Cara a Cara com Aminoácidos
- Nome: Cara a Cara com Aminoácidos
- Equipe de Criação: Héllen Neves, João Victor, Mirelly Clécia e Thialison Arruda
- Curso e Semestre: Ciências Biológicas – Licenciatura/ 1º período
- Disciplina: Bioquímica Estrutural
- Professor Responsável: Prof. Davi Felipe Farias
- Assunto Abordado: Aminoácidos
- Objetivo
Tornar o aprendizado a respeito dos aminoácidos mais interativo, de modo que habilite os jogadores a reconhecerem determinado aminoácido com base nas características da sua cadeia lateral.
- Público alvo
Estudantes que possuam o conhecimento básico a respeito da estrutura dos principais aminoácidos.
- Partes
- 20 fichas idênticas, fixadas no suporte de madeira, portando os 20 aminoácidos.
- 2 baralhos idênticos.
- 1 anexo com características e funções dos aminoácidos.
- Manual de Instruções
Começando o jogo:
Cada jogador escolhe seu lado do tabuleiro e vira suas fichas para si, os jogadores recebem 1 baralho com 20 cartas. Cada jogador deve escolher uma carta que contem a estrutura de um aminoácido para ser “ele”, essa carta ficará disposta em frente ao tabuleiro. Após as escolhas serem feitas, inicia-se o jogo. O jogador deve fazer perguntas sobre características dos aminoácidos que possam ser respondidas com SIM ou NÃO na tentativa de adivinhar qual aminoácido seu adversário escolheu. As perguntas devem ser feitas uma a uma, o primeiro jogador faz sua pergunta, e deixa que seu adversário o pergunte.
Após a pergunta, o jogador que a fez deve abaixar as fichas do tabuleiro que não condizem com a resposta do adversário a fim de reduzir suas possibilidades.
EXEMPLO:
- Você possui anel aromático?
- Não.
Então o jogador que perguntou deve abaixar todas as fichas de seu tabuleiro que contém anel aromático.
CUIDADO: Evite responder demais. Diga apenas SIM ou NÃO, o necessário para que a pergunta feita tenha sua resposta, caso contrário você estará ajudando seu adversário.
QUEM VENCE A PARTIDA: Após três ou cinco partidas jogadas, como os jogadores desejarem, quem obtiver o maior número de vitorias será o grande VENCEDOR.
NIVEIS DE DIFICULDADE:
Fácil: Os jogadores poderão usar o anexo de características sobre aminoácidos
Médio: Os jogadores não deverão usar o anexo de apoio, e as perguntas deverão ser feitas a partir de conhecimento próprio.
Difícil: Nesse modo de jogar, cada jogador escolhe em seu baralho 2 aminoácidos, formando um dipeptídeo. O mais interessante desse modo é que você só poderá abaixar as fichas do seu tabuleiro quando receber NÃO como resposta do seu adversário.
Exemplo 1: No grupo R do seu aminoácido contém hidroxila ?
-Sim
Nesse caso o jogador não poderá abaixar nenhuma carta, pois significa que um ou os dois aminoácidos possuem a hidroxila no grupo R.
Exemplo 2: No grupo R do seu aminoácido contem Hidroxila?
-Não
Nessa situação, o jogador poderá abaixar no seu tabuleiro todas as fichas que possuem hidroxila no grupo R, pois significa que nenhum dos aminoácidos escolhidos pelo adversário possui hidroxila no grupo R
Imagens:
Link para YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=57eOfSGzvko