Você está aqui: Página Inicial > Contents > Menu > Ensino, Pesquisa e Extensão > Ensino > Arduino Básico para Professores do Ensino Médio

Arduino Básico para Professores do Ensino Médio

por PET-Elétrica UFPB publicado 31/08/2021 09h00, última modificação 26/07/2022 21h13
Colaboradores: Petianos responsáveis pelo site.

Com a intenção de contribuir no aprimoramento do conhecimento dos professores e ainda contornar a situação atípica de pandemia no ano de 2021, o grupo PET - Elétrica da UFPB fez uso do material desenvolvido acerca da plataforma Arduino para desenvolver um minicurso com atividades totalmente online para Professores do Ensino Médio (ECITs), com o objetivo de não só despertar o interesse deles acerca de programação e tecnologia, mas viabilizar o desenvolvimento de conhecimento na área. A atividade foi realizada nos meses de maio a agosto de 2021 e agregou conhecimento ao corpo docente e discente das escolas ECIT Izaura Falcão de Carvalho, situada em Lucena (PB), e ECIT Francisca Ascensão Cunha de João Pessoa (PB). O curso foi organizado pelos petianos Miguel Marques e Rafael Benatti. Teve uma duração de 4 horas e contou com 20 participantes, sendo dois deles alunos e os demais professores de diferentes áreas de ensino. Como ferrementas de auxílio, foram utilizadas as Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs), tais como: Google Meet, Google Classroom e Edpuzzle. Assim, além das 9 listas de exercícios de fixação, foram disponibilizadas 10 aulas entre assuntos teóricos e de simulação, os quais foram realizados por meio da plataforma Tinkercad, da AutoDesk. Por fim, o público alvo desenvolveu, sobretudo, capacidades voltadas à tecnologia através das aulas, encontros e das atividades síncronas e assíncronas que foram propostas e resolvidas. Além disso, proporcionou apoio na iniciação à docência, formando não só indivíduos conhecedores da plataforma Arduino, como também multiplicadores de saberes sobre tecnologia. Repositório na plataforma GitHub para a divulgação dos arquivos: https://github.com/PETEletricaUFPB/material_cursos_de_arduino.