Você está aqui: Página Inicial > Contents > Notícias > MCCHJ é homenageado nas comemorações do 73º aniversário do bairro do Bessa.
conteúdo

Notícias

MCCHJ é homenageado nas comemorações do 73º aniversário do bairro do Bessa.

Evento acontece nos dias 10 e 11 de setembro, das 16h às 21h, no parque Parahyba I.
publicado: 08/09/2022 12h43, última modificação: 08/09/2022 17h10

   Entre os dias 10 e 11 de setembro, das 16h às 21h, no parque Parahyba I, será realizada mais uma edição da Feira de Pulgas do bairro do Bessa, evento realizado pela associação de moradores, inspirado nas feiras de pulgas da cidade de Paris. Na ocasião o bairro estará comemorando 73 anos de existência e o Museu Casa de Cultura Hermano José (MCCHJ), equipamento cultural da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), será homenageado com o Troféu Caju, prêmiação dada a pessoas e estabelecimentos que contribuem para o desenvolvimento do bairro.

    O coordenador e idealizador do evento, o ativista ambiental Dema Macedo, explica o porquê de homenagear o MCCHJ: “É com imensa satisfação que faremos essa homenagem ao MCCHJ, instituição que mantém o legado de um dos primeiros moradores aqui do bairro do Bessa, e que se estivesse vivo, estaria completando 100 anos de existência. A reabertura do museu no centenário de Hermano José, e após esse período de pandemia que a sociedade teve que enfrentar, é um marco que veio para o fortalecimento da cultura e da preservação ambiental na nossa comunidade.”

  Hermano pintando na praia.

    Hermano José instalou-se no Bessa em 1979, sendo um dos primeiros moradores do local. Além de ter se envolvido na defesa da enseada da orla da cidade, a relação que ele desenvolveu com a praia era de extensão do próprio ateliê. Utilizando das técnicas impressionistas de pintura em ambientes externos, Hermano levava sua maleta de tintas e seu cavalete para a areia da praia, a fim de realizar suas características pinturas sobre as falésias do Cabo Branco.

  Feira das pulgas do bairro do Bessa 

   O evento fomenta a economia criativa, visando estimular o consumo consciente. Ambulantes, expositores e brechós proporcionam os mais variados produtos a preços acessíveis. O evento conta ainda com um roteiro variado de lazer, cultura, ações sociais e entretenimento, contando com a presença do MCCHJ no sábado (10), onde a partir das 16h serão realizadas duas oficinas voltadas para as crianças desenvolverem suas habilidades artísticas, além de contação de histórias. A programação completa pode ser visualizada através do instagram oficial do evento @feiradaspulgasjp.

                                                                                                                                                                                              ASCOM MCCHJ