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PIBID - Sociologia

por Sérgio - PIBID Sociologia publicado 12/02/2022 11h40, última modificação 06/04/2022 14h43

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Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é uma ação da Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC) vinculada a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES)  com o objetivo de proporcionar aos (as) discentes dos cursos de licenciatura sua inserção no cotidiano das escolas públicas de Educação Básica durante a primeira metade do seu percurso formativo. 


No âmbito da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) o Subprojeto no âmbito da Sociologia é uma das atividades desenvolvidas no âmbito do Curso de Licenciatura em Ciências Sociais do Departamento de Ciências Sociais (DCS). Na edição 2020-2022 o Projeto tem como Escola-campo a ECITE Daura Santiago Rangel, localizada no Bairro José Américo, João Pessoa- PB. Em decorrência da pandemia de COVID-19, desde março de 2020, o Projeto foi desenvolvido entre outubro de 2020 até abril de 2022 de forma remota em sua integralidade. Vale registrar que também ocorreu uma paralisação das suas atividades nessa edição nos meses de setembro, outubro e novembro de 2021 devido a falta de pagamento das bolsas.

Dentre os seus objetivos o principal é valorizar as estratégias em andamento na escola e buscar construir novas ações em seu interior, aliando as práticas didático-pedagógicas que possibilitem aos(as) discentes o entendimento das atividades em desenvolvimento naquela realidade, no intuito de construirmos uma formação docente teórico-prática no âmbito da licenciatura em Sociologia.

O Projeto ocorre há mais de 10 anos no âmbito do Curso de Licenciatura em Ciências Sociais - UFPB e já teve diferentes configurações institucionais, coordenações e passou por diferentes escolas de ensino médio de João Pessoa e região. Na edição 2020-2022 o projeto conta com um coordenador e uma coordenadora que são docentes do Curso de Ciências Sociais, uma preceptora que é docente na escola-campo ECITE Daura Santiago Rangel e oito bolsistas que são estudantes de licenciatura em Ciências Sociais na UFPB.

Objetivos específicos do subprojeto:

* Discutir de que forma o ensino de Sociologia pode colaborar com as Leis 10.639/03 e 11.645/08, no sentido de promover debates que possam dar visibilidade a temas da realidade brasileira e que compõe o cotidiano escolar como gênero, música, cinema, esportes e a evasão escolas.

* Promover a conexão entre a produção de conhecimento desenvolvida na UFPB e a Escola Campo ECITE Daura Santiago Rangel.

* Valorizar as estratégias em andamento na escola e buscar construir novas ações em seu interior, aliando as práticas didático-pedagógicas a referenciais teóricos que possibilitem o entendimento das atividades em desenvolvimento naquela realidade, no intuito de construirmos uma práxis docente teórico-prática em respeito aos limites e potencialidades das ações educativas em desenvolvimento.

* Produzir material paradidático a partir do reconhecimento das dinâmicas culturais, sociais, políticas e históricas afro-indígena com foco no contexto regional.

*  Promover a formação para a cidadania e sobre direitos da juventude, a partir dos conceitos de estado, cidadania, raça, gênero, etnia e políticas públicas.