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Extensão

por Coordenação publicado 09/02/2021 10h35, última modificação 24/06/2021 16h44

Extensão

Em observância ao princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, o curso de Design tem em sua proposta pedagógica projetos que visam estimular no aluno seu potencial criativo, sua capacidade de vestigação, transformação e aplicação prática dos conhecimentos construídos e adquiridos. Isso possibilitará ao aluno a compreensão do perfil profissional do Designer no contexto acadêmico, social e local, de modo que seja continuamente gerada uma repercussão social a partir dos conceitos, técnicas e competências trabalhadas e apreendidas ao longo do curso.

Linhas de pesquisa e extensão do Curso de Design (Resolução 31/2009)

Extensão:

  • Linha 01 – Design e Desenvolvimento Sustentável – atuar em questões relacionadas à produção de produtos e sua relação com o meio ambiente, sob a ótica da sustentabilidade; 
  • Linha 02 – Gestão do Design e Mercado – atuar em questões ligadas à gestão do design no que tange à prática profissional, condução de projetos de produtos e seus aspectos mercadológicos;
  • Linha 03 - Design e Comunidade – atuar em questões ligadas à inserção social do Design, através da valorização das potencialidades locais, identificação e/ou criação de oportunidades e caminhos de atuação do Design junto a comunidade.

 

Projetos de Extensão

 

Vigentes (2021)

Título: UFPB no combate à COVID-19: o Traço Mágico no desenvolvimento de tirinhas educativas de enfrentamento à pandemia e de abordagens filosóficas do cotidiano.        
                                                 
  • Coordenador: Prof. Dr. Washington Ferreira Silva.    
  • ResumoA presente proposta surge de um desdobramento do projeto “O Traço Mágico”, que desde 2018 trabalhava com crianças e adolescentes da cidade de Rio Tinto e região. Tratava-se de um curso de desenho realizado no Laboratório de Desenho – LabDesenho da UFPB do Campus IV. Em virtude da pandemia decretada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em março de 2020 de Covid-19, a Universidade Federal da Paraíba - UFPB, através da Instrução Normativa No. 02/2020/PROEX/UFPB possibilitou o readequamento dos projetos para serem desenvolvidos por meio de ferramentas digitais. Desta forma, as ações que eram realizadas presencialmente no LabDesenho se transformaram em aulas de desenhos gravadas e divulgadas na plataforma digital da rede social Instagram. Como nosso público-alvo eram crianças e adolescentes, observou-se a oportunidade de levar informação sobre a pandemia através de tirinhas por ser uma forma mais leve e reflexiva. Assim, o projeto o Traço Mágico este ano visa como objetivo principal dar continuidade estas ações por meio da criação de tirinhas educativas de enfrentamento à pandemia, bem como de abordagens filosóficas do nosso cotidiano, levando a comunidade externa informações importantes do dia a dia para proporcionar um momento de conscientização e reflexão. Com a carga horária total de 960 horas, será realizado entre os meses de maio de 2021 a abril de 2022 através da promoção das tirinhas por meio de mídias digitais, em especial, o Instagram através do perfil do projeto “@otracomagico”.

 

Título: UFPB no combate à COVID-19: design de material lúdico para auxiliar as práticas educativas remotas da educação infantil em Rio Tinto-PB.                                                                                                                               

  • Equipe: Prof. Myrla Lopes Torres (Coordenadora), Aurília Coutinho B. de Andrade (Docente/Coordenadora Adjunta); Suzana Moreira Melo (Membro externo); Anita Teresa D. do Bonfim (Membro externo) e Celestino Albino da Silva Neto (discente).                                                                                                                                      
  • Resumo: No ano de 2020 a situação de pandemia provocada pelo coronavírus promoveu alterações no modo de vida de grande parte das pessoas. A necessidade de distanciamento social promoveu o fechamento das escolas e a necessidade de reinvenção do fazer pedagógico por parte de professores e alunos. É notório que, no âmbito da educação, há um grande esforço por parte dos professores, que vêm reinventando o fazer docente, em prol a diferentes aprendizagens, a partir de novas ações, numa perspectiva de ensino remoto. Em se tratando da Educação Infantil, observou-se grandes obstáculos, pois esta etapa educacional firma-se no objetivo do desenvolvimento integral das crianças de zero a cinco anos, sendo o ambiente escolar as relações estabelecidas, fundamentais para o desenvolvimento das crianças pequenas. A escola da educação infantil é um espaço social, afetivo, imagético, em que há a promoção da autonomia e estímulos das diferentes linguagens, tais como cognitiva, motora, social, afetiva, cultural, dentre outras. Desta forma, para que as práticas educativas remotas na educação infantil promovam o envolvimento das crianças, faz-se necessário a construção de propostas pautadas no lúdico, tendo como premissa a compreensão do brincar enquanto linguagem universal da infância. Diante desta realidade, apresenta-se este projeto de extensão que tem como objetivo desenvolver material lúdico com o uso da metodologia do design thinking e da aplicação dos princípios da percepção da forma, da teoria da cor e técnicas e de ferramentas que possibilitem o trabalho colaborativo entre graduandos em design, pedagogia e educadores da educação infantil, conforme a parceira firmada com a Secretaria de Educação, Cultura e Esporte da cidade de Rio Tinto-PB.

 

Projetos anteriores

Slide1.pngAcesse o link: <https://sigaa.ufpb.br/sigaa/public/departamento/extensao.jsf?id=1865> e conheça as ações de de extensão desenvolvidos pelos Docentes e alunos do curso.