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BIOquizMica

por Juliana publicado 29/06/2018 11h02, última modificação 11/06/2019 09h20
  • Nome: BIOquizMICA
  • Equipe de Criação: Iranilda Abrantes, Josivaldo Borba e Daniel Medeiros
  • Curso e Semestre: Ciências Biológicas- Licenciatura; 1º período
  • Disciplina: Bioquímica Estrutural
  • Professor Responsável: Prof. Davi Felipe Farias
  • Assunto Abordado: Carboidratos, Lipídeos, Aminoácidos, Proteínas e Enzimas
  • Objetivo

            Tornar o aprendizado de Bioquímica motivador para os que estão iniciando na área, de forma descomplicada e acessível. O jogo pretende explorar as principais habilidades de todos os participantes e torná-los aptos a levar o conhecimento para além do tabuleiro.

  • Público alvo

            O BIOquizMICA destina-se à alunos a partir de 14 anos que desejem aprender mais sobre o conteúdo de Bioquímica.

  • Partes

O jogo é composto por um tabuleiro com 27 casas em formato de dupla hélice seguindo ordem de cor: vermelho, azul, verde e amarelo, 01 dado, 04 pinos de cores diferentes e 36 cartas, das quais:

  • 29 com perguntas da disciplina de Bioquímica Estrutural, sendo 03 dessas cartas coringas; 
  • 02 cartas avance 02 casas;
  • 02 cartas volte 01 casa;
  • 02 cartas passe a sua vez;
  • 01 carta trevo.

 

  • Manual de Instruções
 
  • Para ser o primeiro jogador a chegar até o final da dupla hélice do DNA, os jogadores terão que se empenhar em responder as questões corretamente, que estão distribuídas em 05 grupos, de tal forma que possam avançar no tabuleiro, o qual se estrutura como trilha. 
  • Número de participantes: 02 a 04 jogadores e 01 intermediador (juiz) que lerá o conteúdo das cartas escolhidas pelos jogadores e repassará as regras do jogo. 
  • As perguntas selecionadas estão relacionadas com os assuntos de carboidratos (07 cartas), proteínas (09 cartas), aminoácidos (03 cartas), lipídeos (06 cartas) e enzimas (04 cartas). 
  • As perguntas selecionadas apresentam alternativas de múltipla escolha – de a) até c) – contendo apenas uma correta e perguntas abertas. 
  • Cada casa do tabuleiro representa uma pergunta ou uma ação que será lançada após o intermediador ler as informações da carta da vez (topo da pilha de cartas). 
  • O primeiro jogador ao lançar o dado responderá à pergunta da carta da vez lida pelo intermediador e só andará o seu pino até a casa que represente o número do dado somente se acertar a questão ou realizará a ação indicada na carta. Se por exemplo, o dado cair com a face de número 4 para cima e o jogador responder corretamente a pergunta, o pino será deslocado 4 casas à frente. Se acaso errar, o jogador não irá mover seu pino e passará a vez para o próximo. 
  • Dentre as 30 cartas perguntas, há 03 cartas coringas (Tubolouko). Caso o jogador da vez acerte a pergunta de uma das cartas coringas, avançará o pino em 02 casas. 
  • Há 02 cartas coringas (Tubinho e o Tubulino) onde indica o avanço do pino em uma casa, sem precisar responder questão.
  • Há 02 cartas inimigas (Tubirado), onde o participante terá que retornar o pino em 01 casa de onde se localiza.
  • Há 02 cartas inimigas (Tubirado), onde o participante terá que passar a sua vez. 
  • Há 01 carta coringa (Trevo) onde o participante avança o pino para a casa do trevo (localizada na metade do tabuleiro), caso ainda não tenha passado por ela, sem precisar responder questão. 
  • Ao responder as perguntas corretamente e percorrer a dupla hélice de DNA, o primeiro jogador a chegar até a casa final do tabuleiro, vence o jogo

 

  • Imagens: