Você está aqui: Página Inicial > CONTENT > Notícias > O Departamento de Química da UFPB parabeniza a Profa. Dra. Iêda Maria Garcia dos Santos pela aprovação na Defesa de Memorial para o título de Professora Titular.

publicado: 06/12/2018 15h45, última modificação: 06/12/2018 15h45

O Departamento de Química da UFPB parabeniza a Profa. Dra. Iêda Maria Garcia dos Santos pela aprovação na Defesa de Memorial para o título de Professora Titular.

Possui graduação em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de São Carlos (1994), mestrado (1997) e doutorado (2000) em Química pela mesma universidade, e pós doutorado na University of Aberdeen - Escócia/Reino Unido, realizado entre 2017 e 2018. Orientou cerca de 26 dissertações de mestrado e 17 teses de doutorado. Publicou 7 patentes e cerca de 150 artigos nacionais e internacionais. Em 2015, recebeu menção honrosa no Prêmio Capes de Tese, na área de química. Tem experiência no desenvolvimento de materiais cerâmicos, atuando na síntese química de óxidos pelos métodos Pechini-modificado e hidro/solvotermal assistido por micro-ondas. Estuda a aplicação desses materiais na área ambiental, como catálise heterogênea para síntese de biodiesel, catálise para redução de NO e fotocatálise para degradação de corantes têxteis. Também atua no estudo do biodiesel, mais especificamente na avaliação e prevenção da oxidação do biodiesel durante armazenamento.

É docente do Departamento de Química desde o ano de 2002 e tem sido um exemplo de sucesso profissional, competência e contribuição para o ensino e pesquisa de alta qualidade desenvolvida no DQ.