Orientação sobre o manuseio do material e equipamentos do laboratório didático de bioquímica
a) Não colocar a rolha dos frascos sobre a mesa, poderá contaminar-se com alguma substância estranha.
b) Uma mesma pipeta não pode ser usada para medir simultaneamente soluções diferentes.
c) Colocar uma quantidade de líquido inferior a metade da capacidade do tubo de ensaio, quando for submetido a aquecimento ou ebulição; caso contrário, haverá perigo de projeção. Segurar o tubo com a pinça agitando continuamente. Nunca manter a boca do mesmo dirigido contra o seu rosto ou do seu colega.
d) Quando trabalhar com inflamáveis (éter, clorofórmio, etanol etc), evitar a proximidade das chamas.
e) Se o solvente contido no frasco se inflamar acidentalmente, não proceda precipitadamente derrubando-o ou partindo-o, apenas cubra a boca do frasco com um copo, uma placa de amianto etc.
f) Se derramar nas partes nuas ácido lave rapidamente com bastante água corrente e em seguida com solução para queimaduras com ácidos (bicarbonato de sódio 5%). Em caso de alcalis, lavar rapidamente com água, em seguida com solução para queimaduras com alcalis (ácido acético a 5%). Para queimaduras leves nas mãos ou braços, tratar com pomada de picrato. As soluções e a pomada se encontram na mesa junto ao quadro negro.
h) A vidraria volumétrica não deve ser aquecida para não descalibrar.
j) Deixar o material utilizado no local sinalizado próximo as pias, após cada aula.
k) Deixar a bancada limpa e organizada.
l) Em qualquer trabalho prático, seguir rigorosamente as indicações do roteiro na ordem dada dos reagentes.
m) Não gastar soluções inutilmente, retirar apenas a quantidade que vai necessitar.
n) Não misturar substâncias desnecessariamente, pois poderão ocorrer reações violentas cabendo ao aluno a responsabilidade por danos ao laboratório e aos colegas.
o) As Fichas de Informações de Segurança de Produto Químico – FISPQ estarão disponíveis para consulta durante toda a prática.