Você está aqui: Página Inicial > Contents > Menu > OBSERVAcult
conteúdo

OBSERVAcult

por NUPLAR publicado 14/10/2021 11h41, última modificação 14/10/2021 11h41
O Observatório de Políticas Culturais (ObservaCult) é um grupo de estudo, ensino, pesquisa, e extensão de natureza multidisciplinar e interinstitucional, cuja finalidade é considerar a Cultura enquanto dimensão central de organização e funcionamento da vida humana – dos indivíduos, grupos, comunidades e sociedade – no mundo contemporâneo e em seus diferentes territórios. Suas atividades estão relacionadas a quatro grandes campos de conhecimento associados à Cultura: a teoria cultural, os estudos culturais, as políticas públicas de cultura e a gestão cultural, nas esferas pública, privada e do terceiro setor.

Missão

Estudar, analisar e contribuir prática e teoricamente sobre as políticas e a gestão culturais em âmbito nacional, regional, estadual e municipal, atuando em rede nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, além de fomentar o debate crítico e subsidiar as políticas públicas de cultura.

Atividades desenvolvidas

Criado em setembro de 2014, as principais ações desenvolvidas pelo ObservaCult consistem no grupo de estudos, em iniciativas de formação, pesquisas e avaliações, produção e disseminação de indicadores e informações culturais, extensão e assessoria técnica, além da geração de conteúdos e debates.

 

 

Local de funcionamento e contatos

O ObservaCult é vinculado ao Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Extensão em Economia Solidária e Educação Popular – NUPLAR, e encontra-se sediado na Universidade Federal da Paraíba, no edifício da Reitoria, andar térreo.

Email: obspoliticasculturais@gmail.com

Facebook: https://www.facebook.com/observatoriopc

Grupo: culturaufpb@googlegroups.com

Equipe e Coordenação:

O grupo é formado por professores, servidores, estudantes de graduação e pós-graduação, gestores culturais e mestres da cultura, com origens e formações distintas, mas que confluem na qualificação do pensamento sobre Cultura, essencialmente multidisciplinar. As atividades são coordenadas pelos professores Marco Antonio Acco – professor do departamento de Gestão Pública da Universidade Federal da Paraíba–,  Romero Venâncio, professor do departamento de Filosofia e Núcleo de Ciências da Religião da Universidade Federal de Sergipe, e Henrique Sampaio, Mestre em Sociologia e funcionário da UFPB.