Você está aqui: Página Inicial > Contents > Menu > IV SENAPOP > Grupos de Trabalho
conteúdo

Grupos de Trabalho

por NUPLAR publicado 18/11/2021 00h32, última modificação 18/11/2021 00h32
O evento está organizado em três grupos de trabalho.

GT 1: Teorias em Extensão Popular

O GT busca ser um espaço para a partilha e o aprofundamento de diálogos e reflexões em que se possa debater tanto os constituintes quanto os fundamentos teórico-práticos da Extensão Popular, de modo a auxiliar na evidenciação, na problematização e no aprimoramento dessa concepção – em seus aspectos teórico-metodológicos, epistemológicos e ontológicos. Objetiva-se, assim, explicitar conhecimentos e reflexões que contribuam para o diálogo entre diferentes perspectivas teóricas da Extensão Popular enquanto campo de conhecimento e concepção epistemológica orientadora de múltiplas iniciativas extensionistas, nas diferentes áreas de conhecimento, primando pelo protagonismo da comunidade e pela transformação da realidade. O intuito do GT proposto é, nesse sentido, estimular e contribuir para desenvolver a reflexão sobre a Extensão Popular e os seus caminhos teóricos, diante das necessidades que se apresentam no contexto histórico.

GT 2 - Metodologias em Extensão Popular

Este GT tem como objetivo refletir acerca das metodologias utilizadas na promoção da extensão popular. Objetiva-se favorecer o debate acerca dos diversos caminhos possíveis para abordagens participativas que buscam promover o diálogo, o compartilhamento de conhecimentos, a integração e construção de possibilidades diversas entre as instituições e a sociedade, envolvendo sobretudo, pessoas em situação de vulnerabilidade social, em prol da luta pela garantia dos direitos humanos. Para o desenvolvimento dos trabalhos neste GT se utilizará da apresentação de resumos, relatos de experiência e artigos. O foco é o desenvolvimento de um ambiente de partilha de conhecimentos.

GT 3 - Experiências e Vivências em Extensão Popular

O objetivo deste GT é a criação de um espaço que integra teoria e metodologia por meio de experiências e vivências, em que discentes, docentes, técnicos e comunidade, possam estabelecer um canal de diálogo entre os diferentes saberes produzidos nos diversos espaços que proporcionem a investigação, reflexão e ação na construção de conhecimentos emancipatórios que oportunizem a compreensão da realidade e proposição de intervenções para a construção de um projeto de igualdade para a humanidade. Para o desenvolvimento dos trabalhos neste GT se utilizará da apresentação de resumos, relatos de experiência e artigos. O foco é o desenvolvimento de um ambiente de partilha de experiências e vivências.