Você está aqui: Página Inicial > CONTENT > Notícias > Nobel da Química de 2018 vai para estudos sobre evolução de proteínas
conteúdo

Notícias

Nobel da Química de 2018 vai para estudos sobre evolução de proteínas

publicado: 04/10/2018 17h04, última modificação: 04/10/2018 17h04

Este ano, o Nobel da Química foi dividido entre três cientistas que trabalham com evolução dirigida de enzimas. Os americanos Frances H. Arnold e George P. Smith e o britânico Gregory P. Winter foram anunciados como os vencedores. 

 Os cientistas estudaram a evolução genética e usaram uma técnica chamada "evolução dirigida" para criar novas proteínas aplicadas em diversas áreas, como a produção de medicamentos e de combustíveis menos poluentes. 

Arnold, apenas a quinta mulher a receber a honraria, é professora do Instituto de Tecnologia da Califórnia. Ela levará metade do prêmio de 4 milhões de reais por conduzir a primeira evolução dirigida de enzimas, proteínas que catalisam reações químicas. Os cientistas premiados neste ano foram inspirados pelo poder da evolução, disse a academia sueca, e usaram os mesmos princípios, as alterações e seleções genéticas - para criar em tubos de ensaio proteínas que resolvem problemas químicos da humanidade.

 Na próxima segunda-feira, 08 de outubro de 2018, o professor doutor Wagner de Mendonça Faustino do Departamento de Química da UFPB, proferirá um seminário apresentando o trabalho do Nobel da Química e da Física desse ano, às 16 horas, no auditório do Lacom. O seminário faz parte do ciclo de seminários da Pós-graduação.

 O seminário é gratuito e aberto aos interessados.

 Mais informações sobre os ganhadores do Prêmio Nobel de 2018 estão disponíveis em: https://www.nobelprize.org/prizes/chemistry/2018/summary/