Você está aqui: Página Inicial > Contents > Menu > Aulas Práticas > Bioquímica Básica
conteúdo

Bioquímica Básica

por clovisgouveia publicado 19/05/2017 08h11, última modificação 05/07/2019 14h18
Curso: Química Industrial

Equipe: Profa. Dra. Julice Dutra Lopes/Dr. Clóvis Gouveia da Silva

Aula prática sobre efeito da solução tampão e titulação de um ácido fraco

 

Bioquímica 2018.2 6

 "Solução tampão é uma solução aquosa capaz de resistir a mudanças de pH quando ácidos ou bases são adicionados. Tampões são formados pela mistura de ácidos fracos e suas bases conjugadas em uma solução de pH próximo ao pK do ácido. Alternativamente, podem ser formados por uma base fraca e seu ácido conjugado. A capacidade tamponante de um sistema tampão depende da concentração dos seus componentes. Sistemas tampões são extremamente importantes em fluidos biológicos, já que o grau de ionização pode afetar a estabilidade de moléculas e consequentemente suas funções. " 

Bioquímica 2018.2 8Os objetivos desta aula prática são:
- Preparar dois tipos de soluções tampão e comparar o efeito de tamponamento de ambas frente a adição de uma base forte em quantidades conhecidas;
- Aprender a calibrar o pHmetro;
- Titular um ácido fraco (ácido acético) com uma base forte e observar a formação de um tampão acetato, bem como construir um gráfico relacionando pH x volume de NaOH.

Aula Prática  sobre determinação de Sólidos Solúveis por Refratometria e Densimetria    

O teor de sólidos solúveis é o total de todos os sólidos dissolvidos em água, incluindo açúcar, proteínas, óleos essenciais, aminoácidos livres, ácidos orgânicos e é usualmente medido em °Brix (escala numérica) a 20 °C. Uma unidade de Brix corresponde a 1 g de sólidos solúveis em suspensão em 100 g de solução (% m/m ou %m/v) à uma determinada temperatura. Ao ocorrer variação nessa temperatura, adiciona-se ou subtrai-se um fator do valor que foi encontrado. Uma vez que em soluções açucaradas o soluto em maior concentração é o açúcar (carboidratos), o Brix aproxima a concentração de açúcar na amostra. Entretanto, como este não é um método específico, o brix também pode determinar outros tipos de sólidos que possam estar solúveis, como ácidos orgânicos, proteínas e minerais.
A determinação do °Brix é utilizada nas indústrias de doces, sucos, néctar, polpas, leite condensado, álcool, açúcar, sorvetes, licores e bebidas em geral.
Os objetivos desta aula prática são:
- Determinar a quantidade de sólidos solúveis (° Brix) de diferentes materiais, utilizando as técnicas de refratometria e densimetria;
- Aprender a utilizar os equipamentos para determinação de sólidos solúveis.

 

Aula prática sobre fermentação alcoólica

 

Fermentação alcoolica 1A fermentação alcoólica é um processo de liberação de energia que ocorre sem a participação do oxigênio (processo anaeróbio). Consiste na conversão da glicose em álcool etílico, com liberação de gás carbônico e energia química  (ATP).
A fermentação compreende um conjunto de reações enzimaticamente controladas, através das quais uma molécula orgânica é degradada em compostos mais simples, liberando energia. A glicose é uma das substâncias mais empregadas pelos microrganismos como ponto de partida na fermentação. A fermentação alcoólica é normalmente realizada por leveduras e bactérias, sendo bastante explorada economicamente pelo homem, principalmente para a fabricação de alimentos como o pão e de bebidas como a cerveja, vinho e destilados.
Fermentação alcoolica 2O objetivo desta aula prática é:
- Transformar a glicose em etanol a partir da fermentação alcoólica por processo anaeróbio, utilizando caldo de cana e/ou sucos de frutas no processo fermentativo.