido pela equipe de homologação do Ministério da Cidadania em função da complexidade de cenários e cruzamentos e ainda será realizado novo reprocessamento das informações.

Dados inconclusivos: quando o sistema identifica problemas nos dados do cidadão que impeçam a análise para a concessão do benefício. Será necessário que se realize novo requerimento no site do caixa ou a confirmação dos dados cadastrais.

 Segundo o Ministério da Cidadania, em casos suspeitos de fraude no auxílio emergencial, o cidadão deve registrar denúncia no sistema Fala.Br (Plataforma integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação da Controladoria Geral da União - CGU), disponível na internet ou pelos telefones 121 ou 0800 7070 2003.

Referência

AGÊNCIA BRASIL. Auxilio Emergencial: como conferir se o CPF foi usado em uma fraude. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2020-06/auxilio-emergencial-como-conferir-se-o-cpf-foi-usado-em-uma-fraude#:~:text=Os%20brasileiros%20que%20suspeitam%20de,mãe%20e%20data%20de%20nascimento. Acesso em: 23 jul. 2020.