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Ações desenvolvidas na Escola 2021/2022

por Sérgio - PIBID Sociologia publicado 12/02/2022 11h20, última modificação 30/03/2022 13h58

Projeto de extensão
Música como instrumento de aprendizagem sociológica
                                                                                                                                                      *Allyson Palhano

 O projeto teve como objetivo utilizar a música como ferramenta de ensino-aprendizagem. Por meio das letras, das situações representadas, grupos e relações sociais, a música pode ser discutida como elemento de análise sociológica, interdisciplinar e como base para uma metodologia de ensino. Um dos resultados esperados é acionar as redes sociais como o Instagram do PIBID Sociologia, realizar postagens sobre músicas e temas relevantes pela comunidade escolar do ECIT Daura Santiago, encontrados pela pesquisa junto às lideranças estudantis e docentes, formulando playlists com músicas trabalhadas em aulas e reuniões, fornecendo perspectiva sociológica a situações representadas nas letras de canções.

A gradativa integração com a comunidade docente, estudantes e lideranças da ECITE Daura Santiago, possibilitou a articulação do clube de música da escola, dando continuidade ao trabalho de inserir a música como instrumento de ensino e aprendizagem da sociologia e demais disciplinas.

 Palavras-chave: Sociologia; Representação social; Música; Educação.

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Projeto de pesquisa
Juventude, educação e pandemia: A articulação de jovens, dentro do contexto escolar,
frente à pandemia da Covid-19
                                                                                                                                               *Carlos Gabriel Soares da Silva

A partir do projeto de pesquisa o objetivo foi acompanhar e analisar a trajetória formativa de estudantes do ensino médio, em uma escola técnica integral da cidade de João Pessoa, com a diferença do contexto pandêmico no qual nos encontrávamos. A ideia era acompanhar a formação cidadã oferecida nas escolas técnicas integrais, que tinham como eixo formativo uma noção protagonista de ensino, com diversas disciplinas e atividades que faziam parte da formação dos(as) estudantes, e que tiveram que se adaptar ao contexto remoto como maneira de dar continuidade à formação dos(as) estudantes.

Um dos resultados buscados foi analisar quais as principais mudanças causadas pela pandemia na formação dos(as) estudantes, quais as estratégias adotadas pela escola para dar continuidade a formação, quais as dificuldades enfrentadas por ambas as partes envolvidas no processo. O projeto ainda traz consigo a proposta de um ciclo de debates como atividade de extensão, que tem como objetivo fortalecer os laços de autonomia e de auto-organização entre os (as) estudantes, os estimulando a se articularem em torno de suas pautas e demandas, seja no ambiente escolar ou fora dele, como meio de superar a distância e os obstáculos impostos pelo modelo remoto durante a pandemia.
Palavras-chave: Juventude; Protagonismo juvenil; Educação; Pandemia.

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Projeto de Extensão
O Cinema como ferramenta de ensino e diálogo: com ênfase no Ensino Médio
                                                                                                                               *Denyse Donati e Maxwel Queiroz

O projeto de extensão tem em seu objetivo geral relacionar a arte do cinema como meio de formação e também  de diálogo com os(as) estudantes da ECITE DAURA SANTIAGO RANGEL em João Pessoa, Paraíba. Por meio de filmes, seriados e discussões pretende-se estabelecer relações de reflexão entre os(as) estudantes, bem como fomentar o estímulo para problematizar questões sociais e políticas através do cinema, sobretudo sobre os temas de gênero, sexualidade, relações raciais, questões políticas e sociais. Utilizamos inicialmente métodos de observação participante para buscar a inserção inicial, além do levantamento bibliográfico e da sistematização das produções cinematográficas. Na sequência, foi elaborado um acervo com indicações de filmes e de alguns materiais didáticos que contribuam para inspirar e/ou sirvam de apoio para(as) professores(as) das áreas das humanidades.

Palavras-chave: Sociologia; Cinema; Educação; Ensino médio.

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Projeto de Pesquisa
A narrativa silenciada no Ensino Médio: Gênero & Sexualidade no livro didático de Sociologia
                                                                                                                                              * Luiz Trajano de Abreu Júnior

O tema e a questão sociológica que trabalhei no projeto de pesquisa, foi gênero e sexualidade, por meio de uma análise da representação da diversidade sexual no âmbito escolar dentro dos livros didáticos disponibilizados à escola ECITE Daura Santiago Rangel no âmbito do programa de Iniciação à Docência (PIBID 2021 - Sociologia) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Nesta pesquisa, foi vista o conteúdo de gênero dos livros didáticos distribuídos pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e utilizados de 2018 até 2021 na ECITE.


A fundamentação teórica tem apoio em autores (as) como Gomes (1999), Lionâço e Diniz (2008), Bento (2011), Murta (2011), Nunes & Chagas (2016), Medeiros (2018), Martins (2020) e entre outros autores que caminham na mesma linha de discussão de gênero, livro didático e escola. A metodologia foi qualitativa. A partir da metodologia o foco foi analisar os materiais didáticos em relação à abordagem da discussão de gênero e diversidade sexual, mas também tenho como objetivo discutir como os professores e as professoras abordam essa temática em sala de aula. 

Um dos resultados obtidos a partir dessa experiência foi perceber como as  dimensões social-econômica, a politica e a cultural interferem nesse tema, tendo como expressão disso uma relutância nos livros em abordar e aprofundar a explicação sobre essa temática e a dificuldade de compreensão de alguns termos pelos (as) docentes ao mesmo tempo demonstrando a vontade de dialogar sobre as questões de gênero e sexualidade em sala de aula.

Palavras-chaves: Livro didático; Gênero; Sexualidade; Paraíba; Educação.

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Projeto de Extensão
Gênero e transexualidade no espaço escolar
                                                                                                                                * Henry Chinaski Ramalho dos Santos

O objetivo do projeto era o de elaborar materiais informativos sobre a temática de gênero e transexualidade e disponibilizá-los para os/as docentes e estudantes da ECIT Daura Santiago Rangel. Isso aconteceria através da promoção de uma oficina de debates sobre as situações problemas que envolvem as pessoas transexuais e travestis no espaço social e escolar. No entanto, devido ao cronograma apertado para realizar a ação, foi necessário pensar em outro plano. Baseando-se em dois objetivos específicos do projeto para elaborar um questionário eletrônico, cuja intenção era de identificar se no processo formativo inicial e continuado os/as professores/as tinham tido acesso a conteúdos relacionados à temática, e qual a opinião deles/as sobre esse tipo de discussão no espaço escolar. Dos 19 professores e professoras da ECITE Daura Santiago Rangel, 10 responderam o questionário, que foi aplicado em setembro de 2021. O resultado das respostas foi analisado e serviu como material para a elaboração de um ensaio acadêmico, que substituiu o objetivo inicial do projeto.

Palavras-chave: Transexualidade; Educação; Formação; Gênero.