Objetivos
- Familiarizar-se com algumas peculiaridades da catálise enzimática tais como especificidade e temperatura e pH ideais; - Avaliar o efeito de inibidores sobre a atividade catalítica da alfa-amilase saliva
Fundamentos teóricos
As enzimas, em sua maioria, são de natureza proteica e, portanto, necessitam de sua conformação nativa (estrutura tridimensional correta) para exercerem adequadamente suas propriedades catalíticas. Alguns fatores como temperatura e pH extremos exercem grande influência sobre a atividade enzimática uma vez que podem provocar danos à estrutura da enzima, ocasionando um processo conhecido como desnaturação proteica.
Outro fator que influencia a atividade catalítica das enzimas é a sua interação com o substrato. Essa especificidade reflete diretamente na aceleração da reação que é o principal atributo das enzimas dentro de uma reação química. As enzimas também sofrem influência de substâncias que podem atuar ativando ou inibindo sua atividade.
Essas moléculas são conhecidas como ativadores e inibidores enzimáticos, respectivamente. Os inibidores enzimáticos são moléculas que diminuem a atividade da enzima, de forma reversível ou irreversível, através de mecanismos que não ocasionam a desnaturação da mesma.