Você está aqui: Página Inicial > Contents > Publicações > A dimensão militar da segurança energética brasileira no Atlântico Sul - dependência, defesa e ameaças
conteúdo

Notícias

A dimensão militar da segurança energética brasileira no Atlântico Sul - dependência, defesa e ameaças

publicado: 24/05/2017 21h35, última modificação: 24/05/2017 21h35

O objetivo geral do trabalho consiste em analisar a política de defesa do Brasil para a proteção dos recursos energéticos no Atlântico Sul, identificando atores, interesses e objetivos envolvidos. A pergunta a ser respondida no trabalho é o seguinte: Como se configura a política de defesa do Brasil para a proteção dos recursos energéticos presentes no Atlântico Sul, considerando atores, interesses e objetivos envolvidos? Em primeiro lugar, analisa-se a dependência brasileira que existe no Atlântico Sul em relação à sua segurança energética. No segundo momento, analisa-se de que forma o país abordada a proteção do Atlântico Sul visando garantir a proteção, o controle e a vigilância dos seus interesses energéticos na região. Por fim, são elencadas algumas ameaças que existem às segurança energética brasileira na referida extensão do território brasileiro.

PAIVA, Iure; CATÃO, Larissa F. . A dimensão militar da segurança energética brasileira no Atlântico Sul - dependência, defesa e ameaças. In: VIII Encontro Nacional da Associação Brasileira de Estudos de Defesa, 2015, Brasília-DF. Anais do ENABED: ?Defesa e Segurança do Atlântico Sul?. Niterói: ABED, 2014. p. 719-746.

Texto completo: PDF